domingo, 8 de setembro de 2024

 A história de Eric Liddel 

Introdução

No mês de julho tivemos a olimpíada de Paris. Todos nós ficamos horrorizados com a abertura da olimpíada, quando difamaram a ceia do Senhor com imagens obscenas. Todos que vão para olimpíada buscam uma medalha olímpica, pode ser uma medalha de ouro (primeiro lugar), uma medalha de prata (segundo lugar) e uma medalha de bronze (terceiro lugar). Os Estados Unidos ganharam 126 medalhas olímpicas; já o Brasil ganhou 20 medalhas olímpicas e ficou em vigésimo lugar. 

O Apostolo Paulo afirma que todos os atletas se submetem a um treinamento rigoroso, uma disciplina rigorosa, uma alimentação rigorosa, tudo para conseguir uma coroa que desvanece. Nós, no entanto, estamos correndo a caminhada cristã, seguindo a Jesus de Nazaré, sabendo que existe uma coroa que não perece nos aguardando.

1)     Eric Liddel

Quero contar para vocês a história de Eric Liddel. Ele nasceu no norte da China, em 1902. Filhos dos missionários escoceses: Jamie e Marie Liddel. Passou seus primeiros cinco anos na China comunista, quando tinha seis anos, Eric, foi enviado para uma escola missionária, em Londres. Então, entre os anos de 1908 a 1920, estudou no regime de internato, enquanto seus pais prosseguiam como missionários na China. 

Na escola Eric se destacou muito nos esportes. Ele ganhava quase todos os esportes, principalmente, o atletismo, gostava muito de correr. Com o tempo, tornou-se o mais rápido no cem metros e duzentos metros. Por isso, foi convocado pela federação escocesa para participar da olimpíada de Paris em 1924.

Com os jogos olímpicos se aproximando começou a se preparar. Em todas as competições que disputava, ganhava em primeiro lugar.  Eric tinha um jeito peculiar de correr: seus joelhos iam muito alto na altura do peito, os seus braços giravam como moinhos e, quando se aproximava da linha de chegada, jogava sua cabeça para trás, olhava para o céu e cruzava a linha de chegada.  

Nesse tempo de preparação para a olimpíada de Paris, Eric, conheceu uns rapazes que faziam parte do grupo de Oxford. Era um grupo de oração, reunião, comunhão e estudo da Palavra de Deus. Nisso sua espiritualidade com Deus aumentou, passando mais tempo em oração, meditação e começou a pregar a palavra de Deus em muitos lugares. 

Eric queria ser missionária na China, sua vontade maior era anunciar a Palavra de Deus aos chineses. A Olimpíada, era apenas um projeto dentro do proposito maior de Deus em sua vida. Sua irmã Jenny questionou se era correto ele dedicar tanto esforço para uma corrida. Mas, ele respondeu: “Jenny, Deus me criou para um proposito, ser missionário na China. Mas ele me fez uma pessoa veloz. E quando corro sinto o seu regozijo”.

Quando chegou em Paris para disputar a olimpíada, ficou sabendo que a corrida de cem metros cairia no domingo, 06 de julho. Então, ele se recusou a correr porque era domingo, o dia do Senhor, dia de descanso, dia de se dedicar totalmente a Deus. Portanto, não aceitou correr no domingo. Os jornais do seu país estampo na primeira capa: “Eric Liddel não vai correr os cem metros porque é o dia do Senhor”. Apesar de toda pressão, ele se manteve firme no seu propósito. 

Então, foi escalado para disputar os quatrocentos metros, que não era sua especialidade. Mesmo assim, Eric, iniciou a corrida na frente de todo mundo e continuou na frente até o final. Ganhou a medalha de ouro! Ali estava um cristão que não negociou os seus princípios. Também disputou os duzentos metros e ganhou a medalha de bronze. Virou herói nacional, herói britânico e escocês e todos os jornais estampavam na capa a foto de Eric Liddel, herói nacional. 

E quando todo mundo imaginava que ele ia seguir uma carreira de esportista, atleta, ganhar muito dinheiro com empresas que lhe patrocinaria, decidiu ir para China trabalhar como missionário, fazer a obra do Senhor, ganhar vidas para Cristo. Assim, ele fez, foi para China.

Na China dedicou-se ao esporte e também a evangelização. Lá na China conheceu Florence, filha de missionários, com quem se casou e tiveram tres filhas. 

Infelizmente, a China foi invadida pelo Japão em 1937, trazendo dificuldades para todo mundo. Mas, piorou depois que o Japão entrou na segunda guerra mundial. Eric, vendo toda dificuldade, embarcou sua esposa e filhas para o Canadá, ficando sozinho para cuidar das pessoas e de muitas crianças sem pai e mãe.

Os estrangeiros, como Eric, foram colocados num campo de internação. No entanto, Eric, permaneceu firme em sua vida de oração, leitura bíblica e servindo as crianças no campo. Ele era muito animado, muito feliz, nada tirava seu ânimo, sua fé em Jesus Cristo. 

Os chineses deixavam de se alimentar para oferecer comida aos deuses, então Eric lhes dizia: “Não deis a comida de vocês aos deuses de barro, comem essa comida para saciarem a fome de vocês”. Quantas pessoas hoje presar aos ídolos!

Eric era incansável, falava para crianças do grande amor de Deus por elas. Mas as surras dos japoneses, a fome e os mau tratos lhe machucou tanto que um dia acordou com uma dor de cabeça insuportável. Com o tempo ele ficou mais lento, andava devagar, tinha dificuldade de subir escada. Até que constatou um tumor cerebral. Começou a escorrer secreção, julga-se, que estourou o tumor e os líquidos vazavam pelo nariz e pela boca. 

Um dia quando a dor estava muito forte e sentiu que aquele dia seria o seu ultimo dia, pediu uma caneta e um papel e escreveu: “Digam a todos da Escócia, da Inglaterra, minha faminha, minha esposa Florence e minhas filhas, que Deus teve seu primeiro lugar no meu coração”. Sua cabeça começou a tremer, pus descia pela sua orelha.

Em um dia frio, estava nevando, Eric senta na cama e começou a canta: “Tú és fiel Senhor, tú és fiel, Senhor”. Fechou os olhos e morreu...

Conclusão

Tres coisas importantes para todos nós:

Aceitar Jesus como salvador de nossa vida

Evangelizar, anunciar a palavra de Deus aos homens.

Deixar um legado, uma história. Voce tem deixado algum legado, alguma alma?

 

 

 

 

 

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário