terça-feira, 29 de agosto de 2023

 O chamado do profeta Ezequiel – Ez 2 

Introdução

Ezequiel, era filho de Buzi, o sacerdote e fora levado ao exilio na Babilônia, junto com dez mil cidadãos de Judá. Quando estava com 30 anos, idade da maturidade, do chamado para ser sacerdote, estava as margens do rio quebar. E de repente veio uma “terrível tempestade...vindo do Norte...com relâmpagos e raios intensos, carcada por uma fonte luz brilhante”, no meio da tempestade ele viu quatro seres viventes – querubins – com quatro rostos: homem, leão, boi e águia e quatro asas cada um. 

Junto aos seres viventes, ele viu rodas “que reluziam como berilo e seus aros estavam cheias de olhos”. As rodas obedeciam aos movimentos dos seres viventes e os seres viventes obedeciam ao movimento do Espirito de Deus. E, por cima de tudo, havia um trono que parecia de safira e sentado nele “uma figura que parecia homem”, que reluzia, resplandecia como fogo. Diz Ezequiel: “...quando vi, dobrei-me com o rosto em terra”, ou “...coloquei o rosto no pó...”. Todo seu corpo tremia, a tal ponto que não conseguia ficar em pé, diante da gloria de Deus. 

A “glória” mencionada no v.28 aparece em pontos chave do livro e em locais diferentes. Aparece na Babilônia junto ao rio Quebar, depois aparece no templo em Jerusalém. E, ainda, o profeta registra: “A mão do Senhor esteve ali sobre mim, e ele me disse: Levante-se e vá para planície, e lá falarei com você. Então me levantei e fui para a planície. E lá estava a glória do Senhor, glória como a que eu tinha visto junto ao rio Quebar. Dobrei-me, rosto em terra” (Ez 3.22-23 NVI).

Em João capitulo 4, Jesus falava com a mulher samaritana e no meio da conversa ela disse: “Porque os judeus insistem que Jerusalém o único lugar de adoração, enquanto que nós, os samaritanos...monte Gerizim...”. Mas Jesus vai lhe diz que a glória de Deus, que a presença de Deus não está limitada a um local: “...os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em espirito e em verdade. O Pai procura pessoas que o adorem desse modo. Pois Deus é Espirito, é necessário que seus adoradores o adorem em Espirito e em verdade” (Jo 4.20,23-24). 

1)     “...O Espirito entrou em mim...”

Ezequiel estava de joelhos com o rosto em pó “Ora, põe o teu rosto rente ao pó da terra...talvez ainda haja esperança” (Lm 3.29).

O impacto da visão lhe afetou profundamente, todo o seu corpo foi atingindo pela gloria de Deus. Portanto, é impossível termos uma experiência com Deus e ficarmos do mesmo jeito, sem nenhuma mudança de vida. Então continua o profeta: “...e ouvi a voz de alguém falando” (v.28). E o que disse a voz? “...filho do homem, fique de pé, pois eu vou falar com você. Enquanto ele falava, o Espirito entrou em mim e me pôs de pé, e ouvi aquele que me falava” (Ez 2.1). 

“Filho do homem” A expressão hebraica “Ben-Adam”, “filho do homem”, é utilizada por mais de 90 vezes em Ezequiel, e tem o sentido de “Tu que nasceste da carne frágil e foste instruído com as ideias humanas”

Ezequiel recebeu unção divina. O poder celestial tomou conta do profeta; sua mente foi radicalmente mudada e elevada; sua mensagem tornou-se poderosa. O homem humilde tornou-se um leão de Deus. Ele recebeu poderes especiais e coragem que não tinha antes...Em Jerusalém depois da ascensão de Jesus, os apóstolos estavam no cenáculo tímidos, até que o Espirito Santo desceu sobre os apóstolos e se tornaram testemunhas de Cristo em todos os lugares.... 

2)     profetiza

Primeiro, eu te envio aos filhos de Israel, uma nação rebelde. “Filho do homem, vou enviá-lo aos israelitas, nação rebelde que se revoltou contra mim...” (Ez 2.3). “...eles são um caso difícil, o povo a quem estou enviando você está calejado por seus pecados” (A mensagem). Isto é, esse povo virou as costas para Deus, vivem a vida do jeito deles, sem nenhum compromisso com Deus. 

Segundo os filhos são de duro semblante e obstinado de coração. “O povo a quem vou enviá-lo é obstinado de coração” (Ez 2.4). Esse versículo fala do coração duro e obstinado do povo. Ou seja, esse povo rebelde e obstinado reagirá à sua mensagem de maneira agressiva, dolorosa e venenosa. O versículo termina: “Assim diz o Soberano, o Senhor”, isto é, Adonai-Yahweh, o nome que Ezequiel mais empregou, 217 vezes. Ele é o Senhor Eterno Deus, o Soberano Eterno. 

Terceiro, “Quer eles ouçam quer não...hão de saber que esteve no meio deles um profeta” (Ez 2.5). Ezequiel foi chamado para ser profeta. O que é ser profeta? O profeta leva as pessoas a conhecer a Deus; quem ele é, suas características, palavras e ações. O profeta suscita nossa ira ao rejeitar nossos eufemismos (tornar um pecado mais brando, agradável), revelar nossos disfarces, hipocrisias; trazendo a tona nossos pecados escondidos e egoístas. 

Quarto, não tema...ainda que haja sarças e espinhos para contigo. “Não tema, ainda que suas ameaças o cerquem com urtigas, espinhos e escorpiões” (Ez 2.6 NVT). Pregar aos israelitas seria como habitar entre escorpiões e ser cercado de espinhos. Entre esses “escorpiões e espinhos” haveria gente insensível à santidade de Deus, incomodada pela mensagem do profeta e muitos falsos profetas. A tarefa seria difícil, mas tinha que ser executada, senão o profeta ficaria tão desobediente como seus ouvintes “Não seja rebelde como como eles. Abra a sua boca...” (Ez 2.8).

3)     abra a boca e coma o que vou lhe dar

Abre a boca e come. O profeta recebeu ordem de comer o rolo e obedeceu a Palavra de Deus, em constaste com o povo rebelde. As ordens: tome; leia; coma; assimile. Fale. O profeta era instrumento de comunicação, a voz de Deus, não o inventor daquilo que estava escrito. 

Paulo diz a Timóteo: “Procura apresentar-te diante de Deus aprovado, como obreiro que não tem de que se envergonhar, que maneja bem a palavra da verdade” (2 Tm 2.15). O Salmo 119 aconselha: “Como pode o jovem viver uma vida pura? Seguindo cuidadosamente o mapa da tua palavra. Estou decidido na tua procura; não permitas que eu passe sem ver as placas que puseste no caminho. Guardei tuas promessas na caixa-forte do meu coração, para que eu não vá à falência” (Sl 119.9,10).

 Em apocalipse 10, João viu um anjo que estava em pé entre o mar e a terra e em sua mão havia um livro. E uma voz do céu lhe disse: “Pegue-o e coma-o” (Ap 10.9). “Vá, pegue o livro (Biblion) aberto que está na mão do anjo”. Ele conta o que aconteceu a seguir: “...me aproximei do anjo e lhe pedi que me desse o livrinho” (Ap 10.10).  “Peguei o livrinho da mão do anjo e o comi. Em minha boca, era doce como mel, mas, quando o engoli, tornou-se amargo em meu estômago” (Ap 10.10). 

Diz o texto de Ezequiel: “Então olhei, e vi a mão de alguém estendida para mim. Nela estava o rolo de um livro, que ele desenrolou diante de mim. Em ambos os lados do rolo estavam escritas palavras de lamento, pranto e ais” (Ez 2.9). O juízo viria sobre Jerusalém, a Babilônia iria massacrar Judá, e um pequeno numero de pessoas terminaria cativo naquele lugar miserável.

Conclusão

Nos versículos iniciais do capitulo três nos diz:  “A voz me disse: "Filho do homem, coma o que lhe dou. Coma este rolo! Depois, vá e fale ao povo de Israel".  Então abri a boca, e ele me deu o rolo para eu comer.  "Filho do homem, encha seu estômago com ele", disse a voz. Quando comi, o sabor era doce como mel em minha boca.  Em seguida, ele disse: "Filho do homem, vá ao povo de Israel e transmita-lhe minhas mensagens” (Ez 3.1-4). Algumas lições podemos aprender lendo esses capítulos iniciais do profeta Ezequiel:

Primeiro, Ezequiel se colocou diante de Deus. Aceitou o chamado que Deus lhe dera, não titubeou, não justificou, não falou da sua incapacidade, não pensou duas vezes, não saiu pela tangente, não pegou navio para Tarsis...

Segundo Ele comeu da Palavra de Deus “encheu o estomago” e quando comeu a palavra “era doce como mel”. Vale a pena gastar tempo para meditar, para ler, para ruminar a palavra de Deus...

Terceiro, mesmo nos momentos mais difíceis das nossas vidas, quando você serve um Deus soberano, sempre há esperança. Ezequiel poderia focar somente nas derrotas e fracassos do seu povo. Mas, também ele profetizou que o seu povo seria restaurado novamente a sua terra. 


  

Nenhum comentário:

Postar um comentário