quinta-feira, 28 de dezembro de 2023

 O homem da mão mirrada Mc 3.1-6 

Nosso maior erro como igreja é valorizar o sacrifício e esquecer da misericórdia. Ou, valorizar o culto, os louvores, a palavra ofertória, a guarda de um dia santo, etc. E não atentar para a misericórdia, a necessidade das pessoas. Alias, os fariseus estavam muito preocupados com o sábado, com suas ordenanças, o que podia ou não fazer. Em Oséias diz: “Eu quero misericórdia e não sacrifício” (Os 6.6).

1)     Um culto acontecendo

Jesus entrou numa sinagoga em um dia de sábado para cultuar. Aliás, ele tinha o habito de cultuar, de estar no templo, adorando, lendo as escrituras e aprendendo. Então, se Jesus frequentou as sinagogas, nós, como cristãos, temos o dever de frequentar nossas igrejas, participarmos dos cultos semanais. Em Lucas, capitulo 4, Jesus está em Nazaré, sua terra natal, então, ele vai numa sinagoga e faz a leitura do texto de Isaias.

Em seguida, vemos na sinagoga, um homem com uma das mãos mirradas. O evangelista Lucas afirma que era a mão direita (Lc 6.6). Pensa você, numa época como essa, ter a mão direita mirrada, ou ressequida, ou atrofiada? Não havia aposentadoria para invalidez. Ele enfrentava dificuldade para trabalhar, para produzir como chefe de família. Outrossim, diz o texto, que na sinagoga, ficava sempre no canto, como se tivesse uma maldição sobre ele.

Haviam também religiosos, fariseus. Homens da lei, homens endurecidos, homens sem misericórdia. E o texto nos diz que o objetivos dos fariseus naquele culto era “...procurando um motivo para acusar Jesus; por isso o observavam atentamente...” (Mc 3.2). Jesus estava sempre confrontando com os religiosos; no capitulo 2 Jesus foi questionado por que os seus discípulos estavam pegando espigas de milho no dia de sábado e a resposta dele foi: “O sábado foi feito por causa do homem...e o Filho do homem é o Senhor até mesmo do sábado” (Mc 2.27-28).

Aliás, Jesus curou sete vezes no sábado. Ele libertou um endemoninhado no sábado; ele curou a sogra de Pedro no sábado; curou um paralitico no tanque de Betesda no sábado; ele curou o cego de nascença no sábado; ele curou uma mulher que vivia 18 anos encurvada no sábado; ele curou um homem com barriga de água no sábado e, finalmente, curou esse homem cuja mão era ressequida no sábado.

Para Jesus o sábado não era um dia para não fazer nada, mas era um dia de produtividade, era um dia para fazer o bem. E, não ficar numa rede deitado sem fazer absolutamente nada! Ou ficar o dia todo na frente de uma televisão, ociosamente.

Interessante, na lei de Moisés afirma “...se uma ovelha cair numa cova, não lançara mão dela, e a levantará?” (Mt 12.11). o que é mais importante? Animais ou ser humano? Infelizmente, em nossa sociedade, as pessoas valorizam mais animais do que o ser humano. No entanto, para Jesus, o seu foco era sempre estender as mãos aos seres humanos.

Para Jesus, a vida humana, custaria sua própria vida. Jesus veio para morrer, para sofrer pelos seres humanos.

Conclusão – a cura

Jesus olha para os fariseus e pergunta: “O que é permitido fazer no sábado; o bem ou o mal, salvar a vida ou matar? Mas eles permaneceram em silencio” (Mc 3.4). Essa atitude dos fariseus deixou Jesus “irado” e “profundamente entristecido por causa dos corações entristecidos” (Mc 3.5).

Jesus olha para o homem de mão mirrada e lhe diz: “Levante-se...”. Jesus queria libertar as pessoas não somente do jugo religioso pesado, mas também de suas enfermidades. Como aquela mulher do fluxo de sangue que foi curada por Jesus; ou, como o servo do centurião de cafarnaum, que recebeu a cura pelo poder de Jesus.

Em seguida lhe diz: “Venha para o meio”. Saia do canto escuro da sala, saia desse espirito de vitimização, autopiedade. Está na hora de você romper com seus traumas, seus complexos, suas fobias, seus medos. Saia do canto da parede, saia do anonimato, venha para o meio.

Como Jacó que teve um encontro com Deus no vale de Jaboque, como Namã que foi curado pelo poder de Deus da sua lepra. Então, “venha para o meio”, venha se libertar, receber a cura de Deus em sua vida.

E, por fim, Jesus lhe diz: “Estenda a sua mão” (mão direita). É um ato de fé, você acredita, você confia, que Jesus Cristo pode te curar, te sarar, te regenera, mudar sua vida. Quando Deus dá uma ordem o impossível acontece.

Jesus disse para Pedro: “Lança sua rede em águas profundas”; Jesus no tanque Betesda curou um homem que vivia aleijado por 38 anos. Em Betânia, Jesus ressuscitou Lázaro que havia 4 dias enterrado.

  

Nenhum comentário:

Postar um comentário