quinta-feira, 12 de setembro de 2024

 Clama a mim e responder-te-ei

Introdução

O verso 1 desse capitulo fala que Jeremias estava encarcerado no pátio da guarda. E no verso 2, Deus lhe diz que, apesar da situação o comando estava em suas mãos. Foi da vontade permissiva de Deus, foi Deus que estabeleceu e o Senhor é o seu nome.

1)     Clama-a mim

“Clama a mim”, não é para murmurar, não é para reclamar ou lamentar, mas é para “clamar”. Clamar é suplicar, rogar, implorar, até mesmo gritar. Orar a Deus pedindo sua ajuda e orientação.

“mim”: pronome pessoal. Não é para você recorrer a qualquer um, não é para você recorrer ao seu pai, não é para você recorrer a sua mãe, ou qualquer pessoa. Mas, diz o Senhor “Clama a mim”, fale a mim, converse comigo, dependa exclusivamente de mim.

Independentemente de qualquer situação, independentemente da luta que parece impossível, não desista de clamar, não desista de orar, não desista de pedir socorro ao seu Deus. Porque o seu Deus é poderoso, é maravilhoso, é grandioso, é excelso, pode todas as coisas, é soberano sobre tudo e todos.

Não importa o tamanho do seu Golias, clama a mim. Não importa o tamanho do mar vermelho, clama a mim. Não importa o tamanho da muralha de Jericó, clama a mim. Não importa o tamanho do exercito de Senaqueribe que vem contra o rei Josafá, clame a mim. O salmista afirma: “Salva-nos! Já não há quem seja fiel; já não se confia em ninguém entre os homens” (Sl 12).

No salmo 46, os filhos de Corá colocam sua esperança no Senhor: “Deus é o nosso refúgio e fortaleza, socorro bem presente na angustia”. Antes que a angústia chegue, antes que chegue o dia mal, antes que chegue as adversidades, “Deus é o nosso socorro bem presente”, Deus está presente, Deus está do nosso lado na angústia.

O salmo 23 mostra sua confiança em Deus: “Ande que eu ande pelo vale da sombra e da morte eu não temerei”. (sl 23.4).

Novamente o salmista nos diz: “Elevo os meus olhos para os montes de onde me virá o socorro? O meu socorro vem do Senhor que fez os céus e a terra”

Martinho Lutero quando estava indo para a dieta de Worms para enfrentar a igreja católica, fez a famosa canção “Castelo forte”. A primeira parte diz : “Castelo forte é o nosso Deus; espada e bom escudo; com o seu poder defende os seus; em todo transe agudo”.

2)     responderei

E responder-te-ei: Deus não está com seus ouvidos tapados, Deus não está com sua mão agravada. Ele diz a mão do Senhor não está encolhida e nem os seus ouvidos tampados. Ele é poderoso, ele é santo, ele é vivo, ele guerreia nossas guerras.

Mesmo nos momentos mais difíceis da nossa vida, nos momentos de angustia, de peleja, de sofrimento, ele está conosco. Mesmo quando não temos palavras para expressar nossa angustia, O Espirito Santo pega nossa angustia, nosso gemido, nosso choro, e leva diante de Deus, e, toda nossa oração chega a presença de Deus.

Sadraque, mesaque e Abede Nego, foram lançados na fornalha de fogo ardente, mas o Senhor estava com eles. Paulo e Silas foram lançados na prisão, mas a meia noite, Deus lhes visitou com seu poder. Deus ouviu a oração de Josué contra o exercito amalequita e estendeu o dia; Deus ouviu a oração de Sunamita e seu filho foi curado.

Conclusão

“anunciar-te-ei coisas grandes e firmes que não sabes”. Sim, Deus tem coisas maravilhosas para fazer em nossas vidas. Deus tem promessas estupendas, Deus tem uma vida melhor para você, uma vida maior. Deusa sabe o que é melhor para você. Clama a mim....

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário