terça-feira, 26 de outubro de 2021

 Gratidão, Glória e Graça  Fp 4.14-23 

Introdução

Paulo chega ao fim desta carta, não vemos um homem derrotado, desanimado ou abatido. Ao contrário, mostra-se otimista e triunfante, exultante em sua confiança de que Deus o está usando em meio a essa dificuldade para espalhar o evangelho pelo Império Romano. Assim, como Paulo, talvez você se encontra em um momento difícil em sua vida. Talvez você também esteja envolvido numa série de circunstancias limitantes das quais não há saída aparente ou imediata. Contudo, seguindo os passos do velho apostolo, anime-se nessas palavras finais... 

1)    Koinoneo

“Fizeste bem em compartilhar da minha aflição”. A raiz da palavra (koinoneo) é usada em outras passagens com o significado de “ter comunhão com alguém, ser feito parceiro”. Comunhão significa ter algo comum com a outra pessoa em uma parceria.

“Também sabeis, ó Filipenses, que na primeira pregação do evangelho, depois que sai da Macedônia, nenhuma igreja compartilhou comigo em matéria de DAR E RECEBER, mas somente vós” (Fp 4.15). Novamente, “compartilhou” (Koinoneo), que é companheirismo ou parceria. Os filipenses havia estabelecido com ele uma parceria continua que ia além do que qualquer outra igreja havia feito. 

Paulo havia pregado o evangelho em Filipos (Atos 16.12...) pela primeira vez uma década antes, e quando partiu para Macedônia, essa igreja permaneceu com sua parceria ministerial por um período de dez anos.

No versículo 15, o apostolo Pauo usa três termos do mundo dos negócios . “Dar” se refere a despesas, “receber” se refere a recibos ou conta “...compartilhou comigo no tocante a dar e receber...”. Ou seja, os filipenses estão investindo sabiamente ao aplicarem seu dinheiro na obra do Senhor. O apoio financeiro que deram a Paulo havia sido registrado no céu e já havia gerado uma taxa de retorno eterna para Deus.

O comentário da Bíblia King James: “...o generoso e continuo aporte de capital realizado pelos filipenses na vida e missão do apostolo Paulo, está gerando (inclusive em credito cumulativo), em suas próprias vidas e para todos quantos aceitarem a Palavra de Deus.

Paulo lembra “porque até para Tessalônica mandastes não somente uma vez, mas duas, o bastante para as minhas necessidades” (Fp 4.16). Depois de partir para Filipos (Atos 16.40), Paulo passou por Anfípolis e Apolônia até chegar a Tessalônica (Atos 17.1). Lá Paulo pregou  o evangelho, foi perseguido...o resultado foi o surgimento de uma nova igreja. Em um momento difícil, quando precisava de ajuda financeira, os filipenses lhe deram apoio, enviando ofertas repetidamente. 

2)    O retorno

“Não que eu esteja procurando ofertas, mas o que pode ser creditado na conta de vocês” (Fp 4.17). Sempre que alguém investe em um empreendimento, pode usufruir os lucros obtidos. Por suas ofertas monetárias, os filipenses estão acumulando um lucro eterno no céu. Jesus ensinou o mesmo principio: “Mas ajuntai tesouros no céu, onde nem traça nem ferrugem os consomem, e os ladrões não invadem nem roubam” (Mt 6.20). QUANDO DIZIMAMOS E OFERTAMOS PARA A OBRA EM EXPANSÃO DO EVANGELHO, ESTAMOS USANDO SABIAMENTE O QUE NOS FOI CONFIADO PARA A MAIOR GLÓRIA DE DEUS. 


O apostolo Paulo recebeu “de Epafrodito o que enviastes, um aroma perfumado, um sacrifício aceitável e agradável a Deus” (Fp 4.18). O apostolo recebeu “tudo na sua totalidade”, ou seja, suas necessidades foram supridas. Mas, as ofertas são atos de adoração a Deus. Paulo usa uma imagem do Antigo Testamento, quando o incenso era derramado sobre o sacrifício, liberando um aroma perfumado que subia ao céu. O cheiro suave retratava o prazer que o sacrifício proporcionava a Deus. 

Da mesma forma, a doação dos cristãos filipenses é uma expressão de sua adoração a Deus que é agradável a ele. Quando você percebe que seu apoio financeiro é um sacrifício perfumado que alegra muito o coração de Deus, então, você “contribuiu com alegria” (2 Co 9.7).

Por causa de sua oferta sacrificial, Paulo diz aos filipenses que Deus supriria “todas as vossas necessidades segundo as suas riquezas na glória em Cristo Jesus” (Fp 4.19). Ou seja, os filipenses não somente receberiam bênçãos espirituais no céu por suas ofertas, como Deus supriria muitas de suas necessidades físicas nesta vida. Essa generosidade seria “segundo as suas riquezas”. Jesus ensinou o mesmo principio: “Dai, e vos será dado; recebereis uma boa medida, cheia, generosa e transbordante, pois sereis medidos com a mesma medida com que medis” (Lc 6.38).

Ora, ao Nosso Deus e Pai seja a glória para todo o sempre, amém” (Fp 4.20). O Pai é o doador da graça (Fp 1.2), o Pai é o operador da salvação (Fp 1.6), o exaltador de Cristo Jesus (Fp 2.9-11), é o Pai dos crentes (Fp 2.15), o doador da paz (Fp 4.7-9) e o supridor das nossas necessidades (Fp 4.19).

Conclusão:  koinonia cristã

“Cumprimentai cada um dos santos”. Esta saudação é estendida a “cada” santo em Cristo Jesus. Aqui na expressão “cada” é cada um, individualmente e envolve amor profundo, ternura e afeição. “Cada santo”. O que é um santo? “Santo” é alguém que foi verdadeiramente regenerado pelo Espirito Santo e separado para Deus, abandonando uma vida de pecado para viver em santidade. 

“Os irmãos que estão comigo vos saúdam”. Durante esse período de prisão, Paulo escreveu quatro cartas: Filemom, Efesios, Filipenses e Colossenses. Essas cartas foram levadas de volta para aquelas igrejas ou para pessoas....Timóteo seu fiel discípulo, Epafrodito de Filipos, Tiquico levou carta de Efesios e Colossos, Filemon lhe visitou na cadeia, Onésimo o escravo fugitivo que se converteu na prisão, Aristarco, João Marcos e o médico Lucas, todos estiveram com Paulo em algum momento na prisão. 

“Todos os santos vos saúdam” (Fp 4.2). isso se refere aos crentes que estão em Roma, alguns dos quais tiveram contato pessoal com ele em sua prisão domiciliar em Roma. Quais são esses santos de Roma? Febe, Priscila e Áquila, Epêneto, Maria, Andrônico e Júnias, Amplíato, Urbano, Apeles, Herodião, Trifena, Trifosa, Pérside, Rufo, etc (Rm 16). 

“Especialmente os da casa de César” (Fp 4.22). Esse é um grupo de convertidos altamente improvável – compostos por aqueles que servem na casa de Cesar. Além da famlia de Cesar, escravos, cozinheiros, provadores de comida, músicos, zeladores, pedreiros, contadores, soldados, guardas, juízes, etc.

Esses novos crentes da casa de César são troféus da graça salvadora de Deus. Estão na casa de César, mas fazem parte de uma família muito maior: a família da fé. Servem no palácio de César, mas tem acesso a um trono muito maior. Estão em Roma, mas tem irmãos e irmãs espalhados por todo o mundo conhecido.

“A graça do Senhor Jesus Cristo seja com o vosso espírito” (Fp 4.23). “Graça” é charis, favor imerecido recebido por alguém que faz parte do povo de Deus. É a fonte e o batimento cardíaco da vida cristã. Do novo nascimento aos novos céus e nova terra, a vida cristã é inteiramente uma vida de graça. 


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário