domingo, 26 de novembro de 2023

 A autoridade de Jesus 

Introdução

Estes dias assisti um filme de um jovem que foi para uma pacata cidadezinha e lá descobriu que tinha poderes miraculosos. Poder para curar câncer, poder para todos os tipos de doença, até mesmo, curar a gagueira. E, foi ovacionado por toda aquela comunidade.

No entanto, quando Jesus evidenciou nos evangelhos o poder para curar doenças, vários tipos de doenças: febre, paralisia, surdes, epilepsia, expulsar demônios, cegueira, ressuscitar dos mortos; multiplicar os pães e os peixes, andar por cima das águas, e, fazer o milagre da pesca maravilhosa, etc.

Contudo, todo esse poder, toda essa autoridade de Jesus criou um confronto com o sistema do mundo. Uma pergunta: De que lado você está? Dos homens corruptos, religiosos e que não aceita Deus em suas vidas? Ou, do lado de Jesus Cristo, que é a luz que ilumina todo ser humano, que manda a escuridão embora e traz a sua luz. No final do capitulo 7, lemos: “...as multidões estavam maravilhadas com o seu ensino, porque ele as ensinava como quem tem autoridade, e não como os mestres da lei” (Mt 7.28).

1)     Autoridade sobre doença

Um leproso, aproximou-se, adorou-o de joelhos e disse: Senhor, se quiseres, podes purificar-me” (Mt 8.2). quem tinha lepra era obrigado a viver separado, isolado do toque humano, isolado da família e das alegrias do contato humano íntimo. 

O ato de Jesus tocar o leproso, era muito perigoso. Pois quem tocasse uma pessoa leprosa era contaminado com a doença. E mais, considerada cerimonialmente impura, além do perigo de pegar a doença. Ele diz para Jesus: “Senhor, se quiseres pode purificar-me”(v.2).

 “Quero, sim, fique limpo. E no mesmo instante, ele ficou limpo da sua lepra” (Mt 8.3). Jesus toca no leproso e não fica contaminado, mas sim, toca no leproso e fica purifica o leproso de toda sua doença.

2)     Um centurião

“...um centurião aproximou-se dele, implorando: “Senhor, o meu servo está na minha casa, de cama, paralitico, sofrendo horrivelmente” (Mt 8.6). O centurião sentia sua indignidade diante de Jesus e, com humildade, aproximou-se do mestre em nome do servo que padecia. Nessa atitude ele se une ao leproso em uma posição descrita pela bem-aventurança: “Bem-aventurados os pobres de espirito, pois deles é o reino do céu”. (Mt 5.3). 

Jesus lhe disse:  — Eu vou lá curá-lo”. (Mt 8.7). Mas, o centurião respondeu:   Senhor, não sou digno de recebê-lo em minha casa. Mas apenas mande com uma palavra, e o meu servo será curado.  Porque também eu sou homem sujeito à autoridade, tenho soldados às minhas ordens e digo a este: "Vá", e ele vai; e a outro: "Venha", e ele vem; e ao meu servo: "Faça isto", e ele o faz” (Mt 8.8,9).

O centurião comandava cem soldados romanos. No entanto, ele era sujeito à autoridade. Na mais alta escala de poder, ele está a serviço de Roma, do imperador. Quando dava uma ordem, era uma ordem de Roma; quando obedecia a uma ordem, era de Roma. Ele diz a Jesus: “...mande com uma palavra e o meu servo será curado”. Pois a sua palavra emana do próprio Deus.

O centurião viu na autoridade de Jesus a solução para a sua angustia e se aproximou dele com os olhos da fé... “Vá! E seja feito conforme você crê.   E, naquela mesma hora, o servo do centurião foi curado” (Mt 8.13).

 Jesus “admirou-se” da fé do centurião. E então diz: “Digo a vocês a verdade: não encontrei em Israel ninguém com tamanha fé” (Mt 8.10). Aqui, não é um judeu, não é um crente, mas um gentio, um italiano. Esse foi o único milagre que Jesus realiza por uma palavra e a distância.

 Digo a vocês que muitos virão do Oriente e do Ocidente e tomarão lugar à mesa com Abraão, Isaque e Jacó no Reino dos Céus.  Mas os filhos do Reino serão lançados para fora, nas trevas; ali haverá choro e ranger de dentes”. (Mt 8.11-12). Muitos gentios virão do Oriente e do Ocidente e se sentarão à mesa com Abraão, Isaque e Jacó. Contudo, muitos que conhecem o reino, serão lançados para fora, nas trevas...choro e ranger de dentes.

Conclusão:

“Entrando Jesus na casa de Pedro viu a sogra deste de cama, com febre. Tomando-a pela mão, a febre a deixou, e ela se levantou e começou a servi-lo” (Mt 8.14-15). A sogra de Pedro estava de cama, deitada, há dias. Uma febre altíssima, possivelmente a doença de malária. Mas, Jesus tocou nela, e ela foi curada, restaurada e se levantou e foi fazer os deveres de casa.

Não somente nela: endemoninhados, “e ele expulsou os espíritos com uma palavra e curou todos os doentes” (v.17). 


  

Um comentário:

  1. Pastor minha estória é grande, mas vou tentar resumir, li o seu livro " Confiança Máxima" pela primeira vez em 2018, surgindo em meu coração a vontade de colportar, no final da minha estadia em Goiânia, mas só comecei a colportar em Vilhena/RO, com minha esposa, mas acabei me atrapalhando devido a minha situação financeira. Hoje, me mudei para Tubarão/SC, e estou com muitas do que fazer para melhorar minha vida, tenho algumas intenções mas nada me leva a focar nessas intenções. Surgiu no coração a vontade de colportar outra vez, porque também me sinto parado, inerte na minha vida espiritual, e rodeado de problemas. Estou lendo seu livro "Confiança Máxima" pela segunda vez e acho que acabo hoje mesmo, e uma frase saltou a minha frente" A desobediência é a consequência de uma vida cristã superficial e, obviamente, sem compromisso." Fiz 60 anos no dia 26/11, ainda posso voltar a colportar? É como se Deus estivesse falando ao meu ouvido; filho para de dar murro em ponta de faca, e vem fazer o trabalho que você começou comigo. Sinto que devo fazer isso, vou entrar em contato com a associação e ver o que eles falam...mas quero lhe dizer que o senhor é o homem de Deus que guiou, muito obrigado, Deus o abençoe sempre.

    ResponderExcluir