terça-feira, 31 de dezembro de 2024

 Chega de indecisão – Is 29.13-16 


Introdução

Vivemos no pós-modernismo. Vivemos no relativismo. Vivemos na polarização dos valores. Vivemos onde o certo é errado e o errado é o certo. E estamos nessa noite, num momento ímpar: estamos começando um novo ano; podemos dizer, pode ser uma nova história. Sim, pode ser.  Seremos exortados nessa noite a sairmos do marasmo espiritual, do pensamento dubio, da ambiguidade, das oscilações. De uma vida espiritual sem compromisso, para uma vida espiritual cheia da presença de Deus, cheia do Espirito Santo.

1)     Pessoas incertas

A pior coisa que existe é estar ao lado de pessoas incertas, pessoas com dois pensamentos. Na palavra de Deus encontramos alguns exemplos de pessoas que oscilaram. Em Isaias capitulo 6 temos a narrativa da sua chamada, ou vocação. Foi ano da morte do Rei Usias que ele teve um encontro com o Eterno: “...eu vi o Senhor sentado sobre um trono alto e exaltado ...em torno dele haviam serafins. Cada um tinha seis asas e clamavam: santo, santo, santo é o Senhor dos exércitos, eis que toda terra está cheia da sua presença” (Is 6.1-3).

Mas vejam como que estava o profeta, aqui conseguimos ver sua indecisão, sua rachadura, seu pecado, sua sombra: “...sou um homem de lábios impuros” (Is 6.5). Diante da gloria do Senhor, diante da presença do Senhor, o profeta caiu em si, olhou para dentro de si. Não somente isso, mas que habito “...no meio de um povo de lábios impuros” (Is 6.5). O profeta estava aliviado, confortável em sua vida, até que o Senhor lhe apareceu e lhe confrontou.

O profeta Elias confrontou o povo de Israel que vivia uma vida de incerteza, confortavelmente em seus prazeres, até mesmo curvando diante de Baal. Sim, o povo vivia em indecisão, coxeando, oscilando, titubeando, ele é incisivo: “Até quanto ficarão oscilando de um lado para o outro?”. Ou seja, ele estava dizendo ao povo chega de indecisão, chega de relativização de sua fé, ora adora a Deus ora adora baal, está na hora tomar uma decisão...está na hora de ficar do lado de Deus.

O que dizer do apostolo Pedro que durante os tres anos de discipulado era indeciso e inseguro em sua fé. Depois de cear com seus discípulos, Jesus lhes disse: “Ainda esta noite todos vocês me abandonarão...”. Mas Pedro respondeu: “Ainda que todos te abandonem, eu nunca te abandonarei” (Mt 26.31-33). Mas Jesus conhecia a indecisão de Pedro: “...esta noite, antes que o galo cante, três vezes você me negará” (Mt 26.34). Todos conhecemos a história que seguida o apóstolo Pedro negou Jesus por três vezes ...

E quanto a igreja de Laodiceia e sua indecisão? Uma igreja rica, imponente. Lá tinha bancos, fabricas de lã sofisticada; em 60 d.C um terremoto devastou a cidade, mas a cidade conseguiu se reconstruir. Mas Jesus conhecia o coração da igreja: “Conheço as tuas obras, sei que nem és frio nem quente”. Sim, uma igreja morna, uma igreja sem vida, sem posicionamento espiritual, uma igreja sem compromisso com Cristo.

2)     Deus nos conhece

Sim, Deus nos conhece em nossa indecisão: “Este povo se aproxima de mim e me honra com os lábios e com a boca, mas o coração deles está longe de mim; o seu temor para comigo consiste em mandamentos de homens, aprendidos de forma mecânica” (Is 29.13 A21).  Tem indecisão, tem dubiedade, diz o profeta Isaias. Por quê canta louvores com lábios, exalta o meu nome dá boca para fora; mas o coração não está na mesma sinfonia, no mesmo ritmo, no mesmo compasso, na mesma coesão.

Na versão de Eugene Peterson é contundente: “Este povo faz um grande show, dizendo as coisas certas, mas o coração deles não está nem aí para o que dizem. Fazem de conta que me adoram, mas tudo é encenação” (A mensagem).

E Deus vai mais longe: Pensam quem podem esconder suas motivações do Senhor: “Ai dos que escondem profundamente o seu proposito do Senhor, e as suas próprias obras fazem às escuras, e dizem: Quem nos vê? Quem nos conhece? (Is 29.15 A21). Ou “...O Senhor não nos vê; não sabe o que se passa” (NVT). Eu lhe pergunto quem consegue escapar dos olhos do Senhor? “Tu me sondas e me conheces. Sabe quando me sento e me levanto...de longe percebes os meus pensamentos...para onde poderia escapar do teu Espirito? ...Se eu subir aos céus, lá estás; se eu fizer a minha cama no sheol, também lá estás. Se eu tomar as asas da alvorada ...lá estarás” (Sl 139).

Infelizmente, a hipocrisia tem dominado a vida de muita gente, é uma doença que pode atingir a todos. O que tem de gente fingindo, o que tem de gente dissimulando os verdadeiros sentimentos, intenções. O que tem de cosmético, o que tem de aparência em nosso meio. E todas essas imagens não corresponde aquilo que você verdadeira é...voce vive uma mentira, você vive uma personagem fictícia. Mas de Deus você não consegue se esconder.

Conclusão

Deus é vivo, Deus é onipotente, Deus é onisciente, Deus é onipresente, Deus é Adonai, o soberanos sobre tudo e todos; Deus é El Elyon, possuidor dos céus e da terra; Deus é Elohim, o criador de tudo que existe. Deus é El Shadday, o Todo Poderoso, o Deus da montanha. Deus é YHWH, aquele que apareceu para Moisés no meio de uma sarça ardente.

Ele lhe diz nesta noite: “Filho dá-me o teu coração” (Pv 23.26). Por quê é do coração de onde vem as saídas da vida. Sim, a única coisa que eu preciso, meu filho, é o teu coração, é a tua vida. Chega dessa vida, chega de aparência, chega de hipocrisia, está na hora de se levantar.

 

 

 

 

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário