terça-feira, 10 de setembro de 2024

 Eles podem, você não 1 Tm 4 

Introdução

O apostolo Paulo no final do terceiro capitulo exorta da maneira certa de se comportar “na casa de Deus, que é a igreja do Deus vivo, coluna e fundamento da verdade”.  Portanto, a igreja tem que manter firme os ensinamentos da Palavra de Deus. Depois, ele cita um hino primitivo, cantando pelos irmãos, engrandecendo Jesus Cristo: “Deus foi manifestado em corpo, justificado no Espirito, visto pelos anjos, pregado entre as nações, crido no mundo, recebido na gloria”(1 Tm 3.16).

1)     Eles podem...

O apostolo Paulo começa no capitulo quatro nos advertindo: “O Espirito diz claramente que nos últimos tempos alguns abandonarão a fé e seguirão espíritos enganadores e doutrinas de demônios”. Cuidado, cuidado, cuidado! Abandonar é apostatar. O que é apostatar? É quando a palavra de Deus é distorcida, é quando negamos a palavra de Deus e preferimos viver do nosso modo, da nossa maneira. 

Ele descreveu a apostasia como dar ouvidos a espíritos enganadores e aceitar como verdade as doutrinas dos demônios. As doutrinas dos demônios se vestem com vestes respeitáveis e até mesmo piedosas da religião. O apostolo Pedro em sua segunda carta diz: “Estes introduzirão secretamente heresias destruidoras...” (2 Pe). O ensinamento apela à carne e é apresentado com charme e carisma.

Os falsos mestres possuem dons de persuasão. Poucos conseguem resistir ao carisma deles, conseguem mentir facilmente, são pessoas que fazem movimentos em muitas igrejas. Alguns inspiram tal devoção que as pessoas não questionam suas falas. O apostolo Judas exorta sobre eles: “...certos homens, cuja condenação já estava sentenciada há muito tempo, infiltraram-se dissimuladamente no meio de vocês. Estes são ímpios, e transformam a graça de nosso Deus em libertinagem e negam Jesus Cristo, nosso único Soberano e Senhor” (Jd ). 

Como entra o ensinamento? “Tais ensinamentos vem de homens hipócritas e mentirosos, que tem consciência cauterizada” (1 Tm. 4.2). “hipócritas” é um termo grego que significa “dissimulação” ou “pretexto”. O verbo no grego significa apenas “replicar”, ou “responder”, é um contexto de fala, de debate. São pessoas que afastam da verdade recebida de Deus, mas que fingem o contrário.

 “Mentirosos....e consciência cauterizada”. “MENTIROSOS”, porque seguem diabo, que é pai da mentira. E “consciência cauterizada”, Ou seja, esses falsos mestres perderam os terminais nervosos, toda sensibilidade espiritual, todo temor a Deus, perdeu-se pelo processo de cauterização. “Cauterizar”, vem do latim, que emprestou a palavra do grego, ou seja, eles são marcos, levam em si a marca do seu dono, diabo. 

O que eles ensinam? “Proíbem o casamento e o consumo de alimentos...” Ora, o casamento foi estabelecido por Deus (Gn 2.18), é uma instituição divina, de Deus. Proíbem também o “consumo de alimentos”, impondo leis dietéticas desnecessárias, como se fosse algo espiritual.  

Sendo que o apostolo afirma que tanto o casamento quanto os alimentos são criações de Deus e “...tudo que Deus criou é bom, e nada deve ser rejeitado, se for recebido com ação de graças” (1 Tm).  E o nosso Senhor ensinou sobre o que contamina: “Não percebem que o que entra pela boca vai para o estômago e mais tarde é expelido? Mas as coisas que saem da boca vêm do coração, e é isso que contamina o homem” (Mt 15.11).

2)     O que fazer?

O apostolo Paulo, primeiro, lembrou Timóteo de sua responsabilidade primordial: ser um bom ministro de Cristo (1 Tm 4.6). O pastor, o pregador, o evangelista são servos de Cristo, somos emissários, somos embaixadores do Rei dos reis. Treinado e equipado para guiar o povo em toda verdade “nutrido pelas palavras da fé e da boa teologia que tens seguido”. Quando somos alimentados pela palavra de Deus e o seu ensino, então, podemos rejeitar “fabulas profanas e tolas”. 

O que seria isso? A palavra “fábula” vem do grego “MUTHOS” que significa uma ideia baseada em ficção, estória ou invenção. Além disso, Paulo ainda diz: “...e de velhas caducas“, Uma expressão usada para dizer “Tolas”. Enfim, misturando tudo isso, em outras palavras, Paulo está falando pelo Espírito de Deus : “rejeita essa ideia baseada em ficção, em estórias e invenções, isso é tolice! Vá se exercitar na piedade, é muito mais lucrativo! “. Piedade, é uma vida com Deus, é andar em amor, em fé, em alegria em tudo aquilo que é bom para nossas vidas.

 Em segundo, exercitar na piedade, na vida com Deus, em oração, em solicitude, em consagração. Aqui o apostolo enaltece o que vem em primeiro lugar: “O exercício físico, de fato, é de algum valor...”. Paulo reconhece os benefícios do exercício físico, mas é temporal. Agora, “a piedade, porém, para tudo é proveitosa, porque tem promessa da vida presente e da futura” (1 tm 4.8). 

Em terceiro, olhe para Jesus. Diz o texto: “Se trabalhamos e lutamos é porque temos colocado a nossa esperança no Deus vivo...” (1 Tm 4.10). Não lutamos para ser salvos, mas lutamos porque já somos salvos, Deus é o Salvador, só Jesus salva. Além, disso, Ele é “o salvador de todos os homens”. Portanto, Jesus veio para salvar o mundo e morreu pelo pecado de todos.

Em quarto, “ninguém te despreze pelo fato de ser jovem”. Timóteo era tímido, as vezes tinha dificuldade de se colocar como líder da congregação. Mas, o apostolo está exortando que apesar de sua pouca idade em relação aos mais velhos da congregação, não se intimide, mantenha seu ministério porque Deus que lhe chamou. Seja exemplo “para os fiéis, na palavra, no comportamento, no amor, na fé e na pureza” (1 tm 4.12). 

Em quinto, “dedique a leitura publica das escrituras”. Leia a palavra, leia em voz em volta, leia meditando, memorize as escrituras, deixa a palavra entranhar dentro de você. Jesus leio as escrituras nas sinagogas diante de todo os religiosos. Mas, não era somente para ler as escrituras “...à exortação e o ensino”. Exortar é persuadir a congregação a agir de acordo com a Palavra. Não somente exortar, também “ensinar”, colocar a palavra de Deus diante dos irmãos.

Conclusão

Não seja negligente para com o dom que há em ti...” Você tem um dom, Deus lhe deu. Timóteo era evangelista, pregador da palavra de Deus. Esse dom lhe foi “concedido mediante profecia, com a imposição das mãos do presbítero” (1 Tm 4.14). Em primeiro 2 Timóteo, novamente o apostolo Paulo exorta quanto ao dom que Timóteo recebera da parte de Deus: “...Mantenha viva a chama do dom de Deus que está em você...Porque Deus não nos deu espirito de covardia, mas de poder, de amor e de moderação” (2 Tm 1.6-7). 

E, por fim, o apostolo Paulo admoesta “tem cuidado de ti mesmo e da doutrina”. A expressão tem cuidado significa “deter-se, prestar atenção”. Primeiro, olhe para você, cuide de você, cuide de seus pensamentos, de sua vida com Deus. Em seguida, cuide da doutrina, defenda a doutrina de Deus, ensine, seja uma testemunha de Jesus em todos os cantos. 


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário