terça-feira, 1 de agosto de 2023

 Uma igreja viva Atos 2.42-47 

O que presenciamos nos dias atuais é uma igreja tímida ou indo para um estado de erosão, como tem acontecido com algumas igrejas da Europa. O dicionário define erosão em termos simples: “ato de um agente que erode, que corrói pouco a pouco”. Ou seja, a erosão não ocorre rapidamente, mas sempre de modo vagaroso, age sempre em silencio. Portanto, não é algo que possa ser, às vezes, visível, mas é sutil.

A queda não acontece de uma hora para outra. Não! Ao contrário, a corrosão espiritual ocorre em etapas...de maneira lenta e destrutiva. Pode suceder a pessoas e, certamente, pode ocorrer com a igreja. Fiquei sabendo de uma igreja que deixou de funcionar mas nenhum dos vizinhos sentiram a sua falta.  

C.S. Lewis, em seu livro Cartas de um diabo a seu aprendiz, escreveu: “Com efeito, a estrada mais segura para o inferno é aquela ladeira gradual e suave de chão macio, sem curvas acentuadas, sem marcos de quilômetros e sem placas de sinalização”. Vejam os termos: “ladeira gradual e suave de chão macio”, “sem curvas acentuadas”, “sem marcos de quilômetros” ou “placas de sinalização”. A igreja precisa de marcos e placas  como placas de neon para sinalizar, para dirigir, para corrigir, para exortar, para aconselhar, para admoestar acerca dos caminhos eternos do Senhor. 

1) O começo de tudo – Cesaréia de Filipe

A palavra igreja ocorre pela primeira vez no evangelho de Mateus, em Cesáreia de Filipe, um território gentio ao Norte de Jerusalém. Jesus perguntou aos seus discípulos: “Quem os outros dizem que o Filho do homem é” (Mt 16.13). Então os discípulos responderam: “Alguns dizem que é João Batista; outros Elias; e ainda outros, Jeremias ou um dos profetas” (v.14). 

Então, Jesus olha para os discípulos e faz uma pergunta incisiva: “E vocês? Quem acham que eu sou? (v.15). Pedro, impulsivamente, cheio do Espirito diz: “Tú és o Cristo, o filho do Deus vivo” (v.16). Diante dessa afirmação, Jesus diz a Pedro: “Feliz é você, Simão, filho de Jonas! Por que isto não foi revelado por carne ou sangue, mas por meu Pai que está nos céus. E lhe digo que você é Pedro, e sobre esta pedra edificarei a minha igreja, e as portas dos Hades não poderão vencê-la” (Mt 16.17-18). Algumas lições podemos aprender desses versículos: 

Primeiro, Jesus deixa certo desde o inicio que ele seria o arquiteto da igreja “Tú és o Cristo, o Filho do Deus vivo...e sobre esta pedra edificarei a minha igreja...”Ele é o idealizador, Ele é o que protege “Saulo, Saulo, por que me persegues” (Atos 9.4) é o  que a governa a igreja.

Segundo, a palavra edificarei aponta para o futuro. Jesus não disse “edifiquei” ou “estou edificando”, mas “edificarei”. Portanto, a igreja ainda não existia quando Jesus pronunciou essas palavras. A igreja iniciaria em Atos 2 e, a partir daí, cresceria e continuaria crescendo.

Terceiro, a palavra MINHA atesta domínio e autoridade. Cristo não é somente o idealizador e o construtor da igreja, mas também é o cabeça da igreja “Ele é o cabeça do corpo, que é a igreja; é o princípio e o primogênito dentre os mortos...” (Cl 1.18). Diante disso, perguntamos: Cristo é o cabeça da nossa igreja local? Ele tem a primazia em nosso ministério? Tudo o que fazemos tem a ver com Jesus e o seu reino?

2) A manifestação – Jerusalém

Saindo de Cesaréia e descendo para o sul o cenário é Jerusalém. Jesus foi para cruz, morreu e no terceiro dia ressuscitou. Antes de ascendes aos céus exortou aos seus discípulos: “Não saiam de Jerusalém, mas esperem pela promessa de meu Pai, da qual lhes falei. Pois João batizou com água, mas dentro de poucos dias serão batizados com o Espirito Santo” (Atos 1.4). Então, no dia de Pentecostes, o Espirito Santo se derramou sobre os discípulos de Jesus – 120 discípulos – entre homens e mulheres: “todos ficaram cheios do Espirito Santo e começaram a falar noutras línguas, conforme o Espirito os capacitava” (At 2.4). 

E assim eles se tornaram, com coragem e audácia, suas testemunhas em Jerusalém. O testemunho deles espalhou-se rapidamente, e não tardou a surgir discípulos, a ordem de Jesus era para serem: “...testemunhas...em Jerusalém, em toda Judéia e Samaria, e até os confins da terra” (Atos 1.8). o que estava acontecendo? Exatamente o que Cristo havia prometido em Cesaréia de Filipe: Jesus começara a construir a sua igreja.

Igreja é a coletividade “nós somos a igreja”. Somos templo do Espirito Santo e membro do corpo de Cristo, mas a igreja é a junção de vários membros. O termo igreja vem do grego ekkklesia é construído da raiz do verbo kaleo que significa chamar. A igreja é assembleia, congregação para reunir-se. 

 Quando o apostolo Pedro pregou o primeiro sermão em Atos 2, observem que as pessoas ao ouvirem a mensagem a respeito das boas novas de Jesus, “aceitaram” e disseram: “Irmãos, que faremos” (Atos 2.37), isto é, reconheceram a verdade pelo que ela é, e creram nela. Então, ouviram a respeito da morte de Cristo por seus pecados e então creram em Jesus: os que aceitaram na mensagem de Pedro foram batizados naquele dia: três mil pessoas. O corpo de Cristo em Jerusalém multiplicou 26 vezes, de 120 para 3120.

3) sendo igreja

Como viviam os primeiros cristãos? “Eles se dedicavam aos ensinos dos apóstolos e à comunhão, ao partir do pão e às orações” (Atos 2.42).

“Ensino dos apóstolos” Para que um grupo de irmãos se torne o tipo de igreja que Jesus prometeu construir é necessário haver doutrina dos apóstolos. Hoje a igreja tem acesso a toda doutrina dos apóstolos por meio da Palavra de Deus. O ensino da verdade de Deus produz na igreja raízes profundas que fornecem alimento e estabilidade. Hoje temos o Antigo Testamento e o Novo Testamento para serem estudados e garimpados, visando o nosso crescimento. 

“A comunhão”. O termo original para comunhão é koinonia e se refere a relacionamentos íntimos e mútuos nos quais as pessoas compartilham coisas em comum e permanecem envolvidas umas com as outras; dividindo tanto as dificuldades quanto as alegrias. Na igreja, a Palavra de Deus não é apenas aprendida por meio da pregação; também é vivenciada por meio da comunhão. “Alegrai com os que se alegram e chorai com os que choram” (Rm 12.15). 

“O partir do pão”. Se refere à ceia do Senhor, procedimento observado nas reuniões do primeiro cristão. Diz a palavra de Deus: “No primeiro dia da semana, estando nós reunidos com o fim de partir o pão...” (Atos 20.7). Primeiro, eles foram batizados (Atos 2.41), significando nossa vida, conversão, arrependimento, mudança de vida em Cristo Jesus. Segundo, partia o pão, representou nossa comunhão verdadeira e real com o nosso Senhor Jesus Cristo.  

“Oração”. Eles passavam tempo em adoração ao Senhor, confessando seus pecados, intercedendo pelos outros, pedindo sustento a Deus e agradecendo-lhe as bênçãos recebidas, exatamente como Jesus os ensinou a orar. 

Conclusão

“Todos os dias, continuavam a reunir-se no pátio do templo. Partiam pão em suas casas, e juntos participavam das refeições, com alegria e sinceridade de coração, louvando a Deus e tendo a simpatia de todo povo. E o Senhor lhes acrescentava diariamente os que iam sendo salvos” (Atos 2.46-47).

Observe que, como resultado da dedicação daqueles cristãos aos elementos essências: “ensinos dos apóstolos, comunhão, o partir do pão e a oração”, a igreja continuava a expandir e a crescer. Primeiro, os 120 discípulos do cenáculo que receberam o batismo com Espirito Santo se estenderam para 3000 discípulos. Mas não parou... 

Mas, muitos dos que tinham ouvido a mensagem creram, chegando o numero dos homens que creram a perto de cinco mil” (Atos 4.4).  Pedro e João foram presos por pregarem a palavra de Deus, mesmo assim, a igreja não parava de crescer.

“Em números cada vez maior, homens e mulheres criam no Senhor e lhes eram acrescentados” (Atos 5.14). Não obstante o pecado de Ananias e Safira, tentando mentir ao Espirito Santo, a igreja crescia, se expandi.

“Assim, a palavra de Deus se espalhava. Crescia rapidamente o numero de discípulos em Jerusalém; também um grande numero de sacerdotes obedecia à fé” (Atos 6.7). Aqui fala de diáconos como Estevão, homens cheios do Espirito Santo e sabedoria divina pregavam a palavra de Deus com ousadia.

“A igreja passava por um período de paz em toda Judéia, Galiléia e Samaria. Ela se edificava e, encorajada pelo Espirito Santo, crescia em números, vivendo no temor do Senhor” (Atos 9.31). momentos de perseguição a igreja crescia e também em momentos de paz.

E o que falar da igreja de Antioquia? “A mão do Senhor estava com eles, e muitos creram e se converteram ao Senhor. Noticias desse fato chegaram aos ouvidos da igreja de Jerusalém, e eles enviaram Barnabé a Antioquia. Este, ali chegando e vendo a graça de Deus, ficou alegre e os animou a permanecerem fieis ao Senhor, de todo o coração” (Atos 21.21-23). 


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário