terça-feira, 1 de agosto de 2017

Tempo de escuridão e tempo de luz! 1 Tm 4.1-7


Introdução:

Em nossos dias temos pencas de igrejas espalhadas. Mas o povo está faminto de Deus. Por que? Porque a Palavra de Deus foi substituída por alimento artificial. Os lobos da atualidade invadiram nossas despensas, de modo que hoje as igrejas, antes casas de adoração e de banquetes, se tornaram casas de fome.

Hoje a exposição bíblica está sendo substituída pelo entretenimento; a doutrina pelas encenações dramáticas e a teologia pela encenação. Em nossos dias, a pregação da cruz é considerada hoje loucura não apenas para o mundo, mas também para a igreja atual. "Há muito show, muita música, muito louvor - mas pouco ENSINO bíblico. Nunca os evangélicos cantaram tanto e nunca foram tão analfabetos de Bíblia. Nunca houve tantos animadores de auditório e tão poucos pregadores da Palavra de Deus. Quando o Espírito de Deus está agindo de fato, Ele desperta o povo de Deus para a Palavra de Deus." - Augustus Nicodemos Lopes
  


Os pastores estão abandonando seus postos, desviando para a direita e para a esquerda, com frequência alarmante. Parecem com gerentes de lojas, sendo que os estabelecimentos comerciais que dirigem são as igrejas. Hoje estão pensando em como manter os clientes felizes, como atraí-los para que não vão às lojas concorrentes que ficam na mesma rua. Alguns pastores estão atraindo muitos consumidores, levantando grandes somas em dinheiro e desenvolvendo uma excelente reputação. No entanto, a verdade bíblica é que não existem igrejas cheias de sucesso. Mas, toda igreja são comunidades de pecadores, reunindo culto após culto perante Deus. O Espírito Santo os reúne e trabalha neles. Nessas comunidades de pecadores, um é chamado pastor e se torna responsável por manter todos atentos a Deus.  Eugene Petersen


1)        Ezequiel fala a uma congregação volúvel. 



O profeta Ezequias estava no exílio, junto com mais de dez mil judeus (SL 137:1-4).         O chamado de Ezequiel exigia que se prestasse atenção a Deus, não às pessoas ao redor:  “E disse-me: Filho do homem, põe-te em pé, e falarei contigo. Então entrou em mim o Espírito, quando ele falava comigo, e me pôs em pé, e ouvi o que me falava. E disse-me: Filho do homem, eu te envio aos filhos de Israel, às nações rebeldes que se rebelaram contra mim; eles e seus pais transgrediram contra mim até este mesmo dia”. Ezequiel 2:1-3. E, tem mais: “E tu, ó filho do homem, não os temas, nem temas as suas palavras; ainda que estejam contigo sarças e espinhos, e tu habites entre escorpiões, não temas as suas palavras, nem te assustes com os seus semblantes, porque são casa rebelde. Mas tu lhes dirás as minhas palavras, quer ouçam quer deixem de ouvir, pois são rebeldes”. Ezequiel 2:6,7

        A mensagem de Ezequiel deveria ser proclamada, quer as pessoas o ouvissem ou não:  “Mas a casa de Israel não te quererá dar ouvidos, porque não me querem dar ouvidos a mim; pois toda a casa de Israel é de fronte obstinada e dura de coração. Eis que fiz duro o teu rosto contra os seus rostos, e forte a tua fronte contra a sua fronte. Fiz como diamante a tua fronte, mais forte do que a pederneira; não os temas, pois, nem te assombres com os seus rostos, porque são casa rebelde. Disse-me mais: Filho do homem, recebe no teu coração todas as minhas palavras que te hei de dizer, e ouve-as com os teus ouvidos.
Eia, pois, vai aos do cativeiro, aos filhos do teu povo, e lhes falarás e lhes dirás: Assim diz o Senhor DEUS, quer ouçam quer deixem de ouvir”.
Ezequiel 3:7-11

        Ezequiel deveria permanecer firme, independentemente da maneira como fosse tratado (33.30-33): “Quanto a ti, ó filho do homem, os filhos do teu povo falam de ti junto às paredes e nas portas das casas; e fala um com o outro, cada um a seu irmão, dizendo: Vinde, peço-vos, e ouvi qual seja a palavra que procede do Senhor. E eles vêm a ti, como o povo costumava vir, e se assentam diante de ti, como meu povo, e ouvem as tuas palavras, mas não as põem por obra; pois lisonjeiam com a sua boca, mas o seu coração segue a sua avareza. E eis que tu és para eles como uma canção de amores, de quem tem voz suave, e que bem tange; porque ouvem as tuas palavras, mas não as põem por obra. Mas, quando vier isto (eis que está para vir), então saberão que houve no meio deles um profeta”.


    “Você é um simples entretenimento – um cantor popular com suas melancólicas canções e seu instrumento musical” (Bíblia A Mensagem). Eles consideram Ezequiel um orador eloqüente de voz agradável e excelente pronúncia. Contudo, depois dos aplausos, tudo voltava a ser como era antes. Esqueciam a mensagem; os pecados continuavam.              Ouvir a Palavra de Deus não tem a ver com entretenimento, sentir-se bem consigo mesmo, ficar impressionado com o talento do orador. Antes tem a ver com mudança de vida.

      “Quando tudo isso acontecer – e certamente acontecerá – eles saberão que um profeta esteve no meio deles” (Ez 33.33). Ou seja, quando vierem os tempos difíceis, quando a voz do pregador fiel tiver desaparecido e for apenas uma memória distante, quando a igreja de outrora estiver reduzida a uma casca oca. Restará apenas uma recordação: Tivemos um profeta aqui no passado.


2)    Amós adverte a respeito de uma fome vindoura. 
                   Um garoto do interior natural de Tecoa, cidade de Judá. Além de sua vocação de profeta, Amós também era pastor de ovelhas e plantador de sicômoros, qualidades que o tornavam um autêntico caipira colhedor de figos. “E respondeu Amós, dizendo a Amazias:             Eu não sou profeta, nem filho de profeta, mas boiadeiro, e cultivador de sicômoros”.  Amós 7:14 




O Senhor ordenou a esse profeta magro e ossudo que fosse ao reino norte confrontar cara a cara um rei cruel, imoral, infiel e injusto.  “Mas, o SENHOR lhe diz: “Sua mulher se tornará uma prostituta na cidade, e os seus filhos e as suas filhas morrerão à espada. Suas terras serão loteadas, e você mesmo morrerá numa terra pagã. E Israel certamente irá para o exílio, para longe da sua terra natal”.
Amós 7:17

Amós 8:11-12: “Estão chegando os dias”, declara o SENHOR, o Soberano, “em que enviarei fome a toda esta terra; não fome de comida nem sede de água, mas fome e sede de ouvir as palavras do SENHOR.
Os homens vaguearão de um mar a outro, do Norte ao Oriente, buscando a palavra do SENHOR, mas não a encontrarão. .  Amós predisse a vinda de uma época em que a terra sentiria saudades dos grandes profetas de outrora, ansiando por uma voz poderosa da parte de Deus – ou seja, qualquer pessoa que defendesse a verdade de modo corajoso e politicamente incorreto.

    As pessoas anseiam por alimento para a alma, pelos nutrientes da Palavra de Deus; porém, não encontram esse sustento. Repito: há uma terrível escassez de alimento em nossa terra.

                    LIDERANÇA: a liderança de Israel estava corrompida e arruinada, carente de uma confrontação direta com a verdade, por meio de um pregador intransigente. “SE ALGUÉM não estiver preparado para pagar um alto preço, maior do que seus contemporâneos e colegas estejam dispostos a pagar, não deverá aspirar a liderança no trabalho de Deus. A verdadeira liderança exige custo elevado, a ser cobrado do líder e, quanto mais eficiente a liderança, maior o custo”.

       Papa Leão X: “um porco selvagem está a pilhar a vinha de Deus” (Rm 16:17-18). Sempre existiram enganadores e impostores com sua esperteza e duplicidade, encrenqueiros que atacaram vários apóstolos e companheiros cristãos (Atos 20:28-31). Um inimigo implacável de Paulo era “Alexandre, o ferreiro” (2 Tm 4:14). O idoso apostolo João adverte que Diótrefes “gosta muito de ser o mais importante” (  3 Jo 9), um mandachuva na igreja.

3)    Joel prediz um futuro promissor.
O profeta Joel foi levantado por Deus; o seu nome significa “O Senhor é Deus”. Nos dias do profeta Joel todos os tipos possíveis de gafanhotos se puseram a destruir o solo: os que rastejam, os que migram, os que cortam e os que destroem. “Diante deles o fogo devora, atrás deles arde uma chama. Diante deles a terra é como o jardim do Éden, atrás deles, um deserto arrasado; nada lhes escapa.  



Joel 2:3”. Joel escreveu a partir da fascinante perspectiva de Deus, referindo-se a esses insetos como “o meu grande exército que enviei contra vocês” (Jl 2:25).  "Vou compensá-los pelos anos de colheitas que os gafanhotos destruíram: o gafanhoto peregrino, o gafanhoto devastador, o gafanhoto devorador e o gafanhoto cortador, o meu grande exército que enviei contra vocês.

        O que seria preciso para restaurar os anos de devastação causados pelos gafanhotos. De que maneira? Joel 2:12-13: "Agora, porém", declara o Senhor, "voltem-se para mim de todo o coração, com jejum, lamento e pranto. " Rasguem o coração, e não as vestes. Voltem-se para o Senhor, para o seu Deus, pois ele é misericordioso e compassivo, muito paciente e cheio de amor; arrepende-se, e não envia a desgraça. 


      Ainda assim, depois de todos os pecados que vocês cometeram, apesar de todo o dano que causaram, e não obstante os resultados catastróficos da falta de fidelidade de vocês, O ARREPENDIMENTO trará a restauração. Deus diz: “Voltem-se para mim de todo o coração”. Por meio do choro, de jejum e pranto. “Rasguem o coração, e não as vestes”, ordena o Senhor.


Conclusão: "E, depois disso, derramarei do meu Espírito sobre todos os povos. Os seus filhos e as suas filhas profetizarão, os velhos terão sonhos, os jovens terão visões. Até sobre os servos e as servas derramarei do meu Espírito naqueles dias. Joel 2:28,29 

Nenhum comentário:

Postar um comentário