terça-feira, 13 de agosto de 2024

 Sansão, colocando fogo na seara dos filisteus – Jz 15 

Introdução

Sansão é o “pequeno sol”, é a esperança, é a luz no fundo do túnel do povo israelita; são quarenta anos de escravidão, debaixo do jugo dos filisteus (aliás, quarenta tem um simbolismo na Bíblia: Jesus jejuou quarenta dias, Moisés jejuou quarenta dias, etc). E o Anjo do Senhor apontou para o destino de Sansão: “ele iniciará o processo de livramento do povo de Israel do jugo dos filisteus” (Jz 13.5).

No entanto, Sansão se apaixona por uma filisteia em timna: “Vi uma mulher em Timna, do povo filisteu. Quero me casar com ela” (jz 14.2). Mas, um versículo ressalta essa decisão: “...seu pai e sua mãe, no entanto, desconheciam que mesmo isso era da vontade do Senhor, a fim de providenciar ocasião contra os filisteus” (Jz 14.4). Deus estava usando a situação de desobediência de Sansão para iniciar um processo de libertação do jugo inimigo.

1)     Fogo na seara

No capitulo 14, em pleno noivado, Sansão propôs um enigma aos filisteus: o que é o que é: “Do que come saiu comida; do que é forte saiu doçura” (jz 14.14). Se eles adivinhassem o enigma, ganhariam “...trinta peças de linho e trinta mudas de roupas” (Jz 14.12). Mas, se os filisteus não conseguiram achar a solução do enigma. E pressionaram para que sua noiva lhe contasse, depois dela insistir todos os dias, revelou: “O que é mais doce que o mel? O que é mais forte que o leão?” (Jz 14.18). 

 Então “O Espirito do Senhor se apossou de Sansão...desceu a Ascalom, matou trinta homens, pegou as suas roupas e as deu aos que tinham explicado o enigma” (Jz 14.19). Mas, quando retornou a Timna “passado algum tempo” (Jz 15.1). O que aconteceu? “...Sansão foi visitar a sua mulher (levando um cabrito de presente) mas o pai dela não quis deixa-lo entrar”. E lhe disse: “Eu estava tão certo que você a odiava, que dei a seu amigo. A sua irmã mais nova, não é mais bonita? Fique com esta no lugar da irmã” (Jz 14.12).

Somente para recapitular sobre a identidade de Sansão, ele é nazireu. E todo nazireu tinha especificações: não podia beber nada da fruta da videira, não podia tocar em nada impuro, nada morto e por fim, não podia raspar o cabelo.

Por causa dessa mulher, dessa filisteia ou incircuncisa Sansão fez loucura: desobedeceu a seus pais, violou seu voto de nazireu tocando na carcaça de um leão e pegando o mel e num ato desproporcional, matou trinta filisteus para tirar suas peças de roupa. E, agora, ela é de outro homem! O pai da moça tenta uma saída: “...casa com a mais nova, é mais bonita” (Jz 14.2). 

Como Sansão reagiu? Sansão era como um leão, ataca de frente, agia por impulso: “Desta vez ninguém poderá me culpar quando acertar as contas com os filisteus” (Jz 15.3). e o que ele fez? “...capturou trezentas raposas e as amarou aos pares pela cauda...prendeu uma tocha em cada par de caudas, acendeu as tochas e soltou as raposas no meio das plantações dos filisteus. Assim ele queimou os feixes, o cereal que iam colher, e também as vinhas e os olivais” (Jz 15.4-5). 

Toda plantação foi queimada! O que era novo, foi queimado; o que estava pronto para colheita, foi queimado. Queimou os cereais, as vinhas e os olivais. Toda produção fora queimada por Sansão. Imagine a angustia dos filisteus; aliás, dagon, era o deus da fertilidade. O que Sansão estava afirmando: o deus de vocês não é capaz de protege-los de mim.

Vendo o tamanho do fogo em sua seara, os filisteus perguntaram: “Quem fez isso?” responderam: “Foi Sansão, o genro do Timnita, porque a sua mulher foi dada ao seu amigo. Então os filisteus foram e queimaram a mulher e o pai” (Jz 15.6). Quando Sansão ficou sabendo da morte da sua mulher e seu pai, ele queria vingança: “Ele os atacou sem dó nem piedade e fez terrível matança. Depois desceu e ficou numa caverna da rocha de Etã” (Jz 15.8). O texto fala de violência, muitas mortes, sangue, sem dó e piedade.

2) quando somos fracos

Sansão se levantou, não se amoldou, entendeu que os filisteus eram inimigos do seu povo. Escondeu na caverna de Etã, território de Judá. “Os filisteus foram para Judá e lá acamparam, espalhando-se pelas proximidades de Leí” (Jz 15.9). A tribo de Judá era uma das maiores, fora a primeira se assentar na terra prometida, aliás, o símbolo da tribo era o leão, o rei da selva, majestoso, imponente, que ataca de frente e seu rugido assustava todos os seus inimigos. 

Mas, o povo de Judá está irreconhecível, o texto nos diz: “Voce não sabe que os filisteus dominam sobre nós” (Jz 15.11) A tribo de Judá está acostumada com a escravidão, afinal, são quarenta anos debaixo do jugo dos filisteus! Mas Sansão é a resistência, é quem se levantava como uma voz profética, é quem luta contra os inimigos do povo de Deus.   

A tribo está com medo dos filisteus: “Porque vocês vieram lutar contra nós?” Como disse o rei Salomão: “Se te mostrares fraco no dia da batalha, a tua força será pequena” (Pv 24.10). Os filisteus responderam: “Queremos levar Sansão amarrado...” (Jz 15.10). Será que Judá não poderia aproveitar esse momento para se libertar da escravidão? Por aqui percebe o declino espiritual de Judá. Quantas pessoas que estão escravizadas ao pecado e não consegue se libertar? Não tem força, perdeu toda esperança...  

“Três mil homens de Judá” vão até a caverna de Etã para convencer Sansão se entregar aos filisteus. “Viemos amarrá-lo para entrega-lo aos filisteus” (Jz 15.12). Seria uma sentença de morte! Ou seja, os seus irmãos entregariam Sansão nas mãos dos seus inimigos para ser morto. Os judeus não pensam duas vezes em ser infiéis ao Senhor, mas são firmes e submissos aos seus senhores filisteus.

Temos o hábito de orarmos o Pai Nosso, que diz: “Pai nosso que estás nos céus, santificado seja o vosso nome, venha a nós o vosso reino...”. Quando falamos “venha o teu reino” o que pedimos? Estamos pedindo a Deus que o reino de Satanás seja destruído; que o reino da graça seja adiantado; que nós sejamos guiados e protegidos por ti, ó Deus. 

Era como se Sansão através de seus atos estivesse dizendo a Judá: “Você não está vendo que eles dominam sobre nós”. Judá desistiu de Judá, se acostumou com a escravidão. Não quer lutar. A espada do espirito está encostada, não tem mais couraça da justiça, não tem mais o cinto da verdade, não tem mais capacete da salvação, não tem mais escudo da fé, não tem mais sandálias.  

Modercai falou para Ester: “Se você se calar agora, Deus levantará de outra parte livramento e socorro para o seu povo”. Deus precisou levantou um homem impulsivo, que se enamorou de uma filisteia,  que gosta de mel tirado da carcaça de um leão, que faz enigmas irresponsáveis e se esconde na caverna para libertar seu povo da escravidão.

Conclusão

“Quando ia chegando a Leí, os filisteus foram ao encontro dele aos gritos. Mas o Espirito do Senhor apossou-se dele. As cordas em seus braços se tornaram como fibra de linho queimada, e os laços caíram das suas mãos” (Jz 15.14). Novamente, temos a expressão “O Espirito do Senhor se apossou...”. Como naquele dia que veio o leão e rasgou o animal no meio, como se fosse um cabrito. Como em Ascalom e matou trinta homens tirando suas vestimentas.

“Encontrando a carcaça de um jumento, pegou a queixada e com ela matou mil homens”. Uma queixada de jumento, ou seja, uma carcaça da cabeça do jumento, conseguiu ferir mil homens! Os filisteus não consideraram o poder do Espirito Santo na vida de um homem. Aliás, homens subestimam o poder de Deus. Pensaram que haviam matado Jesus, mas no terceiro ele ressuscitou. Paulo era perseguidor da igreja, mas encontrou-se com Jesus e se tornou apostolo de Cristo. O sangue dos mártires foi a semente da igreja. 

Quando terminou de ferir os filisteus, pela primeira vez Sansão orou ao Senhor: “Deste pela mão do teu servo essa grande vitória”. Ou seja, reconheceu que Deus lhe deu vitória, que foi Deus que lhe deu força para matar o leão, foi Deus que lhe deu força para ferir os trinta homens. Tudo é Deus em nossa vida!

Em seguida faz um pedido ao Senhor: “Morrerei eu agora de sede para cair nas mãos dos incircuncisos?” Então o Senhor da rocha fez sair água e Sansão tomou da água e suas forças foram renovadas. O Deus do passado é o Deus presente, é o mesmo que fez da rocha sair agua, é o mesmo ontem, hoje e eternamente. E termina dizendo o capitulo: “Sansão liderou Israel durante vinte anos no tempo do domínio dos filisteus” (Jz 15.20).

 

 

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