terça-feira, 5 de outubro de 2021

 Evódia X Síntique: em busca da reconciliação.– Fp 4.1-5

Introdução:

O dicionário define “conflito” como um desacordo sério, uma discussão, uma luta armada de longa duração. Alguns sinônimos dessa palavra são: disputa, briga, altercação, dissensão, desentendimento, discórdia, atrito, desavença, hostilidade, disputa, contenda, rixa ou divisão. Infelizmente, conflitos, disputas são frequentes no meio do povo de Deus. Nas aventuras de Snoopy, Lucia diz ao famoso cachorro: “Há ocasiões quando você me chateia, mas devo admitir que também há tempos quando eu sinto que devo dar-lhe uma abraço”. Snoopy retrucou: “É assim mesmo que eu sou....abraçavel e chatiável”.

Então, na igreja de Filipos não era diferente. Havia duas mulheres no centro da tempestade que estava se formando: EVÓDIA E SÍNTIQUE. Ele as chama pelo nome; isso está permanentemente gravado na Palavra de Deus. A rixa entre elas estava criando divisão na comunhão da igreja, e havia chegado a um ponto em que Paulo sentiu que deveria se dirigir a elas publicamente.

1)    Compaixão

As primeiras palavras com que Paulo se dirige aos filipenses são “meus amados” (Fp 4.1). O pronome “meus” torna a declaração pessoal e intima. Os filipenses estavam intimamente ligados na família de Deus. “Amados”, ou “irmãos”, “... Meus irmãos, a quem amo...” indicam um relacionamento profundo e duradouro que desfrutavam uns com os outros. 

Além disso, Paulo está escrevendo para pessoas que, como ele diz: “anseio ver”, ou “tenho saudades”. Um anseio profundo e verdadeiro em vê-los novamente. O que é saudade? É uma nostalgia profunda, com um carinho gigante; é um sentimento de querer que alguém esteja perto, é um olhar para o passado com amor. Então, Paulo diz: “vocês são a minha alegria e a minha coroa”. Quando Paulo pensava na igreja de Filipos, o seu coração se enchia de alegria. E, coroa, é um presente, um troféu, almas preciosas, fruto do seu ministério. E, você, tem alguma coroa?

2)    Conflito

“Rogo-vos a Evódia e rogo a Síntique que vivam em harmonia”, uma com a outra” (Fp 4.2). Evódia significa “aquela que deseja boa viagem as pessoas” e Síntique signicia “ocorrência, evento e acontecimento”. O que sabemos sobre elas? Eram membros da igreja de Filipos, faziam parte do corpo daquela igreja. Eram membros conhecidos na congregação e colaboravam com Paulo no evangelho “...lutaram ao meu lado na causa do evangelho” (Fp 4.3). Portanto, eram guerreiras da linha de frente da igreja, duas mulheres que tinham posto as mãos no arado pela causa do evangelho. 

Agora, esse conflito estava afetando a unidade de toda igreja. Paulo exortou a igreja da Galácia, afirmando: “um pouco de fermento leveda toda massa” (Gl 5.9). O atrito entre as duas estava perturbando a vida espiritual dos outros membros a tal ponto que já afetava a comunhão da igreja. Infelizmente, todo conflito tem progressão e Paulo expõe em outra passagem: “Que toda amargura, cólera, ira , gritaria e difamação sejam eliminados do meio de vós, juntamente com toda maldade” (Ef 4.31).

Então, a coisa toda começa com “amargura e acaba em “maldade”“. Inicialmente, é uma “amargura” que significa ressentimento ou rancor. Começa relativamente pequeno, mas à medida que a irritabilidade começa a se inflamar, um espirito amargo se transforma em um problema de atitude “...que nenhuma raiz de amargura venenosa brote e vos cause confusão, contaminando muitos” (Hb 12.15). 

Depois, a amargura desenvolve para “cólera”, que é a raiva violenta que vai crescendo em segredo, dentro de nós. Então, quando existe uma amargura acumulada, basta uma pequena faísca para provocar uma explosão. O próximo estágio, é a “ira”, que é um sentimento latente de animosidade, ou inimizade mais profunda. A “cólera” explode é um momento, mas ira é duradora e silenciosa, venenoso... 

A partir dai, a raiva aumenta e se transforma em “gritaria”. Essa palavra fala de uma explosão publica, na frente de outras pessoas. Não há mais freio agora, e a pessoa perde o controle em publico. Isso, por sua vez, leva à “difamação”, que é um assassinato do caráter de alguém.

Finalmente, vem a “maldade” que é a proliferação do mal. Surgem as más intenções, e os maus pensamentos se materializam em más ações. Todo esse desfile começou com uma pequena dose de ressentimento ou um leve rancor; no final, resultou em maldade. 

3)    O apelo de Paulo

Toda igreja de Filipos foi afetada pela desarmonia de Evódia e Síntique. Paulo, portanto, pede firmemente que procure “viver em harmonia no Senhor” (Fp 4.2). Nesse versículo, Paulo usa duas vezes o verbo “rogo”, o que reforça duplamente a intensidade de sua súplica. “Rogo” (parakaleo) transmite a idéia de um forte apelo e súplica fervorosa.

Especificamente, Paulo lhes roga que busquem “viver em harmonia”, no grego é “usar a cabeça”. A idéia é que as duas usem a mente para estarem unidas ao tratar desse conflito. Paulo usou essa palavra várias vezes nesta carta: “Completai a minha alegria tendo o mesmo modo de pensar” (Fp 2.2). “Tende em vós o mesmo sentimento” (Fp 2.5). Ou seja, eles devem entrar no mesmo barco e começar a remar na mesma direção, adotando a mesma mentalidade, o que trará reconciliação e restauração em seu relacionamento. 

Paulo acrescenta, devem viver harmoniosamente “no Senhor” (Fp 4.2). Quando Paulo diz “no Senhor”, ele quer dizer que o Senhor deve ser o seu denominador comum.  Se elas, em primeiro lugar, estiverem em aliança com o Senhor, estarão em harmonia uma com a outra. O Senhor, portanto, é o denominador comum que estabelecerá união verdadeira entre as duas mulheres.

Ao se renderem ao Senhor, ele lhes dará paciência uma com a outra e as capacitará a se perdoarem mutuamente. O Senhor lhes dará humildade para guardar as armas. Somente no Senhor a questão poderá ser resolvida. Se não houver uma verdadeira unidade no Senhor, nada funcionará. Esse é um apelo para que todo crente viva em harmonia com os outros na igreja.

 4)    Um pedido de auxilio

“Sim, e peço a você, leal companheiro de jugo, que as ajude; pois lutaram ao meu lado na causa do evangelho, com Clemente e meus demais cooperadores. Os seus nomes estão no livro da vida”. (Fp 4.3).  Quem é esse companheiro? Será que é Barnabé? Ou Lucas? Ou, Epafrodito? O que é importante, na verdade, é que esse líder deveria intermediar, ou ajuda-las. Aliás, no grego ajudar é “apreender, agarrar, segurar, preender, capturar, apoderar-se”. Ou seja, toma posse dessa situação e faça a paz entre as duas mulheres.

Alguém já disse que crentes tentarem viver em harmonia intima é uma coisa praticamente impossível. É como dois porcos-espinhos abraçados em uma noite muito forte no Canadá. Mas quanto mais se aproximavam um do outro, mais seus espinhos os espetavam, tornando virtualmente impossível tentarem permanecer abraçados. Silenciosamente, eles se separaram. Mas antes de muito tempo, estavam ambos tremendo sob o vento invernal do Canadá. Logo estavam se espetando novamente... Eram como as duas mulheres de Filipos, precisavam uma da outra, mas constantemente estavam se espetando... 

Conclusão:

Haverá alguém que você continua acusando pela dor que sofreu? Trazendo uma dor que nunca foi sarada? Nesse caso, você faz idéia de quanta energia emocional você está queimando para alimentar esse ferimento? Liberte-se de todo veneno de ira guardada... perdoe totalmente o ofensor. E “ALEGRE-SE NO SENHOR. NOVAMENTE DIREI: ALEGREM-SE!  SEJA A AMABILIDADE CONHECIDA POR TODOS. PERTO ESTÁ O SENHOR! (Fp 4.-4-5) 


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