sábado, 3 de fevereiro de 2024

 Comer indignamente 1 Co 1.27-33 

Introdução

O que dizer de uma igreja dividida? É isso que o apostolo está afirmando nos versículos 17, 18 e 19. Ele diz: “...pois as reuniões de vocês mais fazem mal do que bem” (v.17). E: “ouço que, quando vocês se reúnem como igreja, há divisões entre vocês” (v.18). Numa igreja dividida, os momentos de culto e confraternização podem piorar o estado espiritual dos crentes, ao invés de melhorá-los.  Não tem coisa pior do que igreja dividida, casa dividida, ambiente de trabalho dividido, etc.

1)     A ceia do Senhor

O fundamento histórico do ato. “Na noite em que Jesus foi traído”. Numa quinta-feira, quando Judas traiu Jesus com um beijo. Naquela mesma noite, Jesus “tomou o pão”, antes de parti-lo “deu graças”. O pão, portanto, é um simbolismo do corpo de Jesus. A sua vida, a sua carne, foi oferecida a todos que creem Nele.

O simbolismo do cálice. “Este cálice é a nova aliança no meu sangue”. O cálice simboliza o sangue derramado no calvário, mediante o qual ficou estabelecida uma nova aliança. Não mais sangue de boi, ovelhas e bodes, mas o sangue do Unigênito, do Filho de Deus, que morreu na cruz pelos nossos pecados.

2)     Indignidade

Quando o apostolo Paulo exorta, admoesta “todo aquele que comer o pão ou beber o cálice do Senhor indignamente será culpado de pecar contra o corpo e o sangue do Senhor” (1 Cor 11.27).  De um lado Paulo diz: “Este é o meu corpo que é dado em favor de vocês”, depois é contundente: “quem comer do pão...indignamente será culpado de pecar contra o corpo...”.

O que é participar indignamente da ceia do Senhor? Duas coisas, aprendemos. Primeiro, Quanto mais medito e estudo a Palavra de Deus, mais percebo minha finitude, diante de uma palavra inspirada (Theopneutos), vinda do céu.

E mais quanto mais medito, mais eu conheço a mim mesmo. Tiago fala que a Bíblia é como um espelho, quando você lê, medita, mais você vê a si mesmo. A Bíblia desvela, desnuda e revela nossas motivações mais profundas.

No começo da nossa fé, quando líamos a Biblia, estávamos mais preocupados em saber o que a Biblia diz. Decorávamos versículos bíblicos extensos, capítulos inteiros. Hoje, quando lemos a Biblia, estamos mais preocupados em saber o que a Biblia me diz, o que ela me fala.

A segunda observação, a palavra de Deus fala da condição humana, quando fala de José, Jacó, Abraão, Paulo, Pedro, Tiago, etc., fala da condição humana. Qualquer pessoa da Biblia está falando de nós. Quando o texto fala da indignidade fala de nós, aponta para nós.

O que é comer o pão ou beber o cálice indignamente? Todos concordam em afirmar: é participar da ceia do Senhor em pecado! No mês passado, uma irmã me procurou e me disse que não ia participar da ceia do Senhor naquele mês. Eu lhe perguntei: “Por que”? Ela me respondeu: “eu não dizimei”. Será, pergunto para os irmãos, pelo fato de não ter dizimado, por estar desempregado, ou acontecer alguma eventualidade, eu devo ficar sem participar da ceia do Senhor? Isso não é participar da ceia indignamente!

Quando o apostolo Paulo exorta sobre não participar da ceia do Senhor indignamente, ele se pauta nos versículos 20,21-22: “Quando vocês se reúnem, não é para comer a ceia do Senhor, porque cada um come sua própria ceia sem esperar pelos outros. Assim, enquanto um fica com fome, outro se embriaga. Será que vocês não têm casa onde comer e beber? Ou desprezam a igreja de Deus e humilham os que nada tem? Que lhes direi? Eu os elogiarei por isso? Certamente que não!”

Comer sua própria ceia sem esperar pelos demais. Nesta época a ceia era uma grande festa, um grande banquete chamado Ágape – festa do amor -, todos traziam um alimento para o banquete. Os ricos traziam pratos deliciosos, os pobres comiam o que restava.  Havia, divisão, grupos, panelinhas, entre eles.

A mesa é nossa, a mesa é a comunhão dos santos, a mesa é koinonia, a mesa é estar juntos, sem diferenciação, sem separação. O pecado é o individualismo, é o egocentrismo, é viver uma vida espiritual pirata, sem relacionamento com os demais...

Comer indignamente é quando fazemos grupos. Grupo de Pedro, grupo de Apolo, grupo de Paulo, etc. grupos fechados, panelinhas fechadas, pequenas comunidades dentro da grande comunidade. É não abraçarmos nossos irmãos, os irmãos que chegam. Esses dias chegou um casal aqui na igreja e, percebi que estavam sentando somente na galeria da igreja. Depois perguntei porque não sentavam em baixo, ao invés de sentar na galeria. O casal me disse que achava que não podia sentar em baixo. Embaixo, seria somente para os membros...

O que a palavra de Deus me diz: saia do seu isolamento, do seu espirito de autopiedade. Saia do clube do bolinha, meu irmão; saia do clube da Luluzinha, minha irmã. Tirar os olhos dos umbigos e começa a olhar quem está do seu lado. Saia do silencio, saia da solidão e no meio do culto encontre seu irmão, sinta a comunhão do Espirito Santo com ele...

Paulo fala “...quem come e bebe sem discernir o corpo do Senhor, come e bebe para a sua própria condenação. Por isso que há entre vós muitos fracos e doentes, e vários já dormiram” (1 Co 11.29-30).

O egoísmo de vocês, essa religião individual, está matando vocês. Não é verdade que estamos numa sociedade doente, pessoas com depressão, pessoas se matando a cada 45 minutos, pessoas com terror noturno, apatia, irritabilidade, falta de criatividade, pessoas hostis, ambiente familiar tenso...isso vai matar vocês...

Pecado de orgulho, vaidade, ensimesma mento, me fecho dentro de mim. Davi afirmou: “Enquanto eu me calei os meus ossos envelheceram” (Sl 32). O apostolo Tiago Exorta: “está alguém enfermo?  chama os presbíteros da igreja e orem sobre ele...e a oração da fé salvará o enfermo e o Senhor o levantará” (Tg 5.14).

Conclusão:

“Examine-se, pois, o homem a si mesmo” (1 Co 11.28). Antes de participar, realize um autoexame, arrependa-se e confesse os seus pecados, a fim de torna-se digno de participar. Jesus está em nosso meio, aqui está a igreja de Cristo, que é o seu corpo.

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário