domingo, 30 de junho de 2024

 Quando a culpa vem Zc 3.1-7 

Introdução

Vivemos dias de acusação, de passado sombrio, cheio de marcas, cicatrizes, e, diante disso, muita gente em estado de desespero sem saber o que fazer com diante dessas angustias. Diante disso cresce a ansiedade e a depressão e tem se tornado o mal do século.  Homens e mulheres na meia idade carregando fardo do passado; adolescentes e jovens se contorcendo, se automutilando, pois não sabem o que fazer com as dores da alma.

1)     Um tribunal

O texto de Zacarias 3, nos coloca em um tribunal de julgamento. Alguém está sendo acusado: sacerdote Josué, sumo sacerdote da casa do Senhor. Era a pessoa que tomava conta das coisas de Deus, que recebia as pessoas e oferecia sacrifícios a Deus. Ele está amuado, quieto, envergonhado, cheio de culpa.

Temos o acusador: “Satan, Satanás, o adversário estava à direita de Josué”; é o opositor: “Ele veio para matar, roubar e destruir”. Ele veio para colocar o dedo na ferida, trazer à lume o pecado, apontar nosso erros, fracassos e pecados.

No versículo 2, temos o advogado de defesa: “O anjo do Senhor”. Toda vez que a expressão aparece com o artigo definido “o” refere-se ao filho de Deus, Jesus Cristo, é uma teofania, uma aparição de Deus em forma física. E o anjo do Senhor diz ao acusador: “Que o Senhor te repreenda, Satanás! Ora, vê este homem! ... não parece um tição tirado do fogo” (v.2). Portanto, nós temos um advogado: “Meus filhinhos, estas coisas vos escrevo, para que não pequeis; e se alguém pecar, temos um advogado para com o Pai, Jesus Cristo, o justo” ( 1 Jo 2.1).

2)     O que isso significa para nós?

Estamos constantemente nesse tribunal; a culpa tem perseguido muitas pessoas. O numero de pessoas em busca de terapia é assustador; sim, em busca de psicanalistas e psiquiatra para acalmar, abrandar os anseios da alma. O sentimento de culpa tem causado doenças psicossomáticas, como doenças na pele, nos ossos, doenças cardíacas. Tudo por conta da culpa...

Josué está quieto dias das acusações, calado, não se justifica, não fala e sem saber o que fazer, sem saber o que falar, sem saber como reagir...Meus amados, não espere piedade do diabo, ele mete a mão na ferida e aperta com muita força...

Diante disso: pessoas perdem o pico para trabalhar, para produzir, para acordar de manhã, para viver, existe um horizonte sombrio. O pai, devido a culpa, não consegue aconselhar o filho. E a memória sempre trazendo à tona o que aconteceu...

3)     O que fazer?

Primeiro: “Estar diante do anjo do Senhor”. Segundo: Não usar palavra em defesa própria, Josué não fala, deixa que sua defesa venha de Deus: “Ele é um tição tirado do fogo”.

Deus te ama, Deus lhe estende a mão, Deus lhe tira do “charco de lodo”, Deus não te decepciona, Deus não vira as costas para você. “Ele é um tição tirado do fogo”.

Ora, Josué, vestido de roupas impuras”. Roupas impuras é pecado, é mancha, iniquidade... E o anjo lhe diz: “tirem as roupas impuras dele”. E lhe diz em seguida: “Eis que eu tirei de ti o teu pecado, e te vesti com roupas novas”. Diz o profeta Isaias: “Embora os vossos pecados sejam vermelhos como escarlate, eles se tornarão brancos como a neve; embora sejam rubros como purpura, como a lã se tornarão” (Is 1.18).

“Coloquem um turbante limpo em sua cabeça” (v.5). enquanto que o diabo lhe diz: “Não tem mais jeito, está acabado, sua vida não tem mais sentido, você é um fracassado”. O anjo arrazoa e lhe coloca um turbante sobre a tua cabeça. Entenda: a última palavra para sua vida não é o que alguém lhe disse ou o que o diabo lhe falou, mas a última palavra vem de Deus. E de Deus tem turbante!

O sumo sacerdote para oficializar no templo usava um turbante. Turbante fala de serviço, turbante fala de promessa de Deus, turbante fala de ousadia na presença de Deus, turbante fala da presença de Deus, turbante fala de sonhos estagnados.

Conclusão: E agora, como viver?

Viver mediante a obediência. “Se você andar nos meus caminhos e obedecer aos meus preceitos, você governará a minha casa e também estará encarregado das minhas cortes, e eu lhe darei um lugar entre estes que estão aqui” (Zc 3.7).

Nenhum comentário:

Postar um comentário