terça-feira, 14 de novembro de 2023

 Eu te conheço Ap 1.9-10,11 

Introdução: o que é igreja?

O que é igreja? É uma comunidade de crentes em uma região geográfica, uma cidade especifica, onde seus membros estão inseridos na mesma localidade, fazem compras no mercado, falam a mesma língua, etc. Temos, por exemplo: a igreja de Éfeso, de Esmirna, Pérgamo, Tiatira, Sardes, Filadélfia e Laodiceia.  

O mais importante é que igreja se define na sua relação pessoal com Jesus Cristo. Deus cria a igreja. O Espirito Santo sopra sobre a população perdida e caótica “sem forma e vazia” e estabelece um povo, uma igreja. Um povo que se reúne, numa ekklesia (assembleia), para louvar a Deus.   

Uma frase se repete, sem variação, nas sete mensagens: “Aquele que tem ouvidos ouça o que o Espirito diz às igrejas”. O Espirito fala, e a igreja ouve. Ouvir, muito mais do que função acústica, é ato espiritual. Infelizmente, tem muitos “ouvidos surdos” que não aceita o que está sendo falado pelo Espirito Santo. Uma pergunta: qual é a qualidade do meu ouvir? 

Cada mensagem começa com o Senhor dizendo: “Conheço...” (oida): eu discirno. É um conhecimento preciso do que significa viver como um povo de Deus naquele lugar. As igrejas recebem elogios: Éfeso, Esmirna, Pérgamo, Tiatira e Filadélfia. Também são disciplinadas: “Tenho contra você...”. Éfeso “abandonou o primeiro amor”, Pérgamo: tolerando a turma de Balaão e os nicolaítas

1)     Igrejas

Tiatira. É a cidade de Lídia, a primeira convertida em Filipos, era “uma negociante de tecido de purpura”, originária “da cidade de Tiatira” (At 16.14). A igreja de Tiatira tinha muitas razões para ser elogiada: “Conheço as tuas obras, o teu amor, o teu ministério, a tua perseverança...estais servindo muito mais agora do que no princípio” (Ap 2.19). Bem diferente da igreja de Efésios: “...tenho contra ti que deixaste o primeiro amor” (Ap 2.4). Diferenças: “estás fazendo mais agora do que no início...” (NVT). E nós, estamos mais para a igreja de Efésios ou Tiatira? 

Paulo podia regozijar-se, quando escreveu sua segunda carta aos tessalonicenses: “A fé que vocês têm cresce cada vez mais, e em muito aumenta o amor que vocês têm uns pelos outros” (2 Ts 1.3).

Porém, tem a disciplina: “...contra você tenho isto: você tolera Jezabel...” (Ap 2.20). “Jezabel” é provavelmente o nome dado por Cristo para uma mulher influente na igreja. No Antigo Testamento, Jezabel foi a rainha estrangeira que introduziu em Israel o culto a Baal e perseguiu os profetas de Deus (1 Rs 16.31). Israel não adorou baal no lugar do Senhor. Ele tanto adoravam baal quanto ao Senhor. Cristo usa o nome Jezabel para mostrar que a mesma lealdade dividida estava presente em Tiatira. As pessoas adoravam Jesus aos domingos, mas nos dias seguintes estavam cedendo aos desejos pecaminosos da carne. 

As pessoas chegam para cultuar ao Senhor, para orar, para adorar, para ouvir a palavra de Deus e, ao mesmo tempo, estão divididas por desejos de lascívia, de pecado “...ela induz os meus servos à imoralidade sexual...” (Ap 2.20). No entanto, o Cristo ressurreto “tem olhos de chama de fogo e pés como bronze reluzente” (Ap 2.18). Os versículos 22.23 do capitulo 2 fala sobre o julgamento de Deus sobre essa prática pecaminosa. 

E tem as promessas. Jesus diz à igreja: “Apeguem-se com firmeza” ao evangelho (v.25). Jezabel oferece os “chamados segredos profundos de Satanás”. Pessoas que oferecem ensinamentos “inovadores” podiam parecer impressionantes, mas os cristãos devem permanecer fieis ao Senhor.

Jesus diz à igreja: “Apeguem-se à perspectiva celestial” (v. 26-29). Em Salmo 2.7, Deus proclama o Messias como o seu Filho e lhe dá toda autoridade (v.27). Agora Jesus nos dá autoridade para anunciar o seu nome: “Foi me dada toda autoridade no céu e na terra...vão e façam discípulos de todas as nações...eu estarei sempre com vocês...” (Mt 28.18-20). E, por fim, nos dará “a estrela da manhã”, que é ele mesmo e o seu reino (Ap 2.28). 

Sardes. Jesus não faz nenhum elogio a igreja de Sardes, como fez com as igrejas de Éfeso, Esmirna, Pérgamo e Tiatira. Outra coisa, Jesus não fala de perseguições do lado de fora, como ocorriam com as outras igrejas (baalamitas, nicolaitas, Jezabem). Era uma igreja que aparentemente mostrava-se dinâmica, animada, viva. Com cultos animados, levantar de mãos, grupos de louvor, tudo maravilhosamente bem... 

Mas na realidade estava morta! “Voce tem reputação de ser dinâmico, mas a verdade é que está morto, sem vida como uma pedra” (A mensagem). Como que é uma igreja morta? A) há um pregador morto, sem vida, sem espiritualidade, sem unção. B) não há evangelismo. Não evangeliza, não discipula, não convida ninguém para igreja, não se alegra com a salvação de almas. C) possui uma esperança morta. Tudo o que fazem é reviver o passado. Vivem dos bons velhos dias “a igreja do passado era uma benção, mas a do presente...”.

 “O DIABO NÃO PRECISOU PERSEGUIR A IGREJA DE FORA PARA DENTRO, ELA JÁ ESTAVA DERROTADA PELOS SEUS PROPRIOS PECADOS. E Cristo diz: “Achei as tuas obras incompletas aos olhos de Deus...”

Cristo admoesta à igreja. “Esteja atento e se fortaleça” (Ap 3.2). Isto é, alimente sua vida espiritual por meio da Palavra de Deus. “Lembre-se e se arrependa” (v.3). A igreja deve lembrar-se do Espirito que havia recebido e da palavra que ouviu.

Se a igreja não se arrepender, então Jesus virá como um ladrão na noite. A cidade tinha sido invadida inesperadamente duas vezes: por Ciro, rei da Pérsia, em 529 a.C e por Antioco Epifânio, em 218 a.C. Essa admoestação era do conhecimento de todos, vigia, presta atenção. “Sede Vigilantes...senão virei como ladrão...” (Ap 3.3).  Isto é, a vinda do Senhor, ocorrerá repentinamente...

O Cristo ressurreto faz três promessas aos vencedores. “Eles andarão comigo” (Ap 3.4). Aqui fala de comunhão com Cristo, anda com Cristo nos céus. Eles estarão “vestidos de branco” (Ap 3.4,5, 7.14), uma imagem de pureza, de santidade. E, seus nomes nunca seriam removidos “do livro da vida” (Ap 3.5), uma imagem de segurança.

Conclusão: Filadélfia

A cidade de Filadélfia era pequena comparada com Efésios e com Esmirna. E não era uma cidade tão prospera quanto Laodiceia. Era Menor em prosperidade, indústria e prestígio. No ano 17 a.C, um terremoto devastou a cidade, causando muitas perdas de vida e bens. 

Contudo, Jesus diz: “Eis que coloquei diante de ti uma porta aberta que ninguém pode fechar. Se que tens pouca força, mas guardaste minha palavra e não negou o meu nome”(Ap 3.8).

Havia perseguição de falsos judeus “...aqueles que são sinagoga de satanás e que dizem judeus e não são...”(Ap 3.9). Não eram judeus, eram incrédulos, eram filhos de Satanás. Jesus promete: “...farei com que se dobrem aos seus pés e reconheçam que eu amei vocês” (Ap 3.9). E diz mais: “Eu também o guardarei da hora da provação que está para sobrevir a todo mundo”. Tinham eles guardado sua palavra? Então, ele os guardaria do mal. Ele não os pouparia do sofrimento, mas os sustentaria durante a provação.

Sua identidade: “Estas são as palavras daquele que É SANTO e VERDADEIRO, que tem a CHAVE DE DAVI. O que ele abre ninguém pode fechar, e o que ele fecha ninguém pode abrir”. (v.7). Ele é santo, santo, santo. Ele é separado, cortado. Ele é verdadeiro, que abomina todo mal e engano, ele é o cumprimento de toda profecia.

Promessa: Venho em breve! Retenha o que você tem para que ninguém tome a sua coroa. Farei do vencedor uma coluna no santuário do meu Deus, e dali ele jamais sairá. Escreverei sobre ele o nome do meu Deus, a Nova Jerusalém, que desce do céu da parte de Deus; e também escreverei sobre ele o meu novo nome”  


 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário