sábado, 24 de fevereiro de 2024

 

És o selo do meu coração - CT 8.6-7 


Texto bíblico

"Cântico dos Cânticos de Salomão.  Ah, se ele me beijasse, se a sua boca me cobrisse de beijos...  Sim, as suas carícias são mais agradáveis que o vinho" (Ct 1.1-2).

"Coloque-me como um selo sobre o seu coração; como um selo sobre o seu braço; pois o amor é tão forte quanto a morte, e o ciúme é tão inflexível quanto a sepultura. Suas brasas são fogo ardente, são labaredas do Senhor.  Nem muitas águas conseguem apagar o amor; os rios não conseguem levá-lo na correnteza. Se alguém oferecesse todas as riquezas da sua casa para adquirir o amor, seria totalmente desprezado" (Ct 8.6-7). 


Introdução

O escritor gaúcho Luis Fernando Verissimo, em seu livro “Comédias da Vida privada”, conta a história do relacionamento entre Maria Tereza e Roberto. Durante o namoro e os primeiros anos de casamento, Roberto, gostava de pegar na mão de sua companheira e chama-la carinhosamente de “Quequinha”. Mas, com o passar do tempo passou a chama-la de “a mulher aqui” e às vezes, de “esta mulherzinha”. A medida que conta a história da degradação desta relação, ele poetisa:

“O tempo, o tempo

O amor tem mil inimigos,

Mas o pior deles é o tempo.

O tempo ataca em silencio.

O tempo usa armas químicas...

O tempo captura o amor e não mata na hora.

Vai tirando sua asa, depois a outra”.

1)     O cântico dos cânticos

O livro “Cânticos dos Cânticos” foi escrito pelo rei Salomão. Dizem que Salomão escreveu o “cântico os cânticos” em sua juventude, o livro de provérbios na meia idade e o livro de Eclesiastes em sua velhice. O escritor bíblico afirma: “Salomão criou três mil provérbios e compôs mil e cinco cânticos”(1 Rs 4.32).

O livro do “Cântico dos Cânticos” é um livro poético e contem 8 textos em forma de poesia. Os textos falam do relacionamento entre o Rei Salomão e a jovem Sulamita, sua noiva, sua futura  esposa. O livro exalta o amor em todas dimensões: a intensidade da paixão da juventude, os altos e baixos da adaptação do casamento, as caricias do amor (o toque, os beijos, os elogios) e  os conflitos relacionais.   O pastor Eugene Peterson afirma que o “Cântico dos Cânticos” é o “Santo dos santos” do relacionamento humano.

E inicia  falando aquilo que é mais fundamental em um relacionamento, em um casamento,  texto 1.1: “Cântico dos Cânticos de Salomão. Beije-me com os beijos da sua boca! Porque o seu amor é melhor do que o vinho” (Ct 1.1-2).  Todo relacionamento inicia com o beijo,  beijo é a intimidade, beijo é a liberdade entre homem e a mulher, é a porta de entrada de qualquer relacionamento humano. E outra versão diz: “Beija-me o meu amado com os beijos da tua boca, pois os seus afagos são melhores do que o vinho mais nobre”. Na versão da Mensagem: “Beija-me na boca! Sim! Pois o seu amor é melhor do que o vinho”.

Então, a pergunta: o que é melhor, o beijo ou o vinho? O beijo falta de intimidade, relacionamento entre homem e mulher, cumplicidade, deixar de olhar para si mesmo e agora olhar para a pessoa que está ao seu lado, é de casamento papel passado,  relacionamento de direitos e deveres, de compromisso, estar juntos, vivendo algo concreto, verdadeiro.

O que é melhor: o beijo ou o vinho? Mas o vinho que aparentemente deixa mais solto, mais leve, irresponsável, sem juizo, quando voce está sobre efeito do vinho pensa somente em si e não na pessoa que está ao seu lado.  O vinho é passageiro, o vinho não acrescenta, diminui. O vinho se preocupa com bens materiais, com apartamento, com status, carros....tudo alegrias "passageiras"  A maioria já provou o “vinho” e não se satisfez, não preencheu, não aquietou os anseios da alma, e, deve recorrer novamente ao vinho, para tentar satisfazer a insatisfação.

Portanto, diz Salomão, o beijo é melhor, o beijo é o amor, é o compromisso, é a verdade, é a lucidez, é a sinceridade, é o companheirismo. Enquanto que o vinho, é simplesmente o encontro sem compromisso, é a paixão, é o desejo, depois cada um vai para sua casa.

2)     Vai e vem no relacionamento

Salomão diz que o casamento não é somente beijos, afagos, lua de mel, etc. Mas tem encontros e desencontros. Um dia Sulamita estava deitada esperando ansiosamente a volta do seu marido para casa. No entanto, ele Chegou um pouco tarde, ela ficou aborrecida. Ele do lado de fora dizia: “Deixe-me entrar, minha querida, meu amor, minha pombinha sem defeito...” (Ct 3 ). Enquanto ela hesitava: “O meu amado passou a mão pela abertura da porta, e o meu coração estremeceu” (v.4).

Salomão percebeu que estava sendo rejeitado e resolveu ir embora. Quando Sulamita quis abrir a porta, não adiantava mais. Ele havia partido, ela diz: “Então abri a porta para o meu amor, mas ele havia ido embora. Como eu queria ouvir a sua voz! Procurei-o, porém não o pude achar; chamei-o, mas ele não respondeu” (v.6).

O que isso evidencia? Primeiro, que a intimidade não é algo que alcançamos da noite para o dia, a intimidade carece de tempo e das variadas experiencias.  Segundo, a intimidade implica em encontros e desencontros. Terceiro, a intimidade só é alcançada pro aqueles que perseveram.

Conclusão: uma aliança

No texto 8 lemos: “Põe-me como selo sobre o teu coração, como selo sobre o teu braço, porque o amor é mais forte do que a morte” (v.6).

O selo na antiguidade era o símbolo maior de um acordo estabelecido, um compromisso assumido ou uma aliança. O selo no coração aponta para uma decisão intima, um compromisso assumido. O selo no braço fala de uma decisão publica. O selo é a aliança colocada no dedo esquerdo dos noivos. Aliás, conta-se uma tradição que o dedo esquerdo tem uma veia que leva diretamente ao coração é a "veia do amor". 

E qual é a decisão? Um homem e uma mulher não mais pertencerem a si mesmos, mas um ao outro. Se torna uma só carne. Somente quando haver uma aliança, um selo no coração e um selo no braço que podemos experimentar o vem no v.7.

As muitas águas não podem apagar este amor, nem os rios afoga-lo; ainda que alguém desse todos os bens de sua casa pelo amor, certamente o desprezariam”.  “As muitas aguas” são sinônimos das adversidades, lutas, doenças, dificuldades financeiras, familiar, enfrentadas que sobrevém ao amor.

“Ainda que alguém desse todos os bens”. Representam propostas sedutoras que tenta sabotar o amor. O amor tem que prioridade na vida de um casal.

 Juramento:

Primeiro, o noivo, Eu, Daniel Freitas, diante de Deus e de todas as testemunhas aqui presente, prometo lhe amar de forma verdadeira, prometo estar  sempre ao seu lado nos momentos bons e nos momentos ruins da vida. E sempre pensarei mais em ti, mais em nossa união, nosso casamento, do que em mim mesmo. 

Segundo, Eu, Mariana beatriz,  diante de Deus e de todas as testemunhas aqui presente, prometo lhe amar de forma verdadeira, prometo estar  sempre ao seu lado nos momentos bons e nos momentos ruins da vida. E sempre pensarei mais em ti, mais em nossa união, nosso casamento, do que em mim mesma. 

alianças: Essa aliança é um simbolo do meu amor e da minha fidelidade. 

Eu, Pastor João Vicente Pereira, vos declaro marido e mulher! 

oração, pode beijar a noiva...

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário