terça-feira, 30 de janeiro de 2024

 Epafrodito – Fp 2.25-30 

Introdução

Epafrodito era um cristão da igreja de Filipos. Em Atos 16 descreve que Paulo chegou nesta cidade europeia e começou a evangelizar, tendo os primeiros frutos, como: Lídia, a comerciante de Tiatira; a menina endemoninhada que era usada como escrava e o carcereiro. E, Epafrodito, também era fruto do ministério de Paulo. 

Depois, ele se tornou um obreiro desta igreja, servindo em alguma função ministerial. Foi enviado pela igreja de Filipos para visitar Paulo, que estava aprisionado em Roma, e deveria levar uma oferta financeira da igreja para ajudar o apostolo com suas despesas. A igreja de Filipos havia contribuído com Paulo no seu sustento. Agora, Paulo diz: “...compartilhou comigo no tocante a dar e receber...” (Fp 4.15). A oferta ou dizimo tem duas coisas: “dar” que se refere as despesas e “receber” que se refere recibos ou contas. Tudo estava sendo contabilizado no céu.

E diz mais sobre as ofertas: O apostolo Paulo recebeu “de Epafrodito o que enviastes, um aroma perfumado, um sacrifício aceitável e agradável a Deus” (Fp 4.18).  Mas, as ofertas são atos de adoração a Deus. Paulo usa uma imagem do Antigo Testamento, quando o incenso era derramado sobre o sacrifício, liberando um aroma perfumado que subia ao céu. O cheiro suave retratava o prazer que o sacrifício proporcionava a Deus. 



 Ele termina dizendo:O meu Deus suprirá todas as necessidades de vocês, de acordo com as suas gloriosas riquezas em Cristo Jesus” (Fl  4:19).  Quais eram os qualificativos desse servo notável? E o que podemos aprender e aplicar em nossa própria vida?

1)     Qualificativos

A primeira coisa que se percebe sobre Epafrodito é que ele era um verdadeiro crente, um cristão, em Jesus Cristo. Ele nasceu de novo, abandonou a velha vida e vivia em novidade de vida. No verso 25 há uma série de descrições sobre esse homem: “Meu irmão, cooperador, companheiro de lutas, mensageiro e ministro”. Não há outro versículo na Bíblia em que uma pessoa recebe tantos elogios.  

Portanto, o primeiro qualificativo do apostolo Paulo à Epafrodito é “meu irmão”. Esse homem era um irmão genuíno. Quando Paulo usa a expressão “meu irmão”, envolve profunda afeição, indicando um relacionamento próximo e caro ao apostolo.

A segunda qualificação é “cooperador”. Epafrodito estava de ombro a ombro com o apostolo Paulo. Ambos labutavam na obra do Senhor, arando juntos na mesma seara, a seara do mestre. Todos os crentes deveriam ser assim, porque os que estão em Cristo são salvos para servir. Todo discipulo de Cristo tem responsabilidade familiares que o Pai lhes atribui. 


A igreja é multifacetada, tem as irmãs que cooperam nas regências, tem os diáconos cooperando para o bom andamento do culto, tem os cooperados da escola dominical, tem os pregadores que cooperam em pregar a palavra de Deus, tem os cooperadores no culto de oração, tem os cooperadores que são professores da escola dominical, etc.  Como você tem investido sua vida em prol do evangelho?

A terceira qualificação, Paulo designa Epafrodito como “companheiro de luta” (Fp 2.25). Quanto mais nos envolvemos para o Senhor, mais vivenciamos a guerra pela causa do evangelho. Epafrodito está na batalha com Paulo, sua dedicação se evidencia visivelmente em meio a essa prisão. Nos momentos difíceis, tornou-se mais visível onde estava a sua maior lealdade. Sair de Filipos, um percurso de 1300 km em quarenta dias, era se colocar na linha de frente da guerra espiritual. 

Outra coisa, quando as pessoas visitavam prisioneiros que eram mantidos sob as autoridades romanas, eram com frequência, pré-julgadas como tipos criminosos também. A palavra usada por Paulo é parabolani – é uma palavra que significa “arriscar a própria vida... jogar”. Foi o que Epafrodito fez.

A quarta qualificação, Paulo se refere ainda a Epafrodito como “mensageiro”. A palavra “mensageiro” vem da palavra “apostolus” é traduzida como “apostolo”: aquele que é enviado em uma missão oficial. Todo cristão é enviado por Deus com palavras de encorajamento aos necessitados. Onde quer que a vontade de Deus nos leve, seja cruzando o Oceano, seja do outro lado da rua, seja em nas escolas e faculdades devemos levar uma mensagem de edificação e coragem a outros crentes e também aos incrédulos do mundo.

A quinta qualificação é descrito por Paulo como um “ministro para a minha necessidade”. A palavra aqui traduzida por “ministro” é usada apenas cinco vezes no Novo Testamento. Ministro é uma pessoa que realiza o serviço sacerdotal no templo, cuidando das coisas sagradas e servo do rei. Enquanto Epafrodito está servindo a Paulo, está, na realidade, oferecendo ao Senhor o sacrifício de sua própria vida. 

2)     As emoções dos humildes

“Ele sente saudades de todos vós e estava angustiado por saberdes que ele havia adoecido” (Fl 2.26). A palavra “saudade” carrega o significado de um desejo intenso. Epafrodito está tomado por sentimentos profundos e intensos por seus irmãos da igreja em Filipos. Ele é alguém que sente profundo afeto por outras pessoas, especialmente as da família de Deus. Está realmente preocupado com seus irmãos porque descobriram o quanto ele estava doente; em vez de mergulhar na autopiedade, sente-se consternado por eles estarem preocupados com ele. 

Ele não estava apenas doente, mas às portas da morte. Ainda assim, seu foco não está em si mesmo, mas nos filipenses. Ele se preocupa mais com a reação deles à sua doença do que com sua própria saúde. Embora Epafrodito estivesse “doente à beira da morte...Deus se compadeceu dele” (Fl 2.27).

Deus poupou a sua vida. Paulo acrescenta que Deus teve misericórdia “também de mim”. Isso indica o quanto Epafrodito era valioso para Paulo e seu ministério “para que eu não tivesse uma tristeza após outra” (Fl 2.27).  Paulo tinha profundo afeto por aqueles ao lado de quem servia e a quem pregava.

Conclusão

Paulo escreve: “Por isso eu o envio a vós com mais urgência, para que vos alegreis vendo-o outra vez” (Fl 2.28). Primeiro, foi a igreja de Filipos que enviou Epafrodito para dar toda assistência necessária ao apostolo Paulo. Agora, Paulo envia-o de volta para a igreja de Filipenses e novamente ele está disposto a ir. Aliás, ele está disposto a ir em qualquer lugar, fazer qualquer coisa e pagar qualquer preço. Mantém sua vida em aberto você  fará o que quer que seja necessário para fazer avançar a causa de Cristo.

Indo para Roma a causa de Cristo está rompendo, voltando para Filipos, a causa de Cristo está rompendo. Em Roma, ou em Filipos, o reino cresce onde estou em obediência ao meu mestre.

“E peço que vocês o recebam no Senhor com grande alegria e honrem homens como este”. Primeiro, recebais com alegria, com regozinho, com gozo, com prazer, vivacidade. Segundo, “honrem homens como este”. Será que esse versículo poderia colocar em nossa carta de recomendação? Será que essa segunda parte pode se aplicar a todos os cristãos?  

Ao honrarem Epafrodito, os filipenses estarão reconhecendo na terra a verdadeira grandeza que está sendo reconhecido no céu, dando honra a quem a honra é devida. Homens como ele, que sacrificam a vida na vinha de Deus, devem ser altamente considerados na igreja. 


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário