terça-feira, 23 de janeiro de 2024

 Discípulo de Cristo – Mt 10.1-7 

Introdução

Jesus chamou os seus discípulos. Eram gente comum, a maioria pescadores. Tinham empregos, famílias, manias e vida social. “...Pensem no que vocês eram quando foram chamados. Poucos eram sábios segundo os padrões humano; poucos eram poderosos; poucos eram de nobre nascimento. Ele escolheu as coisas insignificantes do mundo, as desprezadas e as que nada são, para reduzir a nada as que são” (1 Co 1.26-28). Nenhum deles, quando chamados por Cristo, faziam ideia de que sua vida mudaria de forma tão rápida e completa.

Tudo acerca de Jesus – seu ensino, compaixão e sabedoria, sua vida, morte e ressureição, seu poder, autoridade e chamado – transformaria cada aspecto da vida deles a partir desse dia. Esses homens simples ficaram diante de alguns dos mais poderosos governantes da terra, acusados de causar “alvoroço por todo mundo” (Atos 17.6). 



1)     O que é ser discipulo?

A palavra discipulo se refere a um estudante ou aprendiz, ou “aluno repectivo ao ensinamento”. Nos dias de Jesus, os discípulos seguiam seu Rabi (mestre). Os rabinos eram professores, os mais importantes foram: Shamai, Hilel, Gamaliel e Nicodemos, etc. Todos estavam debaixo da autoridade de um mestre. Portanto, discipulo é um seguidor e, portanto, tornar-se seguidor de Jesus consiste simplesmente em obedecer ao seu chamado para segui-lo.

Em Mateus 4.17, Jesus disse: “Arrependam-se, pois o reino dos céus está próximo” Arrepender-se significa “virar-se”, “voltar-se”, “mudar de direção”, “retornar”. No grego é metaneo, e denota o conceito de “mudança de mente”. Há aqui a ideia de mudar de direção e rumar para o lado oposto. Então, por quê devo me arrepender? “Por que o reino dos céus está próximo”! 

Arrependimento é virar-se, dar as costas a maneira como vivemos e pensamos atualmente. “Todos pecaram e estão destituídos da gloria de Deus” (Rm 3.23). Todos somos pecadores, todos temos a tendência para o mal. Adiante, Romanos explica que “o salário do pecado é a morte” (Rm 6.23). Ou seja, o pecado produziu a morte eterna (separação de Deus) e a morte física.

Mas, então surge uma maravilhosa verdade: “Mas Deus demonstra seu amor por nós: Cristo morreu em nosso favor quando ainda éramos pescadores” (Rm 5.8). Então, a pena de morte que era contra nós, Jesus levou sobre si na cruz do calvário. E como sou salvo? “Se você confessar com a sua boca que Jesus é Senhor e crer em seu coração que Deus ressuscitou dentre os mortos, será salvo” (Rm 10.9). 

Portanto, somos salvos pela graça mediante a fé em Jesus Cristo. “Mas Deus, sendo rico em misericórdia, por causa do grande amor com que nos amou, e estando nós mortos em nossos delitos, nos deu vida juntamente com Cristo, - pela graça sois salvos” (Ef 2.4-5).

2)     Graça

Tudo na salvação diz respeito à graça de Deus “Pois a lei foi dada por intermédio de Moisés; a graça e a verdade vieram por intermédio de Jesus Cristo” (Jo 1.17). . Não há absolutamente nada que você pode fazer para se salvar ou conquistar o favor divino. Paulo disse: “Pois vocês são salvos pela graça, por meio da fé, e isto não vem de vocês, é dom de Deus; não por obras, para que ninguém se glorie” (Ef 2.8-9). Tudo o que a salvação requer é a fé: você acredita que Jesus é quem afirma ser? 

Contudo, tenha em mente que, embora seja simples assim, não é algo fácil. A fé em Jesus significa crer que ele é o Senhor “Se você confessar com a sua boca que Jesus Cristo é o Senhor” (Rm 10.9). O que a palavra Senhor significa? Por vezes nós pensamos em “Senhor” como sendo outro nome para Deus, mas, na verdade, trata-se de um título. Refere-se a um mestre, um proprietário, alguém que está em posição de autoridade.

Voce realmente acredita que Jesus é o seu Senhor? Acredita que ele é o seu proprietário – que você de fato pertence a ele? O apostolo Paulo é bastante firme quando nos diz: “Acaso não sabem que ...vocês não são de si mesmos? Vocês foram comprados por alto preço. Portanto, glorifiquem a Deus com o seu próprio corpo” (1 co 6.19-20). Conde Zindedorf, homem que foi criado em um lar piedoso, somente entendeu o senhorio de Jesus, em uma viagem pela Europa, numa galeria de arte, ao ver um quadro de Cristo coroado de espinho com a seguinte inscrição: “Eu tudo fiz por ti, o que fazes tu por mim”. Foi tocado profundamente e dedicou sua vida ao senhorio de Cristo. 

No entanto, infelizmente, muitos na igreja querem confessar Jesus como salvador, isto é, acredita que ele morreu na cruz pelos seus pecados. Mas, não querem confessá-lo como Senhor. Quem não confessou Jesus como Senhor ainda não teve uma experiencia de salvação. Paulo depois da estrada de Damasco, afirma: “Fui crucificado com Cristo. Assim, já não sou eu quem vive, mas Cristo vivem em mim” (Gl 2.20). Ele tem que ser o Senhor da nossa vida, da nossa casa, do nosso namoro, do nosso casamento, ou seja, Senhor em todos os aspectos da vida.

3)     A grande comissão

Jesus andou com seus discípulos por três anos. Ensinou, pregou, curou, ressuscitou e os discípulos viram e contemplaram tudo o que Jesus fez. Conforme ele disse, “importa que o filho do homem seja entregue nas mãos de pecadores, seja crucificado e ressuscite no terceiro dia” (Lc 24.7). Assim, sucedeu. No terceiro dia, ele ressuscitou, apareceu aos seus discípulos por quarenta dias e deixou uma comissão:

“Foi-me dada toda autoridade nos céus e na terra. Portanto, vão e façam discípulos de todas as nações, batizando-os em Nome do Pai e do Filho e do Espirito Santo, ensinando-os a obedecer a tudo o que lhes ordenei. E eu estarei com vocês, até o fim dos tempos” (Mt 28.18-20). 

Os discípulos obedeceram a Jesus, ficaram em Jerusalém até que do alto fossem revestidos de poder. Todos foram cheios do Espirito Santo e passaram a falar em outras línguas. Em seguida, os discípulos colocaram em pratica a grande comissão, começando por Jerusalém, Judéia, Samaria e os confins da terra. Em menos de trinta anos, toda aquela região (Asia, norte da Africa e Europa) foi evangelizada pelos apóstolos e seus discípulos.

Mas, e a igreja atual? E a igreja Betesda de Posto da Mata? Será que tem encarado, como Jesus, a multidão ao nosso redor como “aflita e desamparada”. Será que temos orado ao “Senhor da colheita que envie trabalhadores para sua seara?” (Mt 9.38). Será que temos ouvido as vozes de lamento, de choro, de sofrimento ao nosso redor?

Portanto, a grande comissão de Jesus é a missão da vida da igreja. A igreja vive para isso. A grande comissão é o que nos define como igreja. Um discipulo de Cristo tem que ser um discipulador. Aqui na grande comissão temos três ações: ir, batizar pessoas e ensiná-las a obedecer a tudo o que Jesus ordenou. Ou seja, ir até as pessoas, incentivá-las a seguir Jesus (batismo) e, por fim, ensiná-las a obedecer aos mandamentos de Cristo.

Conclusão:

Primeiro, “Vão e façam discípulos de todas as nações”. O ide de Jesus não está limitado aos missionários transculturais. Não! Diz respeito aos cristãos. O ide de Jesus é um estilo de vida. É falar ao amigo do trabalho, na família, amigo da faculdade, vizinhos, comércio, etc, que Jesus é o Salvador. É contar sua experiencia de salvação, é convidá-lo para participar do culto, etc. Nossa cidade tem que saber a respeito de Jesus. 

Segundo, “batizando-os em nome do Pai e do Filho e do Espirito Santo”. O batismo significa que você é discipulo, seguidor, cristão. Assim como Jesus morreu e foi sepultado na terra, também o cristão é mergulhado nas águas batismais, simbolizando sua morte para o mundo. Assim como Jesus saiu da tumba num corpo ressurreto, também o cristão emerge das águas do batismo como nova criatura “vivendo em novidade de vida”. 

Terceiro, “ensinando-os a obedecer a tudo o que lhes ordenei”.  O estudo das Escrituras é a maior dádiva da igreja, é o que estamos fazendo agora. Porque a dedicação ao estudo da Palavra de Deus é infinita, sem fim. Quanto mais aprendemos no estudo diário, mais investimos continuamente nas pessoas ao nosso redor; ensinando-as e andando com elas no meio das alegrias e provações da vida. 



Jesus termina dizendo: “E eu estarei com vocês, até o fim dos tempos”. SIM, TODOS OS DIAS, em todos os lugares, em todas as circunstancias, estará conosco!

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário