terça-feira, 8 de agosto de 2023

 Estou morena do sol, mas sou bela – Ct 1.1-5 

 Introdução

O livro de “Cantares de Salomão”, “Cântico dos Canticos” ou o “maior dos cânticos” é de autoria de Salomão, rei de Israel. O texto bíblico diz: “Ele (Salomão) criou três mil provérbios e compôs mil e cinco cânticos” (1 Rs 4.32). Contudo, o “Cântico dos Cânticos” foi a única divinamente inspirada para fazer parte do cânon das Escrituras Sagradas. 

 O Cantico dos cânticos é um livro poético e contém 8 textos que fala sobre o relacionamento entre Salomão e sua noiva, Sulamita. É um cântico que exalta o amor em todas as suas vicissitudes, ou altos e baixos da vida: a reciprocidade do amor, a intensidade do amor, os afagos do amor, as idas e vindas do amor, os conflitos do amor, etc. O cântico, portanto, é a quintessência das quintessências (o que há de mais excelente) do amor, ou, conforme Perteson o “santo dos santos” do relacionamento humano... 


1)     O cântico e a páscoa

Com o passar do tempo os judeus designou o cântico dos cânticos para ser lido na páscoa. A Leitura do livro demonstra que o evento histórico glorioso (a libertação da escravidão) e a salvação, era um evento de amor, de relacionamento (vertical e horizontal), onde um cordeiro era imolado (proteção) e a Seder – a refeição da Páscoa – algo comunitário, celebrado, lembrado, cantado, salmodiado.

A majestade de Deus e a miséria do povo (escravidão); o chamado de Moisés no Sinai e sua justificativa da gagueira; o coração duro de Faraó e as pragas do Egito e a vitória quando foram mortos afogados no mar vermelho; a abertura do mar vermelho por Deus; a celebração de Miriã e o cântico de Moisés: “O Senhor é a minha força e a minha canção; ele é a minha salvação! Ele é o meu Deus e o louvarei...” (Ex 15.2). 

Portanto, o Cântico dos Canticos é celebração, alegria pela salvação de Deus, nosso primeiro amor. Cantares em seus poemas nos ajuda a manter uma fé viva, vibrante, fervorosa, contrapondo a uma religiosidade ortodoxa e sem celebração. Cantares nos ajuda a colocar limites em nossa tendência em reduzir a fé a tradições, costumes, ou fazer dela um dogma acadêmico. A salvação, portanto, deve ser celebrada, cantada, pregada na comunidade de fiéis.

1)    Aliança

O Cântico dos Canticos é a aliança (berit) entre homem (Salomão) e sua esposa (Sulamita) e entre homem e o seu criador. O Cãntico é um ambiente de diálogos, onde há perguntas respondidas, convites aceitos, promessas cumpridas. O cântico procura superar as barreiras de divisão, frieza e indiferença para chegar no outro, para descobrir verdade sobre ele, para sondar o significado que nele há. O ser humano tem duas direções: relacionamento horizontal “não é bom que o homem esteja só” e vertical “Sem ti, ó Deus, nada sou”. 

O cântico dos cânticos começa: “Beija-me o meu amado com os beijos da tua boca, pois os seus afagos são melhores do que o vinho mais nobre” (BKJ), ou “Beija-me na boca! Sim! Pois o seu amor é melhor que o vinho!” (A mensagem).

O que é melhor para Sulamita? O beijo ou o vinho nobre? A palavra beijo é um apelo direto e apaixonado à intimidade. Ele não deseja conversar sobre teologia, nem discutir conceitos de amor, nem participar de conversas filosóficas, muito menos se embebedar com vinho. Para ela o mais importante é o convívio, o mais importante é o relacionamento, o mais importante é a presença do amado...

Enquanto que o vinho pode libertar a pessoa do isolamento e leva-la ao companheirismo (no bar da esquina qualquer); enquanto que o vinho libera as inibições e estimula o diálogo. No entanto, a maior parte já provou o “vinho” e não se satisfez, não preencheu, não aquietou os anseios da alma, e, deve recorrer novamente, novamente, mas o vazio da insatisfação se mantêm. 


Já o beijo, ou melhor, ao amor, é melhor, muito melhor do que o vinho. Jesus estava participando da festa das cabanas e “No ultimo dia da festa e mais importante dia da festa, Jesus se levantou e disse em alta voz: Se alguém tem sede, venha a mim e beba... do seu interior fluirão rios de água viva” (Jo 7.37-38). O muro de separação foi quebrado, agora não estamos mais longe, mas perto do Todo Poderoso.

Depois do beijo, vem o perfume: “O aroma dos teus perfumes é suave, teu (shem) nome, é como (shemem) oléo perfumado que se derrama generosamente” (Cl 1.3 BKJ). 

Há no hebraico um jogo de palavras com “nome” e “óleo” (perfume). As duas palavras soam de modo semelhante em sua pronuncia. Então, o seu nome é como perfume. Perfume é intimidade, pessoalidade, o que caracteriza, o que é, não sofre variação, não muda. O perfume é o seu nome. O seu nome é o seu óleo, perfume. O seu nome é “El” (Deus), seu nome é: “El Eliom” (o Deus altíssimo, possuidor do céus e da terra); “Elohim” é o criador de todas as coisas “Bereshit bará Elohim” ou seja, “No princípio criou Deus os céus e a terra” (Gn 1.1). “El Shaday” (todo poderoso); “Adonay” é o Senhor, mestre e dono; “YHWH” Eu sou o que sou e pronto.

A intimidade não é uma imersão mística no mundo de alma e sim uma união pessoal e particular com o outro especifico: Adão com Eva, Salomão e Sulamita, você e sua esposa. A igreja com o seu noivo, Paulo nessa imersão, nessa intimidade diz: “Fui crucificado com Cristo. Assim, já não sou eu quem vive, mas Cristo vive em mim. A vida que agora vivo no corpo, vivo-a pela fé no filho de Deus, que me amou e se entregou por mim” (Gl 2.20). 

2)    Morena do sol mas bela

“Estou morena do sol, mas conservo-me bela, ó filha de Jerusalém; escura como as tendas de nômades de Quedar, linda como as cortinas de Salomão” (Ct 1.5) 

A noite aqui é sinônimo de sombras “vale de sombra e da morte” (Sl 23.4), provações, tribulações, angustias. Ela diz para os seus observadores: “Não fique me olhando assim; foi o sol que me queimou a pele” (Ct 1.6). Lembro-me algumas semanas uma irmã perdeu seu esposo em um acidente de transito. Na sua pagina do facebook ela fala sobre coisas preciosas que aprendeu durante esses anos de convívio conjugal e termina citando o Salmo 47: “Deus está sentado no seu trono; ele reina sobre as nações...” (V.8).

O apostolo Paulo como ninguém experimentou muitas noites em seu ministério apostólico. “De todos os lados somos pressionados, mas não desanimados; ficamos perplexos, mas não desesperados; somos perseguidos, mas não abandonados; abatidos, mas não destruídos. Por isso não desanimamos. Embora exteriormente estejamos a desgastar-nos, interiormente estamos sendo renovados dia após dia” (2 Co 4.8-11,17). 

Mas ela diz: “Sou morena queimada no sol, mas sou bela”. Mesmo passando por tudo isso, sua essência permanece. Paulo e Silas na prisão, não perderam sua essência. Sadraque, Mesaque e Abede Nego quando foram jogados na prisão, não perderam sua essência. O profeta Daniel, quando foi lançado na cova dos leões, não perdeu sua essência. Jeremias foi jogado no poço por causa da palavra de Deus, mas não perdeu sua essência. Os apóstolos foram mortos por causa do nome de Cristo e não perderam sua essência.

Ela continua: “Diz-me tu, amado de minha alma, onde apascentas teu rebanho e onde o fazes repousar ao meio dia, se não me disseres serei como uma mulher que anda sem véu entre os rebanhos de teus companheiros” (Ct 1.7).

Ela quer saber onde ele estará ao meio dia! A sua situação é: “A noite me feriu. Sou negra, no entanto, sou bela”. Ela anseia pelo dia em que o amado virá para resgatá-la, tirá-la do vale. Como o Salmista: “O choro pode durar uma noite, mas a alegria vem pela manhã” (Sl 30.5). Ela precisa dEle, necessita dEle, não consegue viver longe dele, longe da sua face, da sua presença. Ela diz que sem Ele é “uma mulher que anda sem véu entre ... teus companheiros” (Ct 1.7). Mulher sem véu é mulher sem marido, sem relacionamento, sem compromisso, sozinha....

Conclusão: mas olha os sinais

O noivo lhe diz duas coisas: “Sai” e “escuta os sinais”. Primeiro, saía da escuridão, saia do medo, saia da ansiedade, saída da depressão. “Sai” é “abre-te”, é a mesma palavra que Yeshua dirige ao seu amigo Lazaro “Sai para fora”, saia do tumulo, vem para luz...

“Escuta os sinais”. “Segue o caminho das ovelhas”. Escuta a minha palavra, escuta o que tenho lhe dito, “tenha cuidado de obedecer toda palavra...não se desvie dela, nem para a direita nem para a esquerda” (Js 1.7). Escuta a palavra de Deus, escuta os homens de Deus...  


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário