domingo, 11 de agosto de 2024

 O tempo passa

Os dias da nossa vida sobem a setenta anos ou, em havendo vigor, a oitenta; neste caso, o melhor deles é canseira e enfado, porque tudo passa rapidamente, e nós voamos...Ensina-nos a contar os nossos dias, para que alcancemos coração sábio” (Sl 90.10-12).

Ou, “ajuda-nos a entender como a vida é breve, para que vivamos com sabedoria”. Voce conta seus dias? O Salmista está afirmando se você viveu até os setenta anos pode viver até os oitenta anos! Mas, acrecenta: terá muita canseira e enfado.

1)     O tempo passa

O tempo tem se passado muito rápido. Nos dias de Jesus o mais rápido que a pessoa ia era a velocidade de um cavalo. Isso até 1830, quando desenvolveu um motor mais rápido que um cavalo. Em seguida, inventou-se o avião que tornou a viagem mais rápida ainda. E o que dizer dos tempos atuais?

Quanto tempo temos? O salmista em sua oração pede ao Senhor que se lembrasse de como o seu tempo era curto: “ajuda-nos a entender como a vida é breve”. Disse o Salmista sobre o seu tempo: “Dá-me a conhecer, Senhor, o meu fim e qual a soma dos meus dias, para que eu reconheça a minha fragilidade. Deste aos meus dias o comprimento de alguns palmos; à tua presença, o prazo da minha vida é nada...na verdade passa o homem como uma sombra; em vão se inquieta; amontoa tesouros e não sabe quem os levará” (Sl 39.4-6).

E nos salmos que lemos o Salmista ainda afirma sobre o tempo: “Mil anos aos teus olhos são como o dia de ontem que já passou e como um relógio” (Sl 90.4). E o que é o homem: “Seca-se a erva, e caem as flores, soprando nelas o hálito do Senhor” (Is 40. 8). Sobre a duração da vida, diz o Salmista: “Os meus dias são como a sombra que declina, e eu, como a erva, me vou secando” (Sl 102.11).

SOMOS COMO A ERVA SECA, LOGO CAEM AS FLORES. SOMOS COMO UMA SOMBRA, ESTAMOS COMO UM DECLINIO. DESDE O MOMENTO EM QUE NASCEMOS, COMEÇAMOS A MORRER, PORQUE QUANTO MAIS O TEMPO PASSA, CAMINHAMOS PARA A MORTE. DAQUI UNS NOVENTA ANOS, DOS QUE ESTÁ AQUI, NÃO HAVERÁ NINGUÉM, TODOS PARTIREMOS!

2)     E O QUE VC VAI FAZER COM ESSES ANOS?

Cada ser humano tem os mesmos dias de horas e minutos todos os dias. Você sabe quantos minutos há em um dia? 1440 minutos. Você sabe quantas horas há em uma semana? 168 horas.  Se você viver até os setenta anos seus primeiros quinze anos será entre a infância e adolescência. Voce vai passar 20 anos na cama. Os últimos cinco anos de sua vida serão de limitações físicas. Então, você terá somente trinta anos para viver verdadeiramente.

O apostolo Tiago pergunta: o que é a vida de vocês? “Sois, apenas, como uma neblina que aparece por um instante e logo se dissipa” (Tg 4.14). Nosso tempo está nas mãos do Eterno. Deus nos deu a vida, todo nosso dia está diante dele “...no teu livro foram escritos todos os meus dias, cada um deles escrito e determinado” (Sl 139.16). Deus já tem o dia marcado para você ser levado desse mundo; pode ser num acidente de carro, pode ser um câncer, um infarto.

E a palavra de Deus nos diz: “Aos homens está ordenado a morrerem uma só vez, vindo, depois disto, o juízo...” (Hb 9.27). Depois dessa vida, diz a palavra virá o juízo. Você estará diante de Deus para falar o que fez da sua vida e o que fez em relação a Jesus de Nazaré. Deus enviou o seu filho não para condenar o mundo, mas para que através dele o mundo fosse salvo.

Não tem como mudar a trajetória da vida humana. As pessoas ricas não podem comprar mais horas. Os cientistas não podem inventar mais minutos. Voce nem pode economizar tempo para gastar em outro dia. Não tem como guardar tempo para o dia seguinte, há urgência no tempo.

Como podemos remir o tempo? Voce já entregou a sua vida a Cristo? Voce nasceu de novo? Jesus Cristo é o Senhor da sua vida? Não estou falando de religião, não! Estou falando de relacionamento com Jesus Cristo. Você tem experiência com ele. Sentir sua presença, anelar por sua presença, chorar em sua presença. Sentir prazer em sua presença.

Como podemos remir o tempo? Voce tem certeza de que se morresse iria para o céu? Você tem certeza de que os teus pecados estão perdoados? A Biblia diz que todos pecaram e destituídos estão da presença de Jesus. Nos precisamos dele, ele é o caminho, a verdade e a vida. Ninguém vai ao Pai a não ser por ele.

 

As escrituras dizem que temos que redimir o tempo: “...remindo o tempo porque os dias são maus” (Ef 5.16). Como podemos remir o tempo? Viver para Deus, nos dedicar a leitura da sua palavra, nos dedicar mais tempo em oração, nos dedicar mais tempo em sua casa em comunhão e adoração.

Portanto, não podemos ficar a deriva, praticando todos os tipos de prazeres e fazendo coisas erradas. O apostolo Paulo disse aos Corintios que o tempo é curto. No apocalipse o apostolo João disse que o tempo não existirá mais. Jesus e seus discípulos passaram os vinte e quatro capítulos de Mateus até o final do capitulo 25, falando sobre o fim dos tempos.

Em apocalipse 12 diz que o diabo estará freneticamente ativo porque sabe que os seus dias estão contados! O diabo sabe que o seu tempo é curto... é o inimigo da humanidade....

Paulo nos diz que “...conhecendo o tempo já é hora de despertamos do sono; porque a nossa salvação está agora mais perto do que quando nós aceitamos a fé...” (Rm 13.11).

A bíblia diz que o tempo está próximo. Jesus nos diz para discernirmos os sinais dos tempos. Um dos sinais é de que a iniquidade será abundante, maior, mais intensificada.

Conclusão

Há um tempo que não sabemos quando

Um lugar que não sabemos onde

Que sela o destino do homem

Para gloria ou para o desespero.

 

 

 

 

 

.

Nenhum comentário:

Postar um comentário