Adoração no trono Ap. 4
Introdução
Atualmente existem uma nova
maneira de fazer igreja. O objetivo principal é chamar à atenção do mundo, das
pessoas; o que importa é deixar as pessoas a vontade; um ambiente fechado,
pouco iluminado, com paredes pretas, jogos de luzes e fumaça, principalmente,
na hora da adoração. A pregação é leve, moderada, não está preocupada com o
pecado, mas uma pregação psicológica, motivacional. As roupas são leves,
desleixadas, sem nenhum tipo de formalismo. Portanto, o que importa não é a
adoração vertical, mas horizontal.
Mas, a igreja, foi chamada
para adorar o Rei dos reis, a igreja foi chamada não para inclinar um ambiente
artificial mas se dobrar, reverenciar, glorificar, despojar de qualquer
empecilho. Adoração é o ato de atenção ao Deus Vivo, que governa e fala, ordena
e abençoa!
1)
O céu adora
O apostolo João estava na Ilha
de Patmos, preso por causa da pregação do evangelho de Jesus. Depois de ter
visto o Jesus Glorificado e ter enviado mensagens as igrejas do apocalipse,
Deus lhe diz: “Sobe até aqui, e eu te revelarei os eventos que devem acontecer
depois deste” (Ap 4.1). O apostolo João obedeceu: “imediatamente, me vi
absolutamente tomado pelo Espírito...”. Tem que estar no “espirito”, tem
que estar ligado no culto, para o milagre acontecer.
A primeira coisa que chamou
a atenção de João não foi as ruas de ouro e cristal, não foi o rio da vida, não
foi ver quem estava e quem não estava no céu. Mas ele diz: “Diante de mim
estava um trono no céu e nele estava assentado alguém” (v.2). O que ele vê
não lhe resta nenhuma dúvida; primeiro: o trono não está vazio, tem alguém sentado nele;
Segundo que quem manda não é o homem, quem manda não é o imperador Domiciano
que o mandou João para Patmos. Mas, quem está reinando, quem está assentado,
mandando, absolutamente, aquele que tem o poder sobre a vida humana e sobre os
poderes cósmicos é Deus!
Tudo gira em torno do trono
de Deus. No verso 2 ele menciona aquele que está assentado no trono; no verso
4, ele vê anciãos assentados ao redor do trono; no verso 5, ele vê coisas que
emanam do trono de Deus; no verso 6 ele vê diante do trono um mar de vidro; no
verso 7 ele vê no centro do trono seres viventes; no verso 10 ele vê uma cena
de adoração no trono. Tudo em nossa vida tem que girar em torno do trono de Deus.
O apostolo João tenta descrever
o que ele vê no trono: “....tinha a fisionomia semelhante às pedras
lapidadas de diamante e sardônico. Ao redor do trono, reluzia um arco-iris
parecendo uma esmeralda” (Ap 4.3). Quando olhou para o trono, não conseguiu
vê rosto ou fisionomia, mas muita luz, uma luz forte, uma luz brilhante, mais
forte que o sol. Ele vê também um arco-iris que é o símbolo da aliança de Deus
com os homens, que é a misericórdia do Senhor sobre nós.
E o que tem ao redor do
trono? “...ao redor do trono estavam outros vinte e quatro tronos, e assentados
neles havia vinte e quatro anciãos. Eles estavam vestidos de branco e na cabeça
tinham coroas de ouro”. 24 anciãos é uma representação da igreja do Antigo
Testamento e do Novo Testamento, os patriarcas e os apóstolos de Cristo. Que é
também uma representação da totalidade da igreja na face da terra. “...estavam
vestidos de branco”, roupas brancas é o perdão de pecados, é a salvação de
Jesus por nós na cruz. “Coroas de ouro”,
fala de vitória, o apostolo Paulo escreveu que somente lhe restava a coroa da
justiça, a coroa de ouro....
Sim, estamos perseverando,
estamos caminhando. Ainda estamos nesse mundo de pecado, de injustiça, de morte
etc. Mas quem está em Cristo vive em Cristo. Quem está em Cristo habita em
regiões espirituais em Cristo Jesus. Quem está em Cristo participa do pão e do
vinho, um símbolo da nossa salvação. Quem está em Cristo pode receber o batismo
com Espírito Santo. Quem está em Cristo tem certeza da salvação de sua alma...
Quem está em Cristo sabe que
o culto tem adoração e tem coisas sobrenaturais que acontecem em nosso meio. O
apostolo João viu: “...relampagos, vozes e trovões. Perante ele estavam acesas
sete lâmpadas de fogo, que são os sete espíritos de Deus”. Na adoração tem relâmpagos,
vozes e trovões...e o Espirito Santo anda, passeia por sua igreja, passeia em
meio a adoração. Ele vê todas as coisas, nada fica encoberto diante dos olhos
de Deus.
O apostolo vê também “...ao
redor do trono havia quatro seres viventes” (v.6). Esses quatro seres viventes
são querubins, que guardam a santidade de Deus; tinham rostos de leão
(nobreza), boi (força); homem (sabedoria) e águia (agilidade). “....tinham
seis asas e eram repletos de olhos, tanto ao redor como por baixo das asas”
(v.8). Em Isaias falam de serafins de seis asas, que com duas cobriam o rosto
(não podiam ver a face do Senhor), com duas cobriam os pés (indignidade) e com
duas voavam (liberdade na adoração).
O que eles fazem? “Dia e
noite proclamam sem cessar: “Santo, Santo, Santo é o Senhor Deus,
Todo-Poderoso, aquele que era, que é e que há de vir!”. É uma epifania de
louvor, de adoração, uma falando para o outro: “Santo”, o outro responde: “Santo”
e todos cantam ao mesmo tempo: “Santo é o Senhor Deus, Todo-Poderoso, que era,
que é e que há de vir”. Sim, ele é santo, santo, santo; Ele é majestoso; Ele é
transcendente; Ele é perfeito em todas as coisas; todas as suas obras são perfeitas...Três
vezes santo, uma forma superlativa de dizer: “Santo”, é mais: “Santo”, muito mais
“Santo” é o Senhor...completamente distinto, sem pecado, separado, separado,
separado...sem pecado, sem pecado, sem pecado. KYRIOS....
Santo, Santo, Santo
É Senhor Deus Todo-Poderoso
Ele é, Ele era, Ele virá.
Conclusão
Os vinte e quatro anciãos,
diante da adoração dos seres viventes “se prostram diante daquele que está
assentado no trono e adoram aquele que vive para todo sempre. Eles lançam suas
coroas diante do trono e declaram: Nosso Senhor e nosso Deus, tu és digno de
receber a glória, a honra e o poder, porquanto tu és o criador de tudo e, por
tua soberana vontade, tudo o que há, foi criador e veio a existir” (vs. 10,11).

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