domingo, 25 de fevereiro de 2024

 Buscai o Senhor enquanto se pode achar _ Is 55.6 

Introdução

Que tempo é esse que vivemos? Tempo de polaridade, tempos de gêneros variados. Antes, somente havia o sexo masculino e feminino. A sociedade está dividida e sendo induzida pela televisão, pelas séries, pelos aplicativos, etc. Existe falta de convicção no coração das pessoas, falta de certeza, até mesmo os membros da igreja têm se comportado covardemente quando são confrontados no local de trabalho, ou na escola. Por isso, a exortação do profeta Isaias para nós: “Buscai ao Senhor enquanto se pode acha-lo; invocai-o enquanto está perto” (Is 55.6).

1)     Buscai ao Senhor

O Capitulo seis de Isaias narra a história do profeta Isaias, como Deus o chamou. Isso aconteceu no ano em que morreu o rei Uzias. O profeta foi ao templo, à casa de Deus e teve uma visão: “Eu vi o Senhor assentado num trono alto e exaltado, e a aba de sua veste enchia o templo. Acima deles estava serafins; cada um deles tinha seis asas ... e proclamavam uns aos outros: “Santo, santo, santo é o Senhor dos Exercitos, a terra inteira está cheia da sua gloria” (Is 6.1-3).

Diante dessa visão o profeta se desesperou, pois sabia que não andava correto diante de Deus: “Então gritei: Ai de mim! Estou perdido! Pois sou um homem de lábios impuros e vivo no meio de um povo de lábios impuros; e os meus olhos viram o Rei, o Senhor dos Exércitos” (Is 6.5).

Buscai ao Senhor enquanto se pode achar, invocai-o enquanto está perto. O profeta Elias, na época de Acabe e de Jezabel, governantes ímpios; Jezabel era missionária do deus baal. E o povo está adorando, se encurvando diante de imagem de escultura. Elias diz: “Até quando coxeareis entre dois pensamentos? Se o Senhor é Deus, segui-o. Porém, o povo nada respondeu” (1 Rs 18.21). Coxer entre dois caminhos, é não ter certeza qual é o caminho, ora quer ficar do lado de Deus, ora quer ficar do lado do mundo. Está coxeando sem convicção, sem certeza.

Buscai ao Senhor enquanto se pode achar, invocai-o enquanto está perto. O que falar do apostolo Pedro, andando com Jesus, vendo Jesus realizar milagres, fazia parte da intimidade de Jesus. Mas, quando chegou o momento de Cristo ser morto na cruz, ele o negou por três vezes. Uma criada lhe perguntou: “Voce é discipulo de Jesus, o nazareno”, ele respondeu: “Não o conheço, nem sei de quem você está falando” (Mc 14.68). Por mais duas vezes, ele nega seu Senhor.

2)    Honra com os lábios, mas o coração está longe...

O profeta Isaias consegue discernir a dureza do coração do povo. Ele diz: “esse povo se aproxima de mim com a boca e me honra com os lábios, mas o seu coração está longe de mim”. (Is 29.13). Como que é? Me honra com os lábios mas o coração está distante de mim. De Deus, não tem como esconder, ele vê tudo e sabe tudo. Aqui, Deus é como um médico que examina o paciente, ele avalia os sintomas antes de apresentar o diagnóstico.

O primeiro sintoma é: “honra-me com os lábios, mas o coração está longe de mim”. Uma outra versão diz: “Este povo faz um grande show, dizendo as coisas certas, mas o coração deles não está nem ai para o que dizem. Fazem conta que me adoram, mas é tudo encenação” ( a mensagem). Existe duplicidade de comportamento, do lado de fora é uma coisa; mas do lado de dentro é totalmente diferente.

O segundo sintoma é: “eles procuram esconder seus planos do Senhor” (Is 29.15). Agem nas trevas, na escuridão, como se Deus não tivesse vendo. Dizem: “O Senhor não nos vê, não sabe o que passa. Como são tolos! Ele vê todas as coisas, tudo está patente aos olhos do Senhor; seus olhos são como chama de fogo, nada passa despercebido do seu olhar.

Ele é o oleiro e certamente é maior que vocês, o barro. Poder o vaso dizer: “o oleiro não sabe o que faz”. Voce pensa que Deus não vê os caminhos enganosos e escorregadios que estás andando? O Salmo 139 diz: “tu me sondas e me conheces. Sabes quando me sento e me levanto, de longes percebes o meu pensamento...Para onde poderia escapar do teu Espirito? Para onde poderia fugir da sua presença? Seu eu subir aos céus, lá estás; se eu fizer minha cama na sepultura, também lá estás. Se eu subir com as asas da alvorada e morar na extremidade do mar, mesmo ali a tua mão direita me guiará e me sustentará” (Sl 139).

O terceiro sintoma é: hipocrisia. “O Senhor não nos vê, não sabe o que se passa”. Sabe o que é hipocrisia? Ato ou efeito de fingir, de dissimular os verdadeiros sentimentos, fingimento, falsidade. O hipócrita usa máscara. Você pode estar na igreja desde a época em que gatinhava, conhecer um monte de hinos e louvores, mas se o exterior não combina com o interior, você não não está bem. Está na hora de ter um encontro verdadeiro com Jesus Cristo, ele quer ser real em sua vida....

Conclusão: autoexame

Lhe pergunto nessa noite: “Como está a sua adoração?” é meramente formal, sem vida, sem a presença copiosa do Senhor?

Ou, você tem adorado como Davi, alegre, saltitando de alegria, diante da arca do Senhor.

“Como está a sua vida de oração?” tens orado, ou sua oração é um simples mover de lábios, sem dialogo com Deus? Você sente Deus presente ou distante de você, quando você ora?

Ou você tem orado como o salmista Davi: “Assim como a corça suspira pelas correntes das águas, assim a minha alma anseia por ti” (Sl 42).

Voce tem consciência de que Deus está te olhando, te vendo, te enxergando, te visualizando, em todas as nuances e fases da sua vida? Ou, você acha que pode se esconder da presença do Eterno?

Existem coisas pecaminosas sendo toleradas, ou mesmo cultivadas, nos recessos mais fundos do meu ser?

Então, hoje é noite de “Buscai ao Senhor enquanto se pode achar, invocai-o enquanto está perto”.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário