domingo, 18 de agosto de 2024

 O perigo da janela Atos 20.7-12 

O apostolo Paulo está em Troade, divisa da Ásia com a Europa, era “o primeiro dia da semana”. O domingo passou a ser chamado de Dia do Senhor, pois foi nesse dia que Jesus ressuscitou dentre os mortos. Também, foi no primeiro dia da semana que o Espirito Santo foi derramado sobre a igreja (Atos 2.1), ou seja, cinquenta dias após a ressureição de Jesus.

E o apostolo Paulo pregava a palavra de Deus. Essa era a paixão dele: pregar, anunciar, proclamar, evangelizar, falar do grande amor de Deus, em todos os cantos que ele passava, pregava. Em Filipos, ele pregou; em Tessalônica, ele pregou; em Corinto, ele pregou; em Atenas, ele pregou; em Efésios, ele pregou. E, agora, em Trôade, ele estava participando de um culto de domingo, era culto da ceia do Senhor e pregando o evangelho. E naquela noite, pensando em viajar no dia seguinte, ele pregou até meia noite.

1)     Um jovem na janela

O texto diz que estavam reunidos no terceiro andar. O culto estava acontecendo, a casa estava cheia, era muita gente para ouvir o apostolo Paulo. “Havia muitas tochas iluminando a grande sala” (Atos 20.7). E o culto acontecia com louvores, testemunhos, adoração e, por fim, a pregação do evangelho.

E “certo jovem chamado Eutico” (afortunado) se assentou na janela “adormeceu profundamente durante o longo sermão de Paulo. Vencido pelo sono, caiu do terceiro andar. Quando tentaram erguê-lo, já estava morto” (Atos 20.9).  

Surge uma pergunta: “Quem aqui, já não sentou em uma janela?”. Imagine uma janela no terceiro andar! A gente sabe que é errado, a gente sabe que não pode, a gente sabe que é perigoso, mas infelizmente, o ser humano namora com o perigo. Mais uma coisa, o jovem Eutico não estava conectado com o culto, estava sonolento, enquanto o culto acontecia. Hoje, Deus lhe chama para acordar, para despertar do sono está mais perto do que quando aceitamos a fé.

Ele procurou um lugar em todos os cantos, olhou em todos os bancos, em todas as cadeiras, mas todos estavam tomados pelas pessoas. O diabo sussurra em muitos ouvidos que não existe lugar para você, que esse lugar está fechado, que não tem mais espaço. No entanto, sabemos que é esse é o local que você precisa, que você necessita, aqui é a igreja, é a casa de Deus, é o local de adoração, é o local de restauração, é aqui que Deus se manifesta em sua vida. Foi Deus que lhe trouxe aqui nesta noite, e Deus tem compromisso com você.

Ele olha e vê a janela e se aproxima dela. Na janela dá pra ver a rua, ver as pessoas passando por baixo, dá pra ver as mulheres e os homens, ou seja, quem está na janela está sempre espiando do lado de fora. Ficar na janela é ter a atenção dividida e o coração distraído por muitas coisas. MAS, DO LADO DE DENTRO, tem culto, tem pregação, tem gloria, tem aleluia...o Espirito Santo está movendo a igreja.

Mas, infelizmente, ele olha pra janela do lado de fora, olhando atentamente o que acontece lá fora, olhando para as coisas deste mundo,  olhando para o celular enquanto o culto acontece. INFELIZMENTE, HOJE TEMOS UMA GERAÇÃO, que está se sentindo confortável na janela. Não está vendo o sobrenatural acontecer em sua vida, porque está na janela.

Ainda não experimentou o batismo com o Espirito Santo, porque está na janela. Não está preocupado em crescer na graça e no conhecimento, porque está na janela. Não está preocupado em evangelizar os seus amigos e parentes, porque está na janela. MAS, NÃO PODEMOS NOS ACOMODAR, não podemos ficar na janela olhando para fora e para dentro, titubeando na fé cristã, ora quer ora não quer. É hora de servir ao Senhor, buscar a sua presença poderosa. Tem que estar do lado do Senhor.

A pessoa que está na janela não tem foco. Não tem resolução. Não tem convicção, é facilmente conduzido pelo conselho dos outros. E, quando chega na igreja, tem sono, está desatento. O crente que em sono não glorifica, o crente que tem sono, não consegue captar o ambiente do culto, o crente que tem sono não acredita, o crente que tem sono não exalta ao Senhor, o crente que tem sono não adora.

Jesus lhe acordou quando te salvou, te achou perdido no pecado. Depois, Jesus lhe batizou com o seu Santo Espirito, que momento gostoso, nossa alma reviveu, sentimos sua gloria, sua presença sobre as nossas vidas. E, agora, Jesus quer novamente se manifestar em nossa vida, Jesus quer manifestar sua gloria, sua presença, fazer acontecer coisas novas e grandes em sua vida.

2)     Queda

Nenhuma queda acontece do dia para noite. O processo da queda é lento. As pessoas falam: “o fulano caiu”. Mas, já vinha caindo há algum tempo. E Eutico caiu da janela! Quem cai de uma janela cai para fora, não para dentro, ele caiu do terceiro andar e morreu!

Interessante, que ele caiu, mas o culto continuou. O culto não vai parar, a pregação não vai parar, porque você parou. A igreja não vai parar, a igreja é de Jesus, ela não para, não estacionar. Deus não parar de salvar, porque você parou. O culto é para Deus, a gloria é de Deus, o reino de Deus avança...

Mas, a grande diferença é que Paulo parou para ajudar. Paulo desceu até onde está o corpo do jovem Eutico e viu que o rapaz estava morto, sem vida. O que o apostolo Paulo fez: “...descendo Paulo, debruçou-se sobre o rapaz e o abraçou, declarando: “Não vos alarmeis, pois sua alma vive!”. O Espirito ainda está nele....Ainda tem vida, ainda tem história, ainda tem esperança....

Conclusão

Hoje é a noite de você sair da janela para ter um encontro com Deus, é a noite para você sair da janela e experimentar o milagre de Deus em sua vida; é noite de sair da janela para ser batizado com Espirito Santo; é noite de sair da janela porque Deus quer se manifestar em sua vida.  ENTENDA: O QUE ESTÁ AQUI DENTRO É MAIS IMPORTANTE DO QUE ESTÁ LÁ FORA, NADA DO QUE TEM LÁ FORA LHE SERÁ O SUFICIENTE, NADA LHE SATISFARÁ.

 

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário