sábado, 30 de outubro de 2021

 

NO LIVRO DE EXODO, MORMENTE OS CAPITULOS 7 AO 11, CONTA A HISTÓRIA DE MOISES E AS DEZ PRAGAS. DE INICIO,  SURGE UMA PERGUNTA: O QUE ERA O EGITO PARA O POVO HEBREU? ERA O MUNDO REAL DESFIGURADO, PROFANADO, ENDEMONINHADO. AS DEZ PRAGAS DESCONTRUIRAM ESSA FRAUDE GIGANTESCA ITEM POR ITEM, PEÇA POR PEÇA, ATÉ QUE NÃO SOBRASSE NADA PARA ATUAR A IMAGINAÇÃO DO POVO DE DEUS.

AGORA, SAINDO DO EGITO, A INTENÇÃO ERA QUE, ELES ESTIVESSEM NÃO APENAS FISICAMENTE LIBERTO DA OPRESSÃO DO MAL, MAS TAMBÉM MENTALMENTE LIVRES DE IMAGINAÇÃO MALIGNA QUA HAVIA ESGOTADO A VIDA DELES POR TANTO TEMPO. AS DEZ PRAGAS SERVIRIAM PARA PURIFICAR AS “PORTAS DA PERCEPÇÃO” PARA QUE ISRAEL PUDESSE VER A VIDA DE MANEIRA INTEIRAMENTE DIFERENTE, DESMACARANDO A ILUSÃO DO EGITO E REVELANDO SUA FALSIDADE. TAMBÉM SERVIRIA PARA LIBERTÁ-LOS PARA UM MODO DE VIDA DIFERENTE QUANDO DEIXASSEM O EGITO, PARA VIVEREM A LIBERDADE DA SALVAÇÃO.

ENTÃO, CADA UMA DAS PRAGAS SERVIU PARA SABER QUEM ESTAVA NO CONTROLE. QUEM ESTÁ NO CONTROLE? QUEM DIRIGE OS ACONTECIMENTOS? ACASO É DEUS RÁ, REPRESENTADO POR FARAÓ? OU É O ETERNO, REPRESENTADO POR MOISÉS? O FARAÓ CORPORIFICA A PESSOA DO GRANDE DEUS EGICPCIO RÁ, ALIÁS, FARAÓ É ALTIVO: “QUEM É O SENHOR PARA QUE EU LHE OUÇA EU A VOZ E DEIXE IR A ISRAEL? NÃO CONHEÇO O SENHOR, NEM TAMPOUCO DEIXAREI IR A ISRAEL” (EX .; MOISÉS É O PROFETA DE DEUS QUE SE REVELOU A ISRAEL COMO EU SOU O QUE SOU...)

RODADO APÓS RODADA, O FARAÓ E MOISÉS SE ENFRENTAM, TENDO O PAÍS TODO UMA ARENA ABARROTADA DE ESPECTADORES. TANTO EGIPCIOS QUANTO HEBREUS OBSERVAM CADA MOVIMENTO. OS RISCOS SÃO ALTOS. O INTERESSSE É GRANDE. DOIS MODOS DE VIDA ESTÃO EM JOGO. AS DUAS PRIMEIRAS PRAGAS TERMINAM EMPATADAS; DEPOIS DISSO, A VITORIA É SEMPRE DE MOISÉS.

TODOS NA ARENA – ARQUIBANCADAS, CADEIRAS E CAMAROTES LOTADOS – VEM QUE O FARAÓ NÃO TEM CONTROLE SOBRE NADA. CADA PRAGA SUCESSIVA DEIXA EVIDENTE A SUA IMPOTENCIA HUMILHANTE EM GRANDE ESCALA. MOISÉS, PROFETA DE DEUS, DESENCADEIA E DEPOIS REPELE CADA UMA DAS PRAGAS. A SOBERANIA PRESUNÇOSA DO FARAÓ É SISTEMATICAMENTE DESINTEGRADA.

A FRAUDE GRANDIOSA, PERPETUADA COM TANTO ESFORÇO, DE QUE FARAÓ CONTROLA O FUNCIONAMENTO DO MUNDO É DESMACARADO.

CADA PRAGA, IMPLACAVEL, INEXORAVEL, COLIDIA COM AS PRETENSÕES DE SOBERANIA EGIPCIA, UM GOLPE APÓS OUTRO. O DRAMA DAS DEZ PRAGAS COMEÇA UM POUCO LENTO. AS DUAS PRIMEIRAS QUE MOISÉS TROUXE AO PALCO, O SANGUE E AS RÃS, SÃO COMPARADAS POR PRODUÇÕES DOS MAGOS DO FARAÓ – UM IMPASSE. NA TERCEIRA PRAGA, A DAS MOSCAS, FICA EVIDENTE QUE OS MAGOS DE FARAÓ NÃO PODERIAM MAIS ACOMPANHÁ-LO.

DEPOIS DA SEXTA PRAGA, E DAS ULCERAS, OS MAGOS NÃO APENAS SÃO VENCIDOS COMO TAMBÉM ESTÃO FORA DE AÇÃO, INCAPACITADOS PELA ULCERA; PORTANTO, SAEM DE CENA. AS QUATRO ULTIMAS, ANCORADAS PELA PRAGA DA MORTE, RESOLVEM DE UMA VEZ POR TODASA QUESTÃO DA SOBERANIA. O FARAÓ TOMA UMA LAVADA....

OU, PARA USAR OUTRA IMAGEM, AS PRAFGAS SÃO COMO UMA PEÇA TEATRAL CONTENDO DEZ CENAS, E A NAÇÃO TODA ASISISTINDO. EM CADA UMA DAS CENAS, UMA BOLA DE AÇO GIGANTESCA, BALANÇANDO DE UMA GANDE ALTURA DESPEDAÇA MAIS UMA PARTE DO MODO DE VIDA EGIPICIO. CADA GOLPE É UMA DEMOLIÇÃO, REDUZINDO ITEM POR ITEM A SOBERANIA FARAONICA.

SAGIUE – BAM

RÃS – BAM

PIOLHOS – BAM

MOSCAS – BAM

PESTILENCIAS – BAM

ULCERAS – BAM

CHUVAS DE PEDRAS – BAM

GAFANHOTOS – BAM

TREVAS – BAM

MORTE – BAM

CADA GOLPE SOLTAVA O LAÇO DE UMA MENTIRA EGICPIA/FARAÔNICA QUE DOMINAVA O MUNDO E PRENDIA O POVO, ATÉ NÃO RESTAR MAIS QUE UM MONTÃO DE ESCOMBROS, LIXOS E CORPOS. O DRAMA DE DEMOLIÇÃO, COM SUAS DEZ CENAS, FOI APRESENTADO DIANTE DO POVOPOR MAIS DE OITO MESES....

O SALMO  EXPRESSA ESSA TENSÃO E QUEM VERDADEIRA É SOBERANO:

O Senhor reina! Vestiu-se de majestade; de majestade vestiu-se o Senhor e armou-se de poder! O mundo está firme e não se abalará.


O teu trono está firme desde a antigüidade; tu existes desde a eternidade.
As águas se levantaram, Senhor, as águas levantaram a voz; as águas levantaram seu bramido.


Mais poderoso do que o estrondo das águas impetuosas, mais poderoso do que as ondas do mar é o Senhor nas alturas.


Os teus mandamentos permanecem firmes e fiéis; a santidade, Senhor, é o ornamento perpétuo da tua casa.

Salmos 93:1-5

Nenhum comentário:

Postar um comentário