terça-feira, 24 de setembro de 2024

 Passado e presente  2 Tm 1.8-18 

Introdução

Paulo está preso em Roma, na “prisão Mamertina”, uma prisão subterrânea, um calabouço. Ele está sofrendo maus tratos em um buraco úmido e infestado de ratos. As experiencias que enfrentamos na vida são provas de fogo e revela, ou traz à tona, o nosso melhor ou o nosso pior. No caso do apostolo, o melhor emergiu, não temos palavras de censura, mas vemos palavras de alegria, gratidão a Deus e louvor. 


1)     Fortaleça sua determinação

A mensagem de Paulo nesses versículos dos versos 8 ao 18, da sua segunda epistola, no capitulo 1, é: “fortaleça sua determinação”. Ou seja, Timóteo você precisa estar preparado para a dificuldade e o desânimo. O imperativo fortaleça sua determinação não diz respeito a recorrer ao seu poder (como se tivéssemos poder), mas um chamado solene e permitir que o Espirito de Deus opere por seu intermédio, realizando os propósitos de Deus, do modo de Deus, no tempo de Deus e para gloria de Deus. 

Vimos que o apostolo Paulo encorajou o jovem Timóteo a reanimar o dom de Deus: “Despertes o dom de Deus, ou reaviva, mantenha a chama acesa”. Por quê? “Deus não nos deu Espírito de covardia, mas de poder, de amor e de moderação” (2 Tm 1.7). O termo “Espirito” estar em letra maiúscula, trata-se do Espirito Santo, que mora em nós, que vive em nós. Ele é o nosso comandante, ele é aquele que nos orienta, ele é aquele que testifica com o nosso espirito. Portanto, ele nos apresenta alguns passos importantes na vida cristã. 


Primeiro passo: “Não tenha vergonha do testemunho do Nosso Senhor” (2 Tm 1.8). O termo grego martyrion significa “testemunho”, ou “prova objetiva”. O “testemunho” de Cristo, ou seja, falar de sua vida (evangelho), seu ministério terreno, sua morte e sua ressurreição. Portanto, o evangelho conforme Paulo é: “...que Cristo morreu pelos nossos pecados, segundo as Escrituras, foi sepultado e ressuscitou ao terceiro dia, segundo as Escrituras, apareceu a Pedro e depois aos doze...a mais de quinhentos irmãos...” (1 Cor 15. 4-6).  

O apostolo Paulo encoraja Timoteo a pregar, anunciar a verdade da promessa de Cristo com ousadia, a pregar a “desgraça” da cruz e o “absurdo” da ressurreição sem vergonha de encarar as pessoas. Além disso, convida o jovem Timóteo a se juntar a ele no sofrimento pelo evangelho “...suporte comigo os sofrimentos pelo evangelho, segundo o poder de Deus” (v.8); Paulo escrevia de uma masmorra, Timóteo desfrutava liberdade. Paulo enfrenta decapitação por causa do evangelho; Timóteo, seria afrontado pelos escarnecedores.

Passo 2: “Não tenha vergonha do povo de Deus”. Ou seja, diz o apostolo: “...não se envergonhe de testemunhar do Senhor, nem de mim, que sou prisioneiro dele” (v.8). Alguns abandonaram o apostolo Paulo no meio do caminho, como: “...Himeneu e Alexandre” (1 Tm 1.20). “...Demas, amando este mundo, abandonou-me e foi para Tessalônica” (2 Tm 4.10). Não tenha vergonha de estar no meio do povo de Deus, não tenha vergonha de sofrer junto com o povo de Deus. O Salmista diz em tom de exultação: “Quanto aos fiéis que há na terra, eles é que são os notáveis em que está todo o meu prazer” (Sl 84. 3). 

Passo 3: Ancore sua vida na graça soberana do Senhor: “que nos salvou com uma santa vocação” (v.9).  Infelizmente, gostamos da graça, contanto que seja nos nossos termos. Queremos a graça sem humildade, queremos a graça sem sofrimento, queremos a graça, que traz felicidade e conforto no momento e da maneira que escolhemos. Queremos a graça aqui e agora, neste reino, bem como na vida por vir. Mas isso é graça?

Mas, o apostolo Paulo, via a graça, não provindo de nós mesmos, mas de Deus; via uma graça como um dom eterno que nos coloca em conflito com o sistema mundano de Satanás; via uma graça, não como um senso de merecimento, de grandeza, mas um livramento, uma libertação e, fomos trazidos para Deus. Por fim, a graça não é pelas obras, mas dada por Deus, desde os tempos eternos. 

Passo 4: a salvação nos concede imortalidade “Ele tornou inoperante a morte e trouxe à luz a vida e a imortalidade por meio do evangelho” (2 Tm 1.10). o que é imortalidade? É a certeza da vida eterna com Cristo. Sim, nosso corpo que é mortal se revestirá da imortalidade e nosso corpo que é corruptível se revestirá da incorruptibilidade. Teremos uma novo corpo, viveremos na nova Jerusalém, essa é a nossa esperança.

2)     O apostolo e sua missão

Diz o apostolo Paulo: “Deste evangelho fui constituído pregador, apostolo e mestre” (2 Tm 1.11). “Fui constituído”, Deus que me chamou, Deus que apareceu na estrada de Damasco e me chamou para ser seu. “Pregador”, grego é Keryx, que é arauto, mensageiro e pregador. Depois é “apóstolos” que significa “alguém enviado”, era enviado para realizar a vontade daquele que o enviara. Mestre é “didaskala”, mestre, instrutor. Era uma pessoa instruída que transmite conhecimento para seus alunos. 


Por essa causa sofro, mas não me envergonho” (v.12).  Pensando que tem tanta gente se envergonhando do evangelho, abrindo da salvação eterna. Mas, pergunto: Por quê Paulo não se envergonha? “Porque sei em quem tenho crido e estou bem certo de que ele é poderoso para guardar o meu deposito até aquele dia” (2 Tm 1.12). O grego literal é “meu tesouro” que pode significar “o que me foi confiado” ou “o que confiei a ele”. 

O apostolo Paulo exorta Timóteo em sua primeira carta: “Timóteo, guarda o tesouro que te foi confiado” (1 Tm 6.20). E, no verso 14, dessa epistola, mais uma vez: “Guarda o bom tesouro com a ajuda do Espirito Santo que habita em nós” (2 Tm 1.14). algumas perguntas: Que investimento você está fazendo no reino de Deus? Quanto tempo tem se dedicado em oração? Quanto tempo tem se dedicado em leitura da Palavra de Deus? Você tem exercido os seus dons no corpo de Cristo? 

Faça a obra de Deus com responsabilidade: “Porque Deus não é injusto para se esquecer do vosso trabalho e do amor que revelastes para com o seu Nome, pois servistes os santos e ainda os servis” (Hb 6.10).  E, mais: “Portanto, meus amados irmãos, permanecei firmes e que absolutamente nada vos abale. Dedicai-vos, dia após dia, à obra do Senhor, plenamente conscientes de que no Senhor, todo o vosso trabalho jamais será improdutivo” (1 Co 15.58).

Conclusão

Poucas coisas na terra durarão para sempre. De acordo com a Palavra de Deus, só duas coisas durarão: a palavra de Deus (Is 40.8) e a almas das pessoas – daquelas que acreditam em Cristo, destinadas à glória eterna, e daqueles que o rejeitam, resultando em tormento eterno. Para uns ele vai dizer: “Vinde, abençoados de meu Pai! Recebei como herança o reino, o qual vos foi preparado desde a fundação do mundo” (Mt 25.34). Para outros, vai afirmar: “Malditos! Apartai-vos de mim. Ide para o fogo eterno, preparado para o diabo e seus anjos” (Mt 25.41).

Paulo exorta Timoteo para preservar o modelo das sãs palavras, ou seja, retenha os princípios da Palavra de Deus em sua vida, internaliza em sua alma. “Guarda o tesouro” como alguém que protege uma sala de tesouros contra ladrões. Em seguida, o apostolo, fala da alma dos homens, citando como exemplo Fígelo e Hermógenes que lhe abandonaram (v.15).

Em seguida, fala de Onesíforo “porque muitas vezes ele me reanimou e não se envergonhou por eu estar preso...quando chegou a Roma procurou-me diligentemente até me encontrar”. O apostolo termina dizendo: “...naquele dia, encontre misericórdia da parte do Senhor” (2 Tm 1.16-17).Uma pergunta: que somos nós: como Fígelo e Hermógenes ou como Onesíforo. 



 

 

 

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário