quinta-feira, 26 de dezembro de 2024

Qual é o tamanho do seu Deus? – Is 40. 12-31 

Introdução

Por QUÊ temos um conceito pequeno a respeito de Deus? Deus é grande, é forte, é todo poderoso. Por quê comparamos Deus com os poderes do mundo, ou até mesmo, com os deuses de outras religiões. As vezes, equiparamos o poder finito de satanás o poder imensurável de Deus. Deus está acima de todas as coisas (preside) , está por baixo de todas as coisas (sustenta tudo) e, está fora e dentro (preenchendo tudo).

O Salmista expressa no Salmo 139 o tamanho do nosso Deus: “Para onde fugirei do teu Espirito? ...ou da tua face? Se subir aos céus, aí estás; se descer do leito mais profundo...aí estás...ou se eu fugir para o fim do mundo, igualmente estas aí...”

1)     Olhando para a grandeza de Deus

O profeta Isaias começa perguntando sobre a criação dos mares e dos céus: “Quem mediu as aguas na concha da mão, ou com o palmo definiu os limites dos céus? Sim, Ele é o criador dos mares, dos oceanos! Ele é o criador do Oceano Atlantico, Pacifico, mediterrâneo, mar Egeu, etc. Sim, foi ele que criou os mares e os definiu em seus limites. Também, criou os céus, que está acima de nós, essas nuvens brancas foram feitas pelas palmas da mão de Deus.

“Quem mais sabe o peso da terra ou pesou nas balanças os montes e as colinas? Os montes, as montanhas, os planaltos....pensa nas montanhas do Himalaia, Monte Evereste, os grandes planaltos, os grandes cânions, ETC. tudo foi pesado e criado pelas mãos do todo poderoso.  

E, quanto as nações? “as nações são como gotas que sobre do balde, não são nada mais que pó sobre a balança; as ilhas não passam de um grão de areia”. Vejam as grandes nações, como: Estados Unidos da America, Russia, França, China, India, Alemanha. Nações potentes, nações com armas químicas, temidas. Vemos guerras acontecendo dias dos nossos olhos, Russia e Ucrânia, etc.

Temos receios dessas nações poderosas, temos receio de estourar uma terceira guerra mundial. E usarem armas químicas que podem devastar, ou matar muita gente. Mas, para o Senhor as nações são “como gota que sobra do balde ou o pó que resta na balança”.

E mais: “Diante dele as nações são como nada; para ele são sem valor e menos que nada”. No hebraico o termo traduzido por “menos que nada” significa “uma bolha de sabão”, algo que flutua, que voa alguns minutos e depois estoura, desfaz. Basta tocá-la para que desapareça...todas as nações são para deus como uma bolha de sabão.

E mais: “Ele está assentado sobre o circulo da terra, cujo moradores são para ele como gafanhotos. Ele é o que estende os céus como cortina e os desenrola como tenda para nela habitar” (Is 40.22). Misericórida o Senhor está assentado sobre o circulo da terra, isso fala de soberania, grandeza, sustentação do universo. Sabe quanto que alguém demoraria para ir de uma extremidade a outra do universo? 93 bilhoes de anos luz.  Considere o mundo que vivemos, sua complexidade, suas culturas, suas línguas, os povos, etc.

Sim, ele é soberano, Deus é grande. “É ele quem rebaixa reis poderosos e tira altas autoridades do poder” (Is 40.23). Não foi assim com Nabucodonosor? Achava que tinha construído a Babilônia, que tudo era por causa dele. Se vangloriou que Deus o fez que comesse capim como animal para reconhecer que tudo provinha de Deus. E o que falar de Belsazar? Usando os elementos do templo para seu bacanal? E a mão apareceu diante de todos os convidados com a seguinte inscrição: “Mene, mene tequel parsim”: foste pesada e achado em falta.

Por fim, o profeta nos convida: “Levantai os olhos e olhem para os céus, para quem criou tudo isso? É aquele que põe as estrelas em marcha como um exercito bem ordenado. Ele chama cada uma delas pelo nome e todas elas lhe obedecem, por causa do seu grande poder e força”. Abraão duvidou da promessa de Deus que lhe daria um herdeiro. Deus, então, leva-o para fora da tenda e diz: “Olhe para o céu e conte as estrelas, se é que pode conta-las...assim serás a sua descendência” (Gn 15.3)

Pode me comparar? “A quem vocês podem me comparar? Quem se assemelha a mim? Pergunta o Santo?”

Com um ídolo? “A quem vocês podem comparar Deus? Que imagem usarão para representa-lo? Acaso pode ser comparado a um ídolo feito num molde, coberto de ouro e enfeitado com correntes de prata? (Is 40.18-19) Ele responde: “Nem toda a madeira nos bosques do Líbano nem todos os seus animais seriam suficientes para um holocausto digno de nosso Deus. (Is 40.16). 

Numa de suas cartas a Erasmo, Lutero disse: “Suas idéias sobre Deus são muito humanas”. Aqui é que muito de nós nos desviamos. Nossos pensamentos a respeito de Deus não são suficientemente grandes; deixamos de reconhecer a realidade de seu poder e sabedoria sem limites. Paulo ora para que os efésios pudessem “compreender a largura, o comprimento, a altura e a profundidade, e conhecer o amor de Cristo que excede todo conhecimento, para que vocês sejam cheios de toda plenitude de Deus” (Ef 3.18-19).

“Por que você reclama, ó Jacó, e porque se queixa, ó Israel: O Senhor não se interessa pela minha situação; o meu Deus não considera a minha causa”. Depois de tudo isso que falamos sobre Deus, porque ainda não gozamos de grande sossego de coração e alma? Mas, insistimos em murmurar para Deus nossas angustias?  A verdade é que Deus se tornou um garçom, somente vamos a ele quando necessitamos, precisamos. Estamos em busca de coisas materiais, de coisas pequenas, mundanas, passageiras. Mas, quando tudo nossos ídolos se derretem, então, clamamos por Deus. De sorte que temos um Deus gracioso, que não obstante nossos pecados, ele nos escuta e nos socorre.

Conclusão:

Dá forças aos cansados e vigor aos fracos. Até os jovens perdem as forças e se cansam, e os rapazes tropeçam de tão exaustos. Mas os que confiam no Senhor renovam suas forças; voam alto, como águias. Correm e não se cansam, caminham e não desfalecem. (Is 40.29-31).  A força vem do Senhor; ele dá força ao cansado. Os que esperam no Senhor renovam suas forças. Deus renova nossa mocidade como a da águia que vive 100 anos; é um período para outro ela muda sua plumagem, suas penas são trocadas, o bico é reforçado. Assim, Deus faz conosco, nos renova. 



 

 


Nenhum comentário:

Postar um comentário