terça-feira, 19 de outubro de 2021

 Tudo posso naquele que me fortalece – Fp 4.10-13 

Introdução:

Quanto mais a gente vive, mas se convence de que nossa principal batalha na vida não é com a idade, e, sim, com a maturidade. Nosso desafio é a escolha se queremos ou não crescer. Foi Jesus que perguntou: “Qual de vocês, por ansioso que esteja, pode acrescentar um côvado ao curso de sua vida?” (Mt 6.25-31). A idade é uma questão de fato. A maturidade, por outro lado, é uma questão de escolha.

Ou será que somos “cachorros velhos”, difícil de mudar. Mas, se você é uma pessoa que tem a capacidade de pensar e de decidir. E, mais, se você é um cristão, você tem o poder de Cristo dentro de você, o que significa suficiente dinamismo interior para efetuar mudanças incríveis. Algumas injuções da Palavra de Deus: “...não sejamos como meninos, agitados de um lado para o outro, e levados ao redor por todo vento de doutrina, pelar artimanhas dos homens, pela astucia que induzem ao erro. Mas seguindo a verdade em amor, cresçamos em tudo naquele que é o cabeça, Cristo” (Ef 4.14-15). 

“Despojando-vos, portanto, de toda maldade e dolo, de hipocrisia e invejas, e de toda sorte de maledicências, desejai ardentemente, como criança recém nascidas, o genuíno leite espiritual, para que ele vos seja dado crescimento para a salvação” (1 Pe 2.1-2). Ou, “...a essa altura, já devêsseis ser mestre, ainda estais precisando de que alguém vos instrua mais uma vez quanto aos princípios elementares da Palavra de Deus. Voltastes a necessitar de leite, quando já devíeis estar recebendo alimento sólido...o alimento sólido é para os adultos, os quais, pelo exercício constante da fé, tornaram-se capazes de discernir tanto o bem quanto o mal” (Hb 5.12-14).

1)    O que é maturidade?

Ser alguém maduro é ser plenamente desenvolvido, completo e “crescido”. Deixamos hábitos infantis e de adolescência, adotando um estilo de vida onde somos plenamente responsáveis pelas nossas próprias decisões, motivos, atos e consequências. Algumas qualidades:

·        Quando nossa preocupação pelos outros ultrapassa nossa preocupação conosco mesmo.

·        Quando detectamos a presença do mal ou do perigo antes que se torne obvio.

·        Quando temos sabedoria e compreensão, bem como conhecimento.

·        Quando temos mais do que altos ideais, mas também temos a disciplina para os atingir.

·        Quando as nossas emoções são temperadas pela responsabilidade e a escrupulosidade (Zelo).

·        Quando nós não somente entendemos uma tarefa, mas também temos a fortaleza de permanecer na coisa, até que tudo esteja feito.

·        Quando temos a disposição de mudar, uma vez que estejamos convencidos que a correção está em ordem correta.

·        Quando temos a capacidade de crescer espiritualmente por meio de um influxo da Palavra de Deus.

 2)    A maturidade e o contentamento de Paulo

“Alegro-me grandemente no Senhor, porque finalmente vocês renovaram o seu interesse por mim. De fato, vocês já se interessavam, mas não tinham oportunidade para demonstrá-lo” (Fp 4.10). Quando o apostolo afirma: “...vocês já se interessavam, mas não tinham oportunidade”, ele quis dar a entender que tinham desejado enviar-lhe alguma ajuda antes, mas não sabiam nem onde ele estava e nem tinham meios para chegar onde ele estava. Ou seja, mesmo quando eu não ouvira falar de vocês, vocês pensavam em mim. UMA MARCA DE MATURIDADE É A CAPACIDADE DE AFIRMAR, E NÃO SOMENTE DE APRECIAR.

“Não estou dizendo isso porque esteja necessitado, pois aprendi a adaptar-me a toda e qualquer circunstancia” (Fp 4.11 NVI). Ou, “aprendi a viver contente em toda e qualquer situação” (Almeida Atualizada). Para o apostolo, pouca diferença fazia estar livre ou algemado a um soldado... se o dia estivesse quente ou úmido...se os filipenses lhe enviassem um presente ou deixasse de fazer contato com ele. 

Algumas pessoas são como termômetro. Elas meramente registram o que ocorre em redor delas. Outras, são como termostatos. Elas regulam a atmosfera. Elas são os maduros agentes de transformação que jamais permite que a situação dite a elas. 


Provavelmente, você está pensando: eu gostaria de ter o “dom do contentamento”. Espere. Isso não é um dom. É uma qualidade aprendida. Paulo admite que ele havia desenvolvido a capacidade de aceitar e de adaptar-se. Lembre-se? Ele escreveu: “...aprendi a viver contente”. Ou seja, estar descontente significaria desejar estar em um lugar diferente daquele que a mão soberana de Deus escolheu lhe dar. Mas, “aprendi a estar contente em quaisquer circunstancias em que me encontre”. “Quer minhas circunstancias sejam boas, quer sejam ruins, positivas ou negativas”, diz o apostolo, “estou contente”.

“Sei o que é passar necessidade e sei o que é ter fartura. Aprendi o segredo de viver contente em toda e qualquer situação, seja bem alimentado, seja com fome, tendo muito, ou passando necessidade” (Fp 4.12). “Eu sei”, diz o apostolo. Ele sabe porque aprendeu por sua própria experiência a confiar em Deus em momentos difíceis. “Sei o que é passar necessidade”. Na prisão em Roma, o apostolo Paulo, enfrenta escassez de provisões, falta de recursos financeiros, sofrimento físico, restrição de movimentos e comida limitada. No entanto, tem abundancia em Cristo. 

“E sei o que é ter fartura”,  Significa condição de abundancia. A idéia é de receber mais do que o necessário. Nesse tempo, ele estava sentado no colo do luxo. Contudo, por melhor que seja, esse tipo de contentamento que depende de circunstancia é frágil, escorregadio, ilusório “é uma casa construída na areia”.

Mas, Paulo, aprendeu a se contentar “em toda e qualquer circunstancia”, seja na prosperidade, seja na prisão. Em todas as situações, viveu triunfante. “Aprendi o segredo de estar farto quanto de passar fome, tanto ter abundancia quanto de passar necessidade”. Novamente “aprendi”, ou seja, uma experiência adquirida em situações reais.

Uma pergunta: qual é o “segredo”? “O Senhor confia os seus segredos aos que o temem” (Sl 25.14). Os que rejeitam a Cristo não conseguem entender como é possível um cristão permanecer calmo na adversidade e humilde na prosperidade.

Conclusão: “tudo posso naquele que me fortalece”

“Tudo posso naquelas que me fortalecem, as drogas” Não!

“Tudo posso naquela que me fortalece, a educação” Não!

“tudo posso naquele que me fortalece, o dinheiro” Não!

“tudo posso naquele que me fortalece, o sucesso” Não!

“Tudo posso naqueles que me fortalecem, os amigos” Não”

“Tudo posso naquele que me fortalece, o pensamento positivo” Não!

“Tudo posso naquele que me fortalece, meu time” Não”

MAS, TUDO POSSO NAQUELE ME FORTALECE.

TUDO POSSO OU TODAS AS COISAS POSSO. É como se Paulo pegasse um marca texto e sublinhasse as palavras “todas as coisas”, fazendo-as saltar da pagina. A palavra “fazer” significa ser forte, ter poder. “Por meio daquele”, o Senhor Jesus, ele diz: “Sem mim nada podeis fazer” (Jo 15.5).

“fortalece” é dinamite, significa ser capacitado, habilitado, fortalecido, robustecido. Eu posso todas as coisas por intermédio de Cristo que me fortalece. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário