domingo, 2 de junho de 2024

 Onésimo Filemon 1,1-12 

Introdução

A carta que o apostolo Paulo escreveu a Filemon na prisão,  é um opúsculo, uma pequena correspondia, ou um cartão postal . Das treze cartas que ele escreveu, Filemon é a mais breve, apenas 25 versículos. Embora uma carta curta, ela é imensa em verdade.  

É uma carta endereçada a Filemon, um homem abastado da Asia Menor, que era casado com Áfia e tinha um filho chamado Arquipo que atuava como cooperador na obra de Deus. A igreja reunia em sua casa, era ali que acontecia os cultos de adoração e pregação da palavra de Deus (v.2).

No versiculo 6 Paulo fala da fé de Filemon em Cristo Jesus. E no versiculo 7, "sua bondade tem revigorado o coração do povo santo". Duas qualidades importantes de Filemon, sua fé em Cristo e sua forma de revigorar o coração dos crentes. 

Um dos servos, ou escravo de Filemon era Onésimo, que furtou um bem e fugiu indo para Roma, uma enorme cidade, uma bagunça de civilização. No entanto, em Roma, ele foi preso e colocado na mesma cela que estava o apostolo Paulo. E ser colocado na mesma cela onde estava Paulo significava que iria ouvir, com toda certeza, a mensagem de Jesus Cristo. E Onésimo ouviu e se converteu e se tornou um discipulo de Paulo na prisão em Roma. 

1)     Paralelos

A história de Onésimo (que significa útil, quando fugiu se tornou inútil) guarda muitos paralelos, semelhanças com a história de todos nós. A primeira semelhança é que todos fugimos de Deus em algum momento em uma busca obcecada e frenética pelo pecado. Como o filho pródigo que pegando sua herança “partiu para uma terra distante” (Lc 15.13).  Toda vez que queremos fugir, todos vez que pensamos que não temos casa, somos fugitivos como Onésimo.

Como aquele menino, ou aquela menina que vai para universidade, ou algum instituto, onde os professores ensinam que Deus não existe, que Deus é uma construção ocidental e que nunca existiu. Então, ele prefere acreditar nas palavras dos professores que acreditar na Palavra de Deus, que é inspirada, que é poderosa, que é majestosa.

A segunda semelhança que partilhamos com Onésimo é que nossa culpa era grande e a pena severa. Ele, além de fugir da casa do seu senhor, também havia furtado, roubado pertences. Portanto, era duplamente culpado. Segundo a lei romana, ele podia ser preso, torturado e morto. Agora, imagina você continuar como um fugitivo errante, sem rumo, ao léu desse mundo e se você morrer? Passará a eternidade sem Deus. Mas, Onésimo, na prisão, encontrou-se com Cristo através do ministério de Paulo e tornou-se um novo homem, lavado no sangue de Jesus.

Assim, como Onésimo, alcançou a salvação em Cristo Jesus, você também pode alcançar a mesma salvação. Basta confessar com a sua boca que Jesus Cristo é o Senhor (Kurios) e crê em seu coração, que com toda certeza, sua vida será mudada. 

Uma terceira comparação é que a graça concedeu o direito de apelação. Nos dias de Onésimo, o direito romano, determinava que um escravo fugitivo poderia ter um associado ou um membro da família como advogado e que levaria seu caso ao proprietário. O apostolo Paulo agiu como advogado, rogando o perdão para Onésimo.

Da mesma forma, Jesus Cristo é o nosso advogado, é aquele que está ao nosso lado, que nos defende das acusações do inimigo. Ele é o único mediador entre Deus os homens, somente ele pode rogar pelos teus pecados, mais ninguém. O apostolo João em sua primeira carta ensina: "Se, todavia, alguém pecar, temos advogado junto ao Pai, Jesus Cristo, o justo; ele é a propiciação pelos nossos pecados e não somente pelos nossos próprios, mas ainda pelos do mundo inteiro" (1 Jo 2.1). 

Em João 14.6: “Eu sou o caminho, a verdade, e a vida. Ninguém vem ao Pai, a não ser por mim”. O apostolo Paulo afirmou: “Porque há um só Deus, e um só mediador entre Deus e os homens, Jesus Cristo, o homem” (1 Tm 2.5). Em Atos 4.12 lemos: “E em nenhum outro há salvação, porque também debaixo do céu nenhum outro nome há dado entre os homens, pelo qual devemos ser salvos”.  JESUS VEIO AO MUNDO PARA NOS SALVAR, MORREU PELOS NOSSOS PECADOS, MAS NO TERCEIRO ELE RESSUSCITOU.

Conclusão

Talvez você esteja fugindo como Onésimo ou como o filho pródigo. Assim, talvez você tenha chegado a um impasse, uma inquietação, uma insatisfação em sua alma. Nada lhe satisfez, nada lhe aquietou, nada, nada lhe preencheu. Nada....

Talvez você tenha começado a perceber se não parar de correr, pode acontecer coisas piores em sua vida.

E também você tem que entender que “nenhum homem é uma ilha”, os nossos pecados, nossas inconsequências, causam impacto sobre outras pessoas, especialmente aquelas mais próximas de nós.

Você não vai conseguir arrumar ou consertar as coisas. Sua necessidade é o perdão do Deus Todo Poderoso. Pare e dê meia volta. Você tem um advogado, ele é Jesus Cristo, o justo, que veio para libertá-lo.

 

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário