domingo, 28 de janeiro de 2024

 Quando Deus chama um homem – Jr 1.5-13 

Introdução

Qual é o significado do nome Jeremias? Pode ser “aquele que exalta o Senhor”, ou “O Senhor lança”. O que os pais de Jeremias pensaram quando lhe deram esse nome? Talvez, através de Jeremias, Deus seria exaltado, o nome de Deus seria manifesto no meio do seu povo. Ou, com um olhar de esperança, seus pais, anteviram que ele seria a lança de Deus, a lança de esperança, no meio do seu povo.

1)     Jeremias

O que sabemos sobre Jeremias? O nome de seu pai, Hilquias, e sua profissão: sacerdote. Logo, Jeremias seria um sacerdote. Ela nasceu numa localidade chamada Anatote. Cresceu na época do rei Josias, um rei piedoso, que fez muitas reformas religiosas.

Então, em sua juventude, Deus lhe chamou para ser profeta. Deus é o soberano, Ele é o Senhor. Duas coisas sobre ser profeta: Deus é vivo, é pessoal e ativo. Jesus morreu, foi sepultado e no terceiro dia, ressuscitou e, todo o poder lhe foi dado nos céus e na terra. Segundo, vivemos num mundo cabuloso, feio, desconjutado, desvanecido pelo pecado. Portanto, a função do profeta é anunciar que Jesus está vivo, ele vive, ele é o caminho, a verdade e a vida.

Diante do chamamento de Deus, ele responde: “...eis que não sei falar, porque não passo de uma criança” (Jr 1.6). Como assim? Não sei falar, não passo de uma criança! Nos versículos anteriores Deus falara ao profeta: “Antes que eu te formasse no ventre materno, eu te conheci...”. Antes, dos teus pais casarem, antes dos teus avós....eu já lhe conhecia...

Depois, Deus lhe diz: “...antes que saísses do ventre da sua mãe, te consagrei”. Consagrado, significa ser colocado em separado para o lado de Deus. Do outro lado, tem maldade, crueldade, infelicidade, imoralidade sexual, vícios com drogas e cigarros, ignorância, etc. Mas, ele lhe consagrei, lhe chamei, coloquei sobre você o meu carimbo, você é meu....é ser santo, é fazer parte do exercito de Deus, é estar do lado de Deus.

E, por fim, “...te constitui profeta às nações”. A palavra constitui significa “dei”. Como assim profeta as nações? Ora, eu não sei nem falar!! Muita gente tem fugido da sua responsabilidade: Eu não tenho experiencia, não fiz um curso de teologia, não terminei nem o ensino fundamental, aliás, não tenho tempo. E para piorar, sou gago...

Mas, Deus lhe diz: “Não diga que é muito jovem. A todos a quem eu o enviar você irá e dirá tudo o que eu lhe ordenar...  O Senhor estendeu a mão, tocou a minha boca e disse-me: "Agora ponho em sua boca as minhas palavras” (Jr 1.7,9).

Deus chama homens e mulheres para serem suas bocas. João Batista foi indagado se ele era o Messias, ele disse que não. Então, lhe perguntaram: Quem é você? Ele responde: Eu sou a voz do que clama no deserto (Jo 1.23). Ele ouve a voz e reverbera. Não sou a voz, sou o eco. Ouço o que ele fala e reproduzo. O eco só fala o que a voz fala, a voz sempre é mais forte do que o eco.

2)     Duas visões

O que você vê Jeremias?” Deus pergunta. Ele responde: “vejo uma vara de amendoeira” (Jr 1.11). “Viste bem, pois velo pela minha palavra para cumprir” (v.12). “Amedondeira” shaqued e velo (shoqued). A geração de Jeremias estava questionando Deus, achando que Deus não cumpria mais suas palavras. Então, Deus lhe diz, profetiza a minha palavra, vou mostrar pra essa geração que a minha palavra é “Viva e eficaz e mais penetrante do que espada de dois gumes, e vai até o ponto de dividir alma e espirito, e é apta para discernir os pensamentos e as intenções do coração” (Hb 4.12).

Novamente, Deus pergunta para Jeremias: “O que você vê Jeremias? Ele responde: “vejo uma panela fervendo; ela está inclinada do norte para cá” (v.13). a panela é um símbolo do juízo de Deus. São os inimigos de Jerusalém marchando para uma invasão. Esta invasão aconteceria naqueles em pouco tempo.

Vivemos a época do fim dos tempos, época de julgamento, época de falsos profetas, apóstolos, etc. Época de guerra e rumores de guerra; época de esfriamento dos irmãos, muitos estão abandonando a fé cristã. Mas, Deus está dizendo, tem uma panela quente fervendo, uma mensagem de juízo para aqueles que estão dormindo, desacreditados da palavra do Senhor.

E você, não vai se decidir?

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário