sábado, 2 de março de 2024

 “Enchei-vos do Espirito” Ef 5.18

Introdução

O apostolo Paulo exorta a igreja a não se embriagar com vinho, mas encher-se do Espirito Santo. Por quê?

O álcool não é estimulante, mas sim, depressivo. Pois deprime os centros mais altos de todo cérebro; essa parte do cérebro controla tudo o que dá ao homem autocontrole, sabedoria, discriminação, julgamento, poder para analisar tudo. O álcool tem o poder de desandar todos esses elementos...

A embriaguez esbanja! Esbanja o nosso tempo, esbanja nossa alegria, esbanja nossa energia, esbanja nossa pureza, esbanja nossa capacidade de raciocinar, nossa capacidade de calcular...

A embriaguez empobrece. O pobre bêbado vem sem nada. Olha o filho prodigo, voltando à casa do Pai: sem dinheiro, sem roupa, sem anel, sem sandálias, etc. Tentando comer bolotas dos porcos “e ninguém lhe dava nada”.

Já o Espirito Santo é o inverso, se o álcool é um depressivo, o Espirito é um estimulante. O Espirito Santo estimula o corpo (mesmo fraco), o Espirito Santo estimula a alma. O Espirito Santo estimula a mente, estimula o intelecto, estimula o coração e estimula a vontade. Tudo é estimulado pela presença do Espirito Santo, mesmo em momentos difíceis.

O álcool empobrece, tira tudo o que você tem. Já o Espirito tem enriquece, enriquece sua vida espiritual; enriquece de dons espirituais; enriquece de conhecimento de sua palavra; enriquece de poder, na oração.


1)     Como se enche do Espirito Santo?

Primeiro, quando nos reunimos, nos ajuntamos como igreja: “falando entre si com salmos, hinos e cânticos espirituais...” (Ef 5.19).  O salmista fala desse congregar: “Quanto aos fiéis que há na terra, eles são os notáveis em que está todo o meu prazer” (Sl 16.31). a igreja primitiva sempre “se dedicava ao ensino dos apóstolos e à comunhão, ao partir do pão e às orações” (Atos 2.42). O salmista exulta diante do átrio do Senhor: “Como é amável o lugar da tua morada, ó Senhor dos Exércitos” (Sl 84.1).

Segundo adoração. “Cantando e louvando de coração ao Senhor” (Ef 4.19). a essência de tudo que acontece tem que ser de coração, o louvor tem que ser de todo o coração, com toda sua intensidade. Profeta Isaias: “O povo me honra com os lábios, mas o coração está longe de mim” (Is 29.13). O profeta Joel exorta: “Voltem-se para mim de todo o coração, rasguem o coração e não as vestes” (Jl 2.12).

“De coração”, refere-se à sinceridade, ou a interioridade do louvor cristão autentico “fazendo música no coração, destinada aos ouvidos de Deus”. Quando você é cheio do Espirito Santo o teu cântico é cheio de alegria no coração, é uma celebração jubilosa, alegre dos atos poderosos de Deus.

Quando Deus abriu o mar vermelho para o seu povo passar, Moisés e todos entoaram um cântico: “Cantarei ao Senhor, pois triunfou gloriosamente...o Senhor é a minha força e o meu canto, a ele devo a minha salvação! Ele é o meu Deus e o louvarei, é o Deus de meu pai, e o exaltarei! (Ex 15.1-2).

Terceiro “Gratidão”. “Dando graças constantemente a Deus Pai por todas as coisas, em Nome do Nosso Senhor Jesus Cristo”. Infelizmente, muitos queixam, murmuram o tempo todo. Mas a exortação de Paulo é a gratidão. Gratidão a Deus pela vida, gratidão a Deus pela saúde, gratidão pela família, gratidão pela igreja, gratidão pela salvação, gratidão por estarmos no culto de santa ceia...

Quarto submissão. “Sujeitando-vos uns aos outros, por temor a Cristo”. Infelizmente tem gente que se diz cheio do Espirito Santo, fala em línguas, arrota santidade e até mesmo “profetiza”, no entanto, é uma pessoa agressiva, com palavras de baixo calão, pessoa amargurada e que não perdoa. Não submete à autoridade.


Conclusão: enchei-vos do Espirito

O Verbo “enchei-vos” está no modo imperativo. “Enchei-vos” não é uma proposta alternativa, condicional, somente para os obreiros da igreja, mas é um imperativo, é um mandamento, é uma obrigação.

O verbo “enchei-vos do Espirito” está no plural, ou seja, é para todos nós, para toda comunidade cristã, isto é, para crianças, adolescentes, adultos, anciãos, etc, todos. Em Atos, afirma: “Todos ficaram cheios do Espirito Santo e começaram a falar em outras línguas, conforme o Espirito os capacitava” (Atos 2.4).

O verbo “enchei-vos do Espirito” está na voz passiva. Isto é, deixa o Espirito te encher; ele quer te encher da sua presença. Portanto, não entristeçais o Espirito Santo, mas dá vazão a Ele pela fé, ele pode te encher, te batizar, te renovar.

O verbo “enchei-vos do Espirito Santo” está no tempo presente. No grego há dois imperativos, um que descreve uma ação única, como acontece em Caná que transformou água em vinho; e outro descreve uma ação continua. Enchei-vos do Espirito é um ato continuo e acontece todas as vezes que buscamos sua face.

Portanto, “enchei-vos do Espirito Santo, enchei-vos da sua presença”. Hoje é dia de renovar, restaurar, de se fortalecer em sua presença. Aos abatidos, ele diz: “Levante-se e seja cheio do Espirito Santo”.  Aos que o diabo lançou uma seta de acusação: “Seja cheio do Espirito Santo, tome posse do perdão que há em Cristo Jesus”. Ainda não chegaste a ser cheio totalmente, ainda tem mais, mais graça, mais poder, mais unção...

 

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário