terça-feira, 22 de agosto de 2023

 Apesar de tudo, há esperança Ez 1.1-2 

Introdução

No ano de 605 os Babilônicos tomaram Jerusalém e, Ezequiel, fora deportado, juntamente com Daniel e seus amigos, para a cidade da Babilônia.

O profeta Ezequiel viveu sua infância e juventude nesses anos conturbados, de guerra, de corrupção da nação de Israel. Portanto, era um homem marcado pelo sofrimento.

Ele viu reis tombarem. Viu a babilônia chegar e conquistar seu país. Depois, tornou-se cativo aos trinta anos de idade. Foi levada para a Babilônia.

Ezequiel era um homem casado, quando foi pro cativeiro. Mas que perdeu a sua esposa de repente na Babilônia: “Filho do homem com um só golpe tirarei de você seu tesouro mais precioso” (Ez 24.16). Além de perder sua esposa, o profeta não podia mostrar tristeza, nem lagrimas...nem sofrimento, deveria sofrer em silencio (V.17).

1)     Chamado

Não obstante, todo sofrimento: exilio na Babilônia, morte de sua queria esposa...a mão de Deus estava sobre ele (Ez 1.3). O Senhor apareceu a Ezequiel junto ao rio Quebar. Ele viu querubins de Deus e também viu o filho de Deus “...semelhante a um homem. Da cintura para cima, tinha uma aparência de âmbar reluzente que cintilava como fogo, e, da cintura para baixo, parecia uma chama ardente que brilhava como esplendor...estava rodeado por um aro luminoso, como Arco-íris. Essa era a aparência da gloria do Senhor para mim” (Ez 1.26-28). 

Levante-se, filho do homem, quero falar com você” (Ez 2.1). “Enquanto ele falava, o Espirito entrou em mim e me pôs de pé, e eu ouvi suas palavras com atenção” (Ez 2.1-2).

Ezequiel não se esquivou do chamado de Deus. Moisés tentou justificar que não era capaz porque era gago; Jeremias disse que não passava de uma criança. Mas, ele se deixou usar pelo Senhor; ele se colocou na brecha, dentro da vontade de Deus.

E O Senhor falou com ele e, depois, por meio dele. Deus coloca a mão sobre a vida de alguém, fala a essa vida e, então, fala por meio dessa vida.

Há esperança quando nos voltamos para a gloria de Deus. Muitos que estavam no cativeiro não tinham motivo para sorrir e nenhuma razão para ter esperança, mas quando ouviram Ezequiel foram lembrados de que Deus está vivo, e de que está em ação e de que sua gloria está aqui; a despeito das circunstancias.

Conclusão

Primeiro, a mão de Deus está sobre que quer causar impacto, que Deixar a palavra de Deus inundar seu coração e a mensagem flui através dele...

Segundo o sofrimento nos ajuda a manter a perseverança, a fé viva, nos amadurece, nos faz crescer. O sofrimento em alguns pode desvanecer, desanimar, mas para muitos, o sofrimento causa paciência...resiliência, robustez...

Terceiro é acreditar que nada é impossível para Deus – nem mesmo fazer que um vale de ossos secos ganhe vida (Ez 37).

“Filho do homem poderão reviver esses ossos?” Ezequiel, respondeu: Senhor Deus, tu o sabes”. Se Deus quer, nada pode impedir. Se Deus quer ressuscitar dos mortos, será ressuscitado. Se Deus quer, o cego vê. Se Deus quer o paralitico anda. Se Deus quer o leproso é curado. Se Deus quer, o caído se levanta. Se Deus quer, o desviado retorna aos braços do Pai.

Então, se ele quer “Profetiza a esses ossos”. Então profetizei: ossos ouvi a Palavra do Senhor” (v.4). “Não é a minha palavra fogo, diz o Senhor, e martelo que despedaça a rocha” (Jr 23.29).

Quando profetizei houve ruídos; depois, ajuntamento, os ossos espalhados, dispersos, se ajuntaram. Em seguida, receberam tendões e carne, mas ainda estavam mortos. Ainda não havia respiração, vida.

E ele me disse: profetiza ao espirito, profetiza, ó filho do homem, e dize ao espirito: Assim diz o Senhor Deus: vem dos quatro cantos, ó Espirito, e assopra sobre estes mortos, para que vivam. E profetei, então, o Espirito entrou neles e viveram, e se puseram em pé, um exercito grande...

Há esperança para sua vida. Somente Deus pode mudar o rumo da nossa vida e da nossa história. 


  

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário