terça-feira, 28 de outubro de 2025

 Terapia pra alma: imagens distorcidas 1 Co 13.12 

Introdução

O apostolo Paulo afirma sobre nós: “O que vemos agora é uma imagem imperfeita num espelho embaçado, mas depois veremos face a face. Agora o meu conhecimento é imperfeito, mas depois conhecerei perfeitamente, assim como sou conhecido por Deus” (1 Co 13.12).

Que tipo de espelho você vê? Tem a sala do espelho que oferece imagens distorcidas, irreais, deformadas da face humana. Na sala de espelhos várias imagens nossas são apresentadas: exageradamente gordo ou exageradamente magro, muito alto e muito baixo, muito reto ou muito torto. Nada se apresenta de forma moderada, ou realista mas sempre muito ou quase nada. Logo, essas imagens costumam provocar gargalhadas, brincadeiras, zombaria, etc. 

Todos nós, desde o momento em que nascemos, vivemos dentro de uma sala de espelhos. Nós nos enxergamos nos olhos das pessoas com as quais convivemos. Reconhecemo-nos na visão dos nossos parentes, professores, amigos – e, especialmente, na dos nossos pais. Dependendo da forma em que fomos criados pelos nossos pais, assim que nos vemos. Portanto, nossa autoimagem, isto é, a percepção que temos de nós mesmos é definida socialmente. 

Contudo, nem toda autoimagem corresponde à verdade, alguns são espelhos tortos, imperfeitos. Quantas filhas cresceram ouvido sua mãe lhe passando uma percepção enganosa? (você não vai conseguir nada nessa vida!)  Quantos filhos cresceram com uma autoimagem deformada dada pelo seus pais? As pessoas que nos rodeiam têm dificuldades em refletir-nos da maneira como realmente somos. Somos julgados de forma precipitada, somos avaliados por seus próprios padrões e ignoram fatos a nosso respeito. 

1)     Sala de espelhos

Na cultura bíblica o nome dado a uma pessoa estava relacionado com caráter, destino. Mas, alguns nomes, foram dados segundo ao espelho dos pais. Alguns receberam nomes com belos significados, como Rute (amiga), Davi (bem-amado), Abigail (fonte de alegria), Salomão (paz), Jesus (Deus salva). Mas o que dizer de Calebe (cachorro), Hulda (fuinha), Zeruia (separação), Nabal (tolo), Jabes (fonte de sofrimento) e Jacó (agarrador de calcanhar)! Portanto, todos esses nomes, são espelhos, uma ideia do que seus pais pensavam sobre eles. Para muitos, como Jabez, não era fácil conviver com isso!

Em minha infância tínhamos muitos discos de vinil de fabulas e uma que eu sempre gostei de ouvir é do “Patinho feio” de Hans Cristian Andersen, que fala de um filhote de cisne criado numa família de patos. No começo, todos achavam feio e desengonçado. Logo, sua autoimagem, reflete o que todos pensavam sobre ele. Vivia sozinho, isolado, sem amigos, sentindo-se inferior aos seus irmãos. Assim, muitos condicionaram ao seu ambiente, aceitando o que todo mundo diz sobre ele. Mas, depois que o patinho feio cresceu descobriu que não era um pato, mas um cisne! 

2)     Autoimagem negativa

Quem não conhece irmãos e irmãos com autoimagem negativa. Pessoas que vivem constantemente em ansiedade e depressão. A maioria dessas pessoas enfrentaram críticas, rejeição, abandono, humilhação, condenação e indiferença...tudo isso, desde sua infância. Elas não conseguem discernir os reflexos distorcidos do seu verdadeiro “eu”, por essa razão passaram a ser sentir infelizes, defensivos e assustados. Vivem sempre com a autoestima baixa, não conseguem confiar nas pessoas e questionam Deus, dizendo: “Por que o Senhor me fez assim?”. 

Essas pessoas nunca estão bem, nunca estão satisfeitas. Sempre estão querendo mudar o exterior para apresentar uma imagem diferente, no entanto, por dentro, continua do mesmo jeito. Mudam a cor do cabelo, sempre usam vestido diferente, uma bolsa diferente, maquiagem diferente. Sempre construindo mascaras na tentativa de conseguir aprovação. Em seu esforço para transformar-se em algo que não é, essa pessoa acaba abrindo mão de sua própria essência. 

O que fazer? Voltar as origens. Redescobrir a nós mesmos, lavando o rosto para que, por baixo da maquiagem, ressurja o que Deus fez. Fomos criados pelo Senhor à sua imagem e semelhança, somos importantes para Deus. Somos pecados, é verdade, mas resgatados e lavados no sangue de Jesus, que nos tornou filhos de Deus. Recebemos dons e talentos de Deus. O Espirito Santo, mora dentro de nós, testifica conosco que somos filhos de Deus, que nos habilita a sermos transformados dia após dia.

O apostolo Paulo afirmou: “Não que já tenha alcançado, ou que seja perfeito; mas vou prosseguindo...não penso que eu mesmo já tenha alcançado; mas faço o seguinte: esquecendo-me das coisas que ficaram para trás e avançando para as quais estão adiante, prossigo para o alvo, pelo prêmio do chamado celestial de Deus em Cristo Jesus” (Fl 2.12-14). O apostolo disse: “O que agora vemos é como um espelho embaçado” (1 Co 13.12).

Nos metais polido, o reflexo era muito ruim. Da mesma forma, a autoimagem que deriva das percepções humanas é bastante deformada. Mas o apostolo conclui: “Agora, o meu conhecimento é imperfeito, mas depois conhecerei perfeitamente, assim como sou conhecido por Deus”. Quando nos enxergamos nos olhos de Deus, saberemos quem somos.

3)     Quem somos?

Está na hora de abandonar a sala de espelhos e acreditar naquilo que o Senhor falou para nós em sua palavra. Significa colocar a avaliação de Deus acima todas as outras. A Palavra de Deus diz que Deus nos ama e que nos criou. Deus disse através do profeta Jeremias: “Com amor eterno te amei; por isso, com benignidade te atrai” (Jr 31.3). O amor de Deus por nós não tem fim, é infinito; o amor de Deus por nós não sofre variação, Ele nos ama a tal ponto que enviou seu Filho para morrer na cruz em nosso lugar. 

O profeta Isaias fala desse amor: “Não temas, pois eu o resgatei: eu o chamei pelo nome; você é meu. Quando você passar pelas águas, eu estarei com você; quando passar pelos rios, eles não te encobrirão; quando passar pelo fogo, você não se queimará; as chamas não o deixarão em brasas. Pois eu sou o Senhor, o seu Deus, o Santo de Israel, o seu Salvador” (Is 43.1-3). Ele fala que fomos resgatados e que somos dEle; assegura-nos de sua presença contínua, seu cuidado, em todas as circunstancias da vida. 

Novamente através do profeta Jeremias, Deus fala o que pensa sobre nós: “Eu é que sei que pensamentos tenho a respeito de vocês”, diz o Senhor. “São pensamentos de paz e não de mal, para dar-lhes um futuro e uma esperança. Então vocês me invocarão, se aproximarão de mim em oração, e eu os ouvirei. Vocês me buscarão e me acharão quando me buscarem de todo o coração” (Jr 29.12-13).

Veja o que aconteceu com Gideão, um homem que tinha um conceito errado de Deus e de si próprio. Os israelitas estavam sendo atacados pelos midianitas. “Então o anjo do Senhor apareceu para ele e disse: Voce é corajoso, e o Senhor está com você! Gideão respondeu: Se o Senhor Deus está com o nosso povo, por que está acontecendo tudo isso com a gente? Onde estão aquelas coisas maravilhosas que os nossos antepassados nos contaram que o Senhor costumava fazer quando nos trouxe do Egito? Ele nos abandonou e nos entregou aos midianitas”. (Jz 6.12,13). 

No entanto, Gideão achava-se insignificante. “Ah, meu Senhor, com que livrarei Israel? A minha família é a mais pobre em Manassés, e eu sou o menor na casa de meu pai” (Jz 6.15). Mas o Senhor lhe disse: “Eu estarei com você, e você derrotará todos os midianitas como se fossem um só homem” (Jz 6.16). Então, Gideão decidiu acreditar em Deus, exercitou sua fé, confiando que com Deus à sua frente, venceria todos os inimigos. Dessa maneira, sem espadas, sem lanças, sem escudos, todos os inimigos de Deus foram derrotados.

Conclusão

Você não é o que é por acaso. Deus lhe fez, lhe criou, lhe formou. Você é a imagem e semelhando do seu Deus. Deus sonhou com você, como sonhou com Jeremais, com Paulo,  assim, sonhou com você. Tire toda maquiagem, toda mascar, todo complexo, tudo o que lhe prende. Deus deseja te usar, Deus deseja fazer de você uma mulher (homem ) de Deus nessa geração. Você foi chamado para fazer parte do reino de Deus, do maior reino do mundo. Então, caminhe, lute, pegue sua espada, seu escudo, sua armadura, seu cinto, suas botas e lute, pois Deus está com você. 


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário