domingo, 28 de abril de 2024

 Jesus batiza com Espirito, cura e Expulso demônios Atos 19

Introdução

Paulo está em Efésios, uma cidade com duas características: era a tesouraria da Ásia e a feira da vaidade. Além disso, havia na cidade a famosa estatua de Diana dos Efésios, deusa da fertilidade. E mais, todo turista, adquiria “os pergaminhos de Efésios”, que eram cartas que garantia que a pessoa viajasse com segurança, concedia filhos para mulheres com dificuldade de engravidar e concedia êxito no amor.

O batismo com Espirito Santo

O apostolo Paulo está na cidade de Efésios. E ali encontra alguns discípulos de João Batista. Que viera antes de Cristo, o que prepararia o caminho de Jesus, ou, o ministério de Jesus. No entanto, fora decapitado a mando de Herodes Antipas. Agora, vemos seus discípulos espalhados por toda Ásia.

Então, o apostolo Paulo lhes pergunta: “Foste batizado com Espirito Santo quando crestes?” (Atos 19.2). Ao que responderam: “De forma alguma, nem sequer ouvimos que haja Espirito Santo”. Os primeiros discípulos de Jesus foram batizados com Espirito Santo “...começaram a falar em outras línguas, de acordo com o poder que o próprio Espirito lhes concedia que falassem” (Atos 2.4).

Em Samaria, os samaritanos ouviram a mensagem sobre Jesus; Pedro e João oraram por eles para que recebessem o batismo com Espirito Santo. A medida que “...Pedro e João impunham as mãos recebiam estes o Espirito Santo” (Atos 8.17). E o falar da casa de Cornelio? Um centurião Romano, homem piedoso e temente a Deus. Certo dia, recebeu uma visão: um anjo de Deus se aproxima chamando-o pelo nome e lhe dá uma ordem para procurar Simão, também chamado Pedro.

Pedro estava em Jope, na casa de Simão o curtidor, e recebe de Deus uma visão. Em pouco tempo, os homens de Cornélio estavam a procura de Pedro e o leva até a casa de Cornélio. Pedro fala de Jesus diante de toda casa de Cornélio, fala do seu ministério, da unção do Espirito Santo na vida dele, da sua morte e da sua ressurreição. Enquanto Pedro pregava: “...O Espirito Santo desceu de repente sobre todos os que ouviam a mensagem....se ouviam se expressando em línguas estranhas e exaltavam a Deus” (Atos 10.44,46).

E passam nove capítulos de Atos sem falar do batismo com Espirito Santo. Mas no capitulo 19 de Atos, Paulo aborda esses discípulos de João e lhes pergunta: “Foste batizado com Espirito Santo...”. Responderam “de forma alguma nem sequer soubemos que existe o Espirito Santo!”. Ainda não tinham experimentado a presença inundante, maravilhosa, poderosa, ungida, o dinamite, o paracleto, o consolador, o Deus vive em nós e que intercede por nós...

Interessante que em Atos 18, fala de Apolo “um judeu natural de Alexandria, homem eloquente e que acumulava, grande experiencia nas escrituras” (Atos 18.24). Conhecia fatos a respeito de Jesus, era um pregador fervoroso, no entanto, seu conhecimento estava limitado ao “batismo de João” (Jo 18.25). Então, Priscila e Áquila “...lhe expuseram com mais precisão o caminho de Deus” (Atos 18.26).

Novamente, o apostolo perguntou: “Em que foste batizado então? E eles disseram: No batismo de João. Paulo lhes explicou: “O batismo realizado por João foi um batismo de arrependimento. Ele ordenava ao povo que cresse naquele que viria depois dele, ou seja, em Jesus” (Atos 19.4). Aliás, João batista afirmou: “Eu vos batizo com agua para arrependimento; mas aquele que vem depois de mim é mais poderoso do que eu...ele vos batizará com Espirito Santo e fogo” (Mt 3.11).

A mesma coisa que aconteceu no cenáculo, no meio dos samaritanos, na casa de Cornélio, aconteceu com os discípulos de João: “Havendo-lhes imposto as mãos, veio sobre eles o Espirito Santo, e falavam em línguas e profetizavam” (Atos 19.6).

2) Jesus cura e liberta

Além de batizar com Espirito Santo “Deus fazia milagres extraordinários por meio de Paulo, de modo que até lenços e aventais que Paulo usava eram levados e colocados sobre os enfermos. Estes eram curados de suas doenças, os espíritos malignos saiam deles” (Atos 19.11-12). Deus estavam realizando coisas maravilhosas através da vida de Paulo: Deus fazia milagres, as pessoas eram curadas de suas doenças e os endemoninhados eram libertados pelo poder de Jesus.

Havia um espirito na cidade de efésios, o espirito do mal, enganando as pessoas. Havia um embate entre o bem – representado por Paulo – e o mal – representado por toda sorte de superstição e religiosidade que imperava na cidade de Éfeso.

Nos diz o texto que “alguns judeus andavam expulsando espíritos malignos tentaram invocar o nome do Senhor Jesus sobre os endemoninhados, dizendo: Em nome de Jesus, a quem Paulo prega, eu lhes ordeno que saiam...Um dia, o espirito maligno lhes respondeu: Jesus, eu conheço, Paulo, eu sei quem é; mas vocês, quem são?” E a consequência foi: “Então o endemoninhado saltou sobre eles e os dominou, espancando-os com tamanha violência que eles fugiram da casa nus e feridos” (Atos 19.16).

O espirito maligno disse: “Jesus eu conheço, Paulo, eu sei quem é; mas vocês, quem são?” Se tem um nome que é respeitado no mundo espiritual é o nome de Jesus. Jesus venceu o diabo na cruz; Jesus tem a chave da morte e do inferno: Jesus é a estrela da manhã; Jesus é a raiz de Davi; Jesus é o alfa e o Omega; Jesus é aquele que pisaria na cabeça da serpente; Jesus é o cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo; Jesus é o forte que vence o valente (o diabo); Jesus é o leão da tribo de Judá; Jesus é o sacrifício de Deus; Jesus é a nossa sombra; Jesus é o guarda de Israel; Jesus é aquele que não tosqueneja; Jesus veio ao mundo, curou, ressuscitou, fez maravilhas, foi morte e no terceiro dia ressuscitou;  Jesus é aquele que tem o Nome que está acima de todo o nome para que todo o joelho se dobre e toda língua confesse que Ele é o Senhor!

Conclusão

Diante do que aconteceu com aqueles meninos “...todos foram tomados de temor; e o nome do Senhor Jesus era engrandecido” (Atos 19. 17). As pessoas entregavam publicamente os seus instrumentos, os seus livros, seus santos, os seus artefatos de ocultismo e de praticas religiosas exotéricas e queimaram em praça pública, dando 50 mil denários!

O que é isso? Uma declaração publica no mundo espiritual. Estou rompendo com todos os espíritos que eu me relacionei, a partir de agora, o meu Senhor é Jesus Cristo, somente ele. Não podemos temer os poderes espirituais, hoje Jesus está do nosso lado. Hoje não temos medo “do terror noturno, nem da seta que voe de dia, nem da peste que se propaga nas trevas, nem da mortandade que assola o meio dia” (Sl 91.5-6).

É preciso tomar uma posição, você quer receber o batismo com Espirito Santo, você quer ser salvo pelo sangue de Cristo e você quer ser liberto de todo espirito maligno? É uma tomada de posição...

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário