terça-feira, 20 de setembro de 2022

 Elias e Obadias – 1 Reis 18.1-18

Introdução

A vida tem várias escolas na vida do profeta Elias. A escola do confronto: “...não cairá orvalho nem chuva nos anos seguintes”, diz ao Rei Acabe. A escola da dependência absoluta em Deus: “...vá para o leste e esconda...Querite.... você bebera do riacho, e dei ordens aos corvos para o alimentarem” (1 Rs 17.3). A escola da multiplicação e do milagre; “Vá...Sarepta...ordenei uma viúva...que lhe forneça comida” (1 Rs 17.9). E, a escola de que você não está sozinho, tem muitos ainda que estão de pés diante do Senhor (1 Rs 19.10-14).

Um famoso pregador disse que Deus lhe havia dito que ele não poderia falhar, porque se falhasse Deus não teria outro. Resultado: ele falhou, mas a obra de Deus continua sendo realizada. 

1)     O retorno de Elias

Depois de um longo tempo, no terceiro ano da seca, a palavra do Senhor veio a Elias: Vá apresentar-se a Acabe, pois enviarei chuva sobre a terra”. Em 1 Reis 17.3, lemos: “Retira-te daqui”, e, em 1 Reis 18.1, diz: “Vai, apresenta-te a Acabe”! Essas duas palavras do Senhor evidenciam claramente duas situações opostas. Na primeira, Deus ordena ao profeta se distanciar do rei ímpio, na segunda, a ordem é para aproximar-se de Acabe. Na primeira, a grande seca é predita; na segunda, a chuva vai voltar.

E Elias foi” (1 Rs 18.2). Elias, está em perigo de morte, obedeceu a Palavra de Deus e seguiu diretamente para o encontro com Acabe. Aos olhos de Acabe, só havia um responsável por toda calamidade, isto é, falta de verde no campo, de frutos nas arvores, de pastagem para os animais, pelo solo rachado e improdutivo e por tantas mortes ...era o “perturbador de Israel” (1 Reis 18.17). Quando deveria pensar que a verdadeira causa de tamanha calamidade era a idolatria, o pecado. 

2)     Quem era Obadias

O nome “Obadias” quer dizer “servo de Deus”. Diz-nos o texto que Obadias era “o responsável pelo seu palácio” (1 Rs 18.3). Ele era ministro ou oficial de alta patente, um camareiro ou mordomo do palácio de Acabe. Era o homem que providenciava alimento, roupa e alojamento para a família real, assim como para todos os servos e animais do Palácio. Acabe o chama para percorrer e a terra a fim de achar “erva...salvemos ...os cavalos e mulas...”. 

Mas temos outra informação sobre Obadias: “temia muito ao Senhor” (1 Rs 18.3). A prova disso foi o fato de esconder e alimentar cem profetas do Senhor, a fim de não serem mortos por Jezabel “...reuniu cem profetas e os escondeu em duas cavernas, cinquenta em cada uma, e lhes forneceu comida e água” (1 Rs 18.4). Embora tivesse escassez de pão e água, não foi nada fácil esconder cem profetas sem ser notado. Mas fez isso, embora pudesse ser descoberto a qualquer momento.

Voce pode perguntar. “Como alguém consegue temer ao Senhor e, ao mesmo tempo, ser mordomo de um rei ímpio?” A resposta está na própria história bíblica. Isto é, da mesma forma que Noé foi homem justo e integro entre os seus contemporâneos, que estavam dominados pela maldade (Gn 6.5,9). Como José serviu a Faraó do Egito e foi reconhecido homem de Deus (Gn 41.37-45). E, também da maneira que Daniel foi fiel ao Senhor no palácio de Nabucodonosor (Dn 1.18). 

E o que dizer dos cristãos na casa de César (Fp 4.22), a serviço do imperador de Roma, o mesmo que perseguia aos cristãos? Uma pergunta. “Onde nossa luz deve brilhar?” “Para que vos torneis irrepreensíveis e sinceros, filhos de Deus inculpáveis no meio de uma geração pervertida e corrupta, na qual resplandeceis como luzeiros no mundo” (Fp 2.15).

3)     O encontro de Elias com Obadias

A primeira atitude de Obadias para com Elias foi de respeito: “Inclinou-se até o chão e perguntou: És tu mesmo, meu senhor Elias” (1 Rs 18.7). Eles já se conheciam, mas para Obadias o profeta já estava morto havia muito tempo (1 Rs 18.10). Para Obadias foi uma surpresa achar o profeta, mesmo porque ele estava procurando erva e não um homem.

A palavra de Elias foi um peso para Obadias: “Vai dizer ao seu senhor: Elias está aqui” (1 Rs 18.8). Elias sabia que Obadias tinha acesso ao rei, afinal era seu ministro. Assim, então, pediu que o ajudasse a anunciar ao ímpio rei que ele breve apareceria ao palácio para falar com o rei, Jezabel o estaria aguardando. “Com frequência o teste da coragem não é morrer, mas viver” (Vitório Alfier). “A mais forte, mais generosa e mais orgulhosa de todas as virtudes é a verdadeira coragem” (Michel Montaigne). 

Obadias temeu diante das palavras de Elias. Ele viu nessas palavras o anuncio de sua própria morte (1 Rs 18.9). E de onde vinha esse medo? Obadias achava que o Espírito do Senhor poderia arrebatar Elias a qualquer momento para outro lugar (1 Reis 18.12). Se Elias não tivesse no lugar combinado, Obadias poderia pagar com a própria vida.

Disse Elias, tão certo como vive o Senhor dos Exércitos, perante cuja face estou, deveras, hoje me apresentarei a ele” (1 Rs 18.15).  Essa palavra foi uma espécie de “juramento” por parte do profeta. Empenhou sua palavra fazendo uso do nome do Senhor. É a primeira vez que Elias se refere a Deus como o “Senhor dos Exércitos”. O que há por trás desse nome? No hebraico a palavra JEOVÁ SABAOTH aparece 247 vezes no Antigo Testamento e duas vezes no Novo Testamento. Foi um nome muito usado por Isaias, jeremias, Ageu, Zacarias e Malaquias. Esse nome revela duas qualidades do caráter de Deus. 

Primeiro, Poder. Exércitos se refere aos exércitos celestiais de anjos que servem ao Deus Todo Poderoso. O Salmo 24 menciona quem Deus é: “Quem é o rei da glória? O Senhor forte e valente nas guerras. Abram-se, ó portais; abram-se, ó portas antigas, para que o rei da gloria entre. Quem é esse rei da glória? O Senhor dos exércitos; ele é o rei da glória” (Sl 24.8-10). As frequentes guerras de Israel para conquistar suas promessas e preservar o que foi conquistado fizeram com que uma verdade fosse revelada:

Um só homem dentre vós perseguirá mil, pois o Senhor, vosso Deus, é quem peleja por vós, como já vos prometeu” (Jr 23.10). Voce se lembra do que Davi disse a Golias: “Tu vens contra mim com espada, e com lança, e com escudo; eu, porém, vou contra ti em nome do Senhor dos Exércitos, o Deus dos Exércitos de Israel, a quem tens afrontado” (1 Sm 17.45). Ou seja, Deus tem um exército, Ele comanda esse exercito para pelejar no céu e na terra, em favor do Seu povo.

Segundo, santidade. A visão que Isaias teve de Deus no capitulo 6 é mais que suficiente para a nossa segunda afirmativa: “No ano da morte do rei Uzias, eu vi o Senhor assentado sobre um alto e sublime trono...e clamavam uns para os outros, dizendo: Santo, Santo, Santo é o Senhor dos Exércitos; toda a terra está cheia da sua glória” (Is 6.1-3). Portanto, Elias estava dizendo a Obadias duas verdades acerca de Deus: Deus está nos guardando e nos protegendo com seu exército; Ele é um Deus santo, por isso não posso mentir na presença Dele, pois estou “perante a sua face”.  

 Conclusão: Elias perante Acabe

Acabe foi ao encontro de Elias. Quando viu Elias, disse-lhe: é você mesmo perturbador de Israel?” (1 Rs 18.17). Acabe estava lidando com Elias. Infelizmente, o pecador nunca reconhece que é ele mesmo quem perturba o seu próprio íntimo, sua própria saúde, e seu próprio ambiente social. Sempre culpa quem lhe desperta a consciência. Mas, Elias responde: “Eu não tenho perturbado a Israel, mas tu e a casa de teu pai; porque deixastes os mandamentos do Senhor e seguistes os baalins” (1 Rs 18.18). 


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário