sábado, 5 de agosto de 2023

 Brasas vivas! Romanos 12.17-21 

Meus amados, vivemos tempos difíceis! Tempo de individualismo, tempo egocentrismo. Tanto no mundo como na igreja! Infelizmente as pessoas querem pagar tudo na mesma moeda. Se alguém me ofendeu, também lhe ofenderei, não quero mais falar com fulano ou com fulana. Chega na igreja e não consegue dar paz do Senhor pro irmão...ou irmã. Mas, Jesus nos disse: para oferecermos a outra face, dê a sua túnica, ande com ele mais uma milha...e orem por quem vos persegue..

A igreja primitiva de Atos dos apóstolos, fazia quatro coisas: “Eles se dedicavam ao ensino dos apóstolos é à comunhão (kononia), ao partir do pão e às orações”.  Se quer saber o que é ser igreja é quando participamos de todas essas coisas. Se não participo de um desses itens, então estou sendo uma igreja mutilada, segregada, sem vida, uma igreja pirata.

1)     O que fazer como igreja?

Primeiro, Paulo diz: “Não retribuam a ninguém mal por mal” (v.17). Aqui neste texto, trata-se do desejo de vingança, do desejo de pagar na mesma moeda, retaliação, isto é, do mesmo jeito.  Mas Paulo continua: “Procurem fazer o que é correto aos olhos de todos”. Fazer o que é correto, é forma de agir, de vestir, como lidamos com as pessoas, ser gentil, se honesto, ter um coração alegre que aformoseia o rosto, não causar tumulto, não ser vingativo, não lamentar e não se queixar o tempo todo. VIVER DE MANEIRA QUE NINGUÉM POSSA NOS ACUSAR JUSTAMENTE.

E MAIS: “Façam todo possível para viver em paz com todos”. Viver em paz com todos. Paulo diz para nós: temos que ter paz com todos, temos que ter paz com aquele que é diferente. A igreja é corpo vivo de Deus, fomos chamados, todos foram chamados, escolhidos, todos! Tem gente que gosta de um estilo musical diferente: tem gente que gosta de adoração, tem gente que gosta de corinhos de fogo, tem gente que gosta de um estilo mais pentecostal, etc.   

²⁶ Irmãos, pensem no que vocês eram quando foram chamados. Poucos eram sábios segundo os padrões humanos; poucos eram poderosos; poucos eram de nobre nascimento. ²⁷ Mas Deus escolheu as coisas loucas do mundo para envergonhar os sábios, e escolheu as coisas fracas do mundo para envergonhar as fortes. ²⁸ Ele escolheu as coisas insignificantes do mundo, as desprezadas e as que nada são, para reduzir a nada as que são, ²⁹ para que ninguém se vanglorie diante dele.  1 Coríntios 1:26-29

Mas, a pessoa me ofendeu, a pessoa traiu a minha confiança, a pessoa me humilhou, será que não posso fazer nada pela minha dignidade? Paulo responde: “Amados, nunca procurem vingar-se, mas deixem com Deus a ira, pois está escrito: “Minha vingança; eu retribuirei”, diz o Senhor” (v.19).

Se eu tentar me vingar, é pior, não sei a medida certa. Porque quando agimos, ou somos severos demais, ou somos lentos ou lenientes demais! Primeiro nos exasperamos, depois nos vingamos. A Bíblia diz que na ira humana não opera a justiça divina.

MAS PAULO DIZ: DEIXA DEUS CUIDAR DA VINGANÇA. ESSE É O MINISTERIO ESPECIAL DO SENHOR.

Deus nunca foi conveniente com o pecado, nunca! Deus agiu com Adão e Eva; Deus agiu com os egípcios no mar vermelho, todos morreram afogados; Deus agiu com os filhos de Corá, que se rebelaram contra Moisés; Deus agiu com Golias, levantado Davi; Deus agiu com Miriã por causa das maledicências contra Moisés; Deus agiu com Senaqueribe, mandando um anjo matando mais de 185.000 homens; Deus agiu com Ananias e Safira, que tentaram mentir ao Espirito Santo....Deus age, Deixa a ira nas mãos de Deus.

Deus vê tudo. Vê aquilo que não somos capazes de enxergar; Deus vê as motivações de cada coração. Deus conhece nossos pensamentos. Sabe o que fazemos antes de agirmos. Portanto, deixe o Senhor se vingar, ele é muito bom no que faz!

Conclusão: vivendo como cristão

“Se o teu inimigo tiver fome, dê-lhe de comer; se tiver sede, dê-lhe de beber”. Então, o que fazer, quando a pessoa que lhe machucou precisar de algo? Trata-lo de igual modo? Não! O texto está dizendo se o teu irmão que te magoou lhe cumprimentar com a paz do Senhor, não é pra você virar as costas, mas respondeu “Amem”. Se o teu irmão estiver com sede, não é pra dar veneno, mas dá um copão com água pra ele. Se ele estiver com fome não é pra dar o pão de ontem, mas o pão de hoje.

“Fazendo isso, você amontoará brasas vivas sobre a cabeça dele” (v.20). havia um costume egípcio de colocar brasas vivas sobre a cabeça, como sinal de arrependimento. Brasa viva é matar com a bondade, com o amor. Ao invés de rancor, de ódio.

Paulo exorta: “Que “Que toda amargura, cólera, ira , gritaria e difamação sejam eliminados do meio de vós, juntamente com toda maldade” (Ef 4.31).

Primeiro é uma amargura (ressentimento ou rancor), começa relativamente peque (uma pequena raiz de armargura), depois vira uma cólera (uma raiva violenta que vai crescendo dentro de nós, em segredo). Então quando existe uma amargura acumulada, basta uma pequena faísca para provocar uma explosão. Que ele chama de “ira” (uma inimizade profunda). E, acaba, exteriorizando com gritaria e difamação.

Amontoar brasa viva, foi o que fez José, ao invés de pagar na mesma moeda com os irmãos, pagou com a bondade. Vocês planejaram o mal contra mim, mas Deus o tornou em bem, para que hoje fosse preservada a vida de muitos” (Gn 50.20). Foi olhando para esse texto que Paulo afirmou: “Deus age em todas as coisas para o bem daqueles que o amam, dos que foram chamados de acordo com o seu proposito” (Rm 8.28).   Amontoar brasas vivas é pagar o bem com o mal, amontoar brasas vivas é você se libertar dessa raiz de amargura dentro de você, amontar brasa viva é perdoar, perdoar seu pai, perdoar seu marido, perdoar sua esposa, perdoa seu filho, perdoa sua filha. Amontoar brasas é viver com uma consciência que ele nos perdoou de todo nosso pecado... e perdoamos os nosso devedores.

  

Nenhum comentário:

Postar um comentário