sábado, 6 de abril de 2024

 

 A conversão de Saulo de Tarso – Gl 1.11-16 

Introdução

Sabemos de relatos de pessoas que foram mudadas, transformadas pelo poder de Deus. Uma doença, um acidente de carro, uma amizade, um livro, um filme, etc. Sim, alguma coisa, levou a pessoa conhecer Jesus Cristo, como salvador de sua vida.

1)     O que é o evangelho?

Não é algo humano, ou, criação humana, não! Paulo diz que o evangelho é o poder de Deus. E aqui em Gálatas ele diz que “...o evangelho por mim anunciado não é de origem humana. Não o recebi de pessoa alguma nem foi ele ensinado; pelo contrário, eu o recebi de Jesus Cristo por revelação” Gl 1.11-12). Ou seja, o evangelho “não...segundo o homem”; não era “invenção humana”.  E, também diz, o evangelho não é uma tradição, passada de geração para outra.

Mas, ele veio “mediante a revelação de Jesus Cristo”. A palavra revelação “apokalipsis” está relacionada, em sua origem, ao ato de “tirar o véu”. Ou seja, ele está afirmando que o evangelho não é seu, mas de Deus; que as suas palavras não são suas, mas de Deus.

Esse evangelho estava sendo colocado em duvida por alguns homens, ou seja, ensinavam que para ser aceito por Deus tinha que ser circuncidado, guardar o sábado e não comer certas comidas. Paulo nos diz, o evangelho não é uma invenção, muito menos uma tradição de homens, mas sim, uma revelação. A MENSAGEM NÃO É SUA, MAS DE DEUS; QUE O SEU EVANGELHO NÃO É SEU, MAS DE DEUS; QUE AS PALAVRAS NÃO SÃO SUAS, MAS DE DEUS.

2)     ANTES DA CONVERSÃO

“Ouviste qual foi o meu proceder outrora no judaísmo, como sobremaneira perseguia a igreja de Deus e a devastava...” (v.13). Perseguia a igreja de Deus “sobremaneira” ou “com violência”. Ele ia de casa em casa em Jerusalém, prendendo todos os cristãos que achasse, homens e mulheres, e arrastando-os para a cadeia (atos 8.3).

Quando esses cristãos eram condenados à morte, ele votava contra eles. Diz o texto: “Saulo estava aprovando o assassinato de Estevão” (Atos 8.1).

Ele fora igualmente fanático em seu entusiasmo pelas tradições judaicas. “Fui um dos judeus mais religiosos do meu tempo e procurava seguir com todo o cuidado as tradições dos meus antepassados” (v.14). Ele fora criado de acordo com a “seita mais severa da religião judaica”, ou seja, era um fariseu e vivia como tal. Ele fora circuncidado ao oitavo dia, pertencia ao povo de Israel, era da tribo de benjamim e severo perseguidor da igreja.

Esta era a condição de Saulo de Tarso antes de sua conversão: um fanático inveterado, completamente dedicado ao judaísmo e à perseguição de Cristo e da igreja. Um homem nessa condição mental e emocional de maneira alguma mudaria de opinião, nem se deixaria influenciar por outras pessoas.

Nenhum reflexo condicionado ou qualquer outro artificio psicológico poderia converter um homem assim. Só Deus poderia alcança-lo...

3)     Conversão

Quando, porém, ao que me separou antes de eu nascer e me chamou por sua graça, aprouve a revelar o seu filho em mim, para que eu pregasse entre os gentios” (V. 15).

Interessante que nos versos 13 e 14 Paulo está falando de si mesmo: “perseguia eu a igreja de Deus...e devastava...quanto ao judaísmo avantajava-me ...sendo extremamente zeloso das tradições de meus pais...” Mas nos versículos 15 e 16 ele começa a falar de Deus. Foi Deus, escreve, “que me separou antes de eu nascer”, foi Deus que “me chamou pela sua graça”, e a Deus “aprouve a revelar seu filho em mim”.

Primeiro, Deus me separou antes de eu nascer. Assim como Jacó foi escolhido antes de nascer; assim como o profeta Jeremias, escolhido antes de nascer. Também, Paulo foi consagrado, separado para ser apostolo. Consagrado, significa ser colocado em separado para o lado de Deus.

Segundo, Deus me chamou pela sua graça, isto é, por seu amor totalmente imerecido. Paulo estivera lutando contra Deus, contra Cristo e contra a igreja. Ele não merecia misericórdia, mas Deus foi ao seu encontro e lhe salvou. Assim como nós, não merecíamos misericórdia, graça, amor, longanimidade...não. Mas, sua graça nos chamou, nos escolheu, nos redimiu, nos tirou da escravidão do pecado.

Conclusão:

Aprouve a Deus revelar seu Filho em mim. Que maravilha! Me tornei um pregador, melhor, me tornei um apostolo, me tornei um arauto, me tornei evangelista da maior mensagem que o mundo deve ouvir: Jesus Cristo Salva! Jesus Cristo é maravilhoso, Jesus Cristo liberta do mal. Jesus Cristo é o caminho para o céu.

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário