domingo, 13 de outubro de 2024

 Fugindo de Sodoma e Gomorra – Lc 17.28-33 

Introdução

As Escrituras falam dos atributos de Deus, são os atributos de poder e os atributos morais. Fala-se do amor de Deus, desse relacionamento eterno do Pai, Filho e Espirito, um Deus que se manifesta em tres pessoas, numa unidade eterna. E o amor de Deus, foi evidenciado com a vinda do seu filho ao mundo, para morrer em nosso lugar.

Fala-se da Eternidade de Deus, de sua infinitude, ou de sua incomensurabilidade. Fala-se de sua onipotência, todo poder; fala-se de sua onisciência, todo saber, toda ciência; fala-se de sua onipresença, todo lugar, está em todo lugar. Também, fala-se de sua bondade, de sua misericórdia, de sua sabedoria, de seu ser compassivo e paciente. Fala-se de sua imutabilidade, o que significa que Deus não muda, não altera. Fala-se de sua soberania, sim, ele é soberano sobre todas as coisas, detém todo o poder no céu e na terra.

Fala-se de sua santidade, sim, Deus é santo, santo e santo, três vezes santo. Sua santidade fala de sua beleza, da sua glória, que não pode ser contaminado pelo mal. Também, fala-se de sua justiça, sim, a justiça divina! Não ousamos em pensar que a tolerância e a paciência de Deus tem limites! Sua misericórdia tem data de validade. Mas há ocasiões em que Deus afirma: “Basta. É isto, chega”.

1)     Chega de Deus

Deus disse “chega” em Genesis 6, quando expressou sua tristeza por ter criado a humanidade, pelo que trouxe, mais tarde, o grande diluvio. Mas, o tempo em que Noé construiu a arca foi de 120 anos, no entanto, o povo se recusou a se arrepender, então, Deus disse “chega”.

Deus Disse “chega” em Genesis 11, quando os seres humanos, em seu orgulho, ficaram obcecados pela construção de um monumento a si mesmos, a torre de Babel. Então, o Senhor dividiu suas línguas e cada um foi por um canto povoar o mundo.

Deus disse “chega” para Sansão, quando havia quebrado todos os mandamentos de Nazireu. Por causa de sua desobediência, inconsequência, foi colocado nas mãos dos seus inimigos, vazados seus olhos e morto.

Deus disse “chega” em Daniel 5, quando Belsazar aviltou Deus em um banquete imoral em celebração aos deuses falsos. Quando dedos na parede, sim dedos de uma mão humana, nenhuma pessoa, nenhum braço, nenhuma mão, somente dedos! “Mene, Mene, Tequel e Parsim”, isto é, teu reino foi contado, pesado e achado em falta e dividido.

Se o mal nunca fosse confrontado, se o pecado nunca fosse punido, Deus não seria justo. Se o Senhor estabeleceu princípios e nunca exigisse seus cumprimentos, para que serviriam os princípios? Ele estabeleceu um código moral – um padrão objetivo de certo e errado – sua leis quando obedecidas dá saúde para os ossos e torna a nossa vida melhor.

1)     Julgamento

Sodoma e Gomorra foram condenadas por causa do pecado. Deus envia dois anjos para tirar Ló e sua família da cidade. Havia um senso de urgência, não há mais tempo, os anjos não deixaram ninguém dormir: “Depressa! Leve daqui sua mulher e suas duas filhas, ou vocês serão mortos quando a cidade for castigada” (Gn 19.15). Mas, Ló hesitou, ou não levou a ameaça de destruição assim tão a sério. 

Imagine alguém chegando à sua casa e dizendo: “Um terremoto vai acontecer daqui a três minutos, e toda está área será destruída. Sei do que estou falando; por isso, você deve ir para o local mais longe que puder”. Você não hesitaria se tivesse confiança no mensageiro e acreditasse na mensagem.

Essa semana vimos nos Estados Unidos o que aconteceu na Flórida. Todos estavam com medo, seria o furacão Milton na escala 5. Sim, o maior furacão há mais de cem anos, poderia arrasar todo o estado da Flórida. Milhões de pessoas saíram, fugiram para o norte dos Estados Unidos com medo do furacão. Quando ele passou, diminui na escala 3 e 16 pessoas morreram.

Os anjos disseram: “Fujam por amor à vida! Não olhe para trás e não pare em lugar nenhum da planície. Fuja para as montanhas, ou você será morto! (v. 17). Em essência, eles disseram: agora, não há mais nada para você aqui. Sua vida em Sodoma acabou; olhe apenas para o futuro que está à sua frente. O que acontece aqui, agora, é entre Deus e esse povo depravado. Não há nada da sua conta aqui.

O texto bíblico nos diz: “Quando Ló chegou a Zoar, o sol já havia nascido sobre a terra. Então o Senhor, o próprio Senhor, fez chover do céu fogo e enxofre sobre Sodoma e Gomorra. Assim ele destriu aquelas cidades e toda a planície, com todos os habitantes das cidades e vegetação”. Sim, tudo foi destruído, uma planície rica, cheio de vegetação, agora, totalmente destruída. O fogo e o enxofre acabaram com tudo, tudo, nada restou, todas as cidades pereceram...

“Contudo a mulher de Ló olhou para trás e, imediatamente, transformou-se numa estátua de sal” (Gn 19.26). Os anjos disseram: “Não olhe para trás” (Gn 19.17). A mulher de Ló recusou obedecer ao mandamento. Seu coração estava em Sodoma, embora seu corpo estivesse fora da cidade. Esse é o principio: “A amizade do mundo é inimiga de Deus” (Tg 4.4). Mas, ela olhou e se transformou numa estátua de sal.

Conclusão

Duas bombas caíram sobre Hiroshima e Nagasaki, no final da segunda guerra mundial, as cidades se arrasaram; mas de trezentas mil pessoas morreram. Contudo, se você visitar as duas cidades foram reconstruídas novamente. Mas, Sodoma e Gomorra, continuam com um deserto abrasador e com muitas montanhas de sal e pedras de enxofre! Um vazio tomou conta de toda essa região...

 

Há um tempo, não sabemos quando,
Um lugar, não sabemos onde,
Que marca o destino do homem
Em glória ou desespero.

Há uma linha, para nós invisível,
Que atravessa cada caminho, 
A fronteira oculta entre
A paciência e a ira de Deus.

Oh, qual é aquela misteriosa linha
Que atravessa o caminho do homem,
Além da qual, Deus mesmo jurou,
A alma que for, estará perdida?

Quanto tempo poderei continuar em pecado?
Quanto tempo Deus me poupará?
Onde termina a esperança e Começam os limites do desespero?

A resposta dos céus está enviada:
Vós que de Deus vos afastais,
Enquanto o dia é hoje, arrependei-vos
E não endureçais o coração.

Nenhum comentário:

Postar um comentário