quinta-feira, 22 de fevereiro de 2024

 Bartimeu Mc 10.46-52 

Introdução

Bartimeu era cego. Temos muitas deficiencias, como a surdez e a mudez, etc. A gente sabe da dificuldade de se expressar com alguém surdo e mudo, é muito dificil, tem que aprender libras. E o que falar da cegueira, alguém que que escuta e fala, mas é cego, não consegue ver nada. Nao vê o pôr do sol; não vê as flores do jardim; não vê a beleza do mar, suas ondas indo e voltando. Não consegue ver os rostos das pessoas. Sim, era assim a vida de Bartimeu. 

O evangelho de Marcos é ação, Jesus seguindo viagem rumo a Jerusalém, acompanhado de seus discípulos, por onde passa, milagres acontecem. Ele havia partido da Pereia, atravessado o Jordão e, chegado em Jericó. E, agora, na entrada de Jericó, Jesus se encontra com um mendigo.

Esse é o primeiro personagem dos evangelhos que chama Jesus “filho de Davi”, que é um titulo messiânico. Ou seja, seria da descendência de Davi, que viria o Cristo, ungido de Deus, o Salvador do mundo. Algo que os fariseus e escribas não queriam aceitar...

Quando Jesus passa por ele, Bartimeu não pede esmola, não pede bênçãos materiais, mas diz: “Filho de Davi tenha misericórdia de mim”. A única coisa que ele queria era ver, ser curado de sua cegueira.

Infelizmente, a sociedade está adoecida com o materialismo, consumismo, somente se preocupa com as bênçãos e não com a presença de Deus.

1)     Jesus escuta

“Ele está sentado à beira do caminho pedindo esmola” (v.46). Era uma pessoa marginalizada, era cego e mendigo, somente uma capa, para forrar e dormir sempre no mesmo lugar.

A capa era sua identificação como mendigo. A capa era sua dependência, de mendigar na porta de Jericó. A capa lhe protegia do calor do sol, lhe aquecia no frio. 

É tão marginalizado, abandonado que nem nome ele tinha. É chamado de “Bartimeu”, que não é nome, mas filho de Timeu. Nesse tempo ter um nome era de importância vital, não ser tratado pelo nome, ser chamado de fulano, ou filho de timeu, era muito humilhante.

Quando Jesus conta a parábola do rico e do lazaro é significativo que Lázaro (Deus é minha misericórdia) tem nome, identidade. Já, o rico, não tem nome, sem identidade. Bartimeu era o “filho do pai dele”.

Ele estava sempre sentado à porta da cidade, um lugar onde passava muita gente, sentado, marginalizado. A vida andava para todo mundo, mas ele estava lá, todo dia, parado, estagnado “pedindo esmola”, dependendo sempre dos favores alheios.

O que é terrível na vida é gente que vive a beira do caminho, parado, estagnado, encostado. O que é que eu faço?

Ele clama, ele grita: “Jesus filho de Davi, tem misericórdia de mim”. Jesus parou e escutou: “Chamem-no”. O nosso Deus ainda é o mesmo, ainda escuta nossos clamores, nossos gritos, nossos sussurros. “A mão do Senhor não está encolhida, para que não possa salvar; nem agravado os seus ouvidos, para não pode ouvir” (Is 59.1).

Jesus nos ensina: “Pedi, e dar-se-vos-á; buscai e achareis; batei, e abrir-se-vos-á. Pois todo o que pede recebe; o que busca encontra; e, a quem bate, abrir-se-lhe-a”  (Mt 7.7).

2)     Chamem-no

“Animo! Levante-se! Ele o está chamando” (v.49). E o mais interessante é que “lançando a sua capa para o lado, de um salto pôs-se em pé e dirigiu-se a Jesus” (v.50). Todo cego tinha uma capa, a capa lhe protegia nas noites frias.

“O que você quer que eu lhe faça?”, Jesus pergunta. Jesus lhe pergunta. Independente da sua situação nessa noite, independente do que você enfrentou nesse dia, independente de qualquer coisa da sua vida, ele lhe pergunta: “O que queres que eu lhe faça?”. Ele pergunta, ele indaga, olhando para os nossos olhos...

Bartimeu respondeu: “Que eu veja”. O que pedimos? Poder? Dinheiro? Prestigio? Ou, simplesmente o que precisamos? Jesus ele sempre vai olhar para sua necessidade, para aquilo que realmente você está precisando, necessitando.

Conclusão:  Jesus muda a vida de Bartimeu

O que é mais importante nessa história narrada pelo evangelista Marcos, não é o milagre em si, pois Jesus realiza milagres todos os dias. Mas o fato, de que quando Jesus chegou em Jericó Bartimeu “estava sentado à beira do caminho pedindo esmola”

Agora, no verso 52, diz que depois que ele foi curado não estava mais à beira do caminho, MAS “SEGUIU JESUS PELO CAMINHO”.

“CAMINHO” NA PALAVRA DE DEUS, NÃO É SIMPLESMENTE UMA ESTRADA LONGA E CHEIA DE POEIRA, MAS SINONIMO DE VIDA. É ANDAR EM NOVIDADE DE VIDA, É VIVER A VERDADEIRA VIDA.

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário