E a família, como está? Tt 2.1-8
Introdução
“Tu, porém”. Nos versículos anteriores do capitulo 1, o apostolo Paulo descreveu os falsos profetas como detestáveis, desobedientes e incapazes de qualquer boa obra (Tt 1.16). A mesma coisa, o apostolo faz com o jovem Timóteo, sempre lhe incentivando a nadar contra a correnteza de um mundo sem Deus “Tu, porém, permanece naquilo que aprendeste...” (2 Tm 3.14). E o apostolo exorta que Tito que “fale o que convém a sã doutrina” (Tt 2.1).
A palavra “sã doutrina” no grego é “higiene” e se refere ao que é “saudável”, ao que é bom. Ele escreve na verdade “Que seu ensino seja puro, benéfico e doador de vida. Que a pureza do seu ensinamento desinfete o que foi contaminado e, então, estimule o crescimento saudável”. Isto é, diante de ensinamentos deturpados, corrompidos, midiáticos, ensine o que é saudável, o que é bom, o que eleva a família, o que ajuda os maridos, as esposas, as moças, os jovens, etc.
1)
Homens
da família
“Quantos aos homens mais velhos...” Na vida, quanto mais o tempo passa adquirimos sabedoria, no entanto, muitos recusam à maturidade, ao crescimento e se tornam críticos, cínicos, mal-humorados e até mesmo preguiçosos. No entanto, Moisés, começou os quarenta anos mais produtivos de sua vida aos 80 anos, libertando o povo de Israel da escravidão. E Calebe? Conquistou o território de Hebrom com 85 anos, dizendo: Primeiro ele diz: “E ainda hoje estou tão forte como no dia em que Moispes me enviou; qual era minha força, tal é agora a minha força” (Js 14.11) Depois ele diz: “dá-me este monte de que o Senhor falou aquele dia” (Js 14.12).
O apostolo Paulo cita seis qualidades de homens mais velhos: “Equilibrado” ou “moderado”, isto é, é aquele que evita extravagancias e indulgencias
demais em qualquer área da vida. A ideia é se livrar da dependência de coias
que lhe faz mal. “Respeitáveis” ou “dignos
de respeito”. Vem de uma palavra que se refere em geral às pessoas ou coisas
que são majestosas. Negativamente, o termo significa se tornar trivial, entediante
ou superficial. Positivamente, uma pessoa respeitável e digna de respeito.
“sóbrios” ou “sensatos”. Os cretenses eram definidos: “Cretenses, sempre mentirosos, feras malignas, glutões preguiçosos” (Tt 1.12). Ser “sóbrio”, contudo, é ser “moderado”, “prudente”, “modesto”, “comedido”, “disciplinado”. Trata-se de quem mede suas palavras, seus gestos, suas ações e suas reações.
“sadios na fé”. É a
crença em Cristo como Salvador e Senhor e se estende para cada aspecto da vida.
“No amor”, grego é ágape, como foco
no próximo, na comunhão com o nosso próximo. “Na paciência”, “constância”, ou “perseverança”, que suporta a tribulação
e depois “...produz um caráter aprovado,
esperança não traz confusão, porquanto o amor de Deus está derramado em nossos
corações pelo Espirito Santo que nos foi dado” (Rm 5.5).
2)
As
mulheres
“Ensine as mulheres mais velhas...”. O uso da expressão “de igual modo” ou “semelhantemente” sugere que as qualidades deles fazem paralelo com as dos homens mais velhos. Então, vejamos:
“Reverentes” “sérias no seu viver”, a palavra que vem do grego é “adequada para o templo”. A ideia de reverente sugere que a pessoa, por sua conduta, demonstra que pertence a Deus e que a sua vida é reservada à adoração a ele. O apostolo Paulo confirma em 1 Coríntios: “Não sabeis vós que sois o templo de Deus e que o Espirito de Deus habita em vós” (1 Co 3.16).
“caluniadoras” é o termo do grego que traduz “diabolôs”.
O mesmo usado para descrever Satanás como o acusador ou o adversário “...satan, o acusador, aproximou-se...”
(Jó 1.6). As caluniadoras sempre levam uma história para contar sobre alguém, e
sua informação, nunca eleva a reputação da pessoa na mente dos outros, mas
humilha, difama a honra da outra pessoa.
O apostolo Tiago diz que a “língua é fogo...e pode contaminar a pessoa por inteiro...”. E vai
mais longe: “...não somente põe
completamente em chamas o curso da nossa existência, como acaba, ela mesma,
incendiada pelo inferno” (Tg 3.6). O sábio Salomão é incisivo: “A morte e a vida estão no poder da língua”
(Pv 18.21).
“Nem escravizada a muito vinho”, que permanece perto do vinho, dependente. Mas “capazes de ensinar o que é bom”, sim o que edifica, o que eleva a alma humana, coisas espirituais. E termina afirmando: “...poderão orientar as mulheres mais jovens a amarem seus maridos e seus filhos” (Tt 2.4).
3)
As
mulheres novas
as mulheres mais novas a “serem mais sensatas e sensíveis” ao
Espirito Santo. A sensatez e a sensibilidade são qualidades necessárias em uma
sociedade totalmente ditada pelos tentáculos do diabo. O apostolo Paulo elenca
setes qualidades observáveis:
“Puras” vem da
palavra grega “hagnos” que é traduzido de “santo”, que significa uma pessoa “piedosa”,
“consagrada” e “separada”, ou totalmente consagrada a Deus. “Ocupadas em casa”, essa expressão não
significa a mulher que pilota fogão, ou somente trabalha em casa. Mas, refere-se
a mulher virtuosa de Provérbios 31: laboriosa, parceira do marido, competente,
cuida dos filhos, engajada em cultivar o bem-estar de sua família e em
construir um legado para a família!
“Submissas ao marido”. Aqui, o apostolo Paulo, descreve uma relação simbiótica em que a liderança amorosa do marido é devotada a servir à esposa, em contrapartida, a esposa responde com submissão. Em Efésios vemos os dois princípios: “Mulheres, sujeitem-se a seus maridos, como ao Senhor” (Ef 5.22) E a contraparte do marido é: “Vós maridos, amai as vossas mulheres”. Portanto, sujeição da parte da mulher e amor da parte do marido! Para o casamento se manter de pé, a mulher deve estar atenta e vigilante e o esposo deve velar por amor. Paulo termina exortando: “A fim de que a palavra de Deus não seja blasfemada” (Tt 2.5).
4)
Os
jovens
“De igual modo”, ou “da mesma maneira”. Como os jovens tendem a ser impetuosos e imprudentes (“moderados”), descontrolados em sua conduta, impulsivos e volúveis. O apostolo Paulo diz a verdade: “Tito, ajude a juventude a usar os freios na vida, sejam prudentes, tenham cuidado, vão devagar. Ajude a juventude a controlar sua língua, a controlar seu temperamento. Ajude a juventude a refrear sua ambição e a se purgar da ganancia...
Mostre-lhes como dominar seus desejos e impulsos sexuais, como
seguir a mente, em vez de seguir os instintos. Ensine-os a ser administradores responsáveis
do dinheiro, em ser dizimista, em vez de dissipadores. E como será que Tito
tinha de fazer isso?
Conclusão
Pelo exemplo!
Primeiro, o líder deve ser o padrão nas boas obras (Tt 2.7).
Ele ensina não apenas com palavras, mas, sobretudo, com exemplo. Também, deve
ser padrão no ensino da Palavra. O ensino tem que ser correto “integridade”
(v.7). E “reverencia”, ensina, prega com temor, com humildade, sabendo que
somos simplesmente um instrumento de Deus.
Usando “linguagem sadia e irrepreensível” (v.8). O púlpito é um lugar sério, não é um palco, para usar piadas e conversar inconvenientes e incompatíveis com a santidade da mensagem. E, assim, envergonharemos o adversário” e “não tendo nenhum mal a dizer de nós” (v.8).
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