terça-feira, 1 de março de 2022

 Estamos em combate– Ef. 6.10-11 

Introdução

“No demais, fortalecem-se no Senhor e na força do seu poder. Vistam toda a armadura de Deus, para poderem ficar firmes contra as ciladas do diabo”.   Estas palavras é um chamado para lutar e são endereçadas aos cristãos; não contém, portanto, mensagem nenhuma para os que não são cristãos. Na verdade, ninguém mais pode entende-las. Aliás, o mundo a nossa volta ridiculariza esse tipo de declaração. Não crê de modo nenhum num reino espiritual. Dúvida até da existência de Deus; não tem fé no Senhor Jesus Cristo.

1)     O mundo

Diante do espírito de nossa época, e a toda dificuldade que há em viver, especialmente em viver a vida cristã, nestes tempos confusos e que nos encontramos. E hoje, nalguns aspectos, a dificuldade é talvez mais aguda e mais urgente do que nunca antes. Houve um tempo, não muito longe da gente, em que a vida era mais segura, o lar era mais seguro. 

Mas, agora, o mundo entra sorrateiramente nas casas pelo rádio, pela televisão, pela internet e outros meios. Por exemplo, tem um aplicativo chamado TikTok de vídeos curtos, recheados de imagens de prostituição, homossexualismo, sexo, etc. O combate não é somente a guerra que assistimos, mas o combate que ocorre nas mentes dos nossos filhos que estão à mercê de um celular... 

Quando o crente não entende a natureza do conflito com o que se defronta está condenado ao fracasso. Então, temos de DISCENIR que somos chamados para um combate, não para uma vida cômoda; somos chamados para um combate, para uma guerra, para pelejar “...não contra pessoas, mas contra os poderes e autoridades, contra os dominadores deste mundo de trevas, contra as forças espirituais do mal nas regiões celestiais” (Ef 6.12).

2)     Razões para lutarmos nessa peleja

“Fortalecei-vos no Senhor e na força do seu poder”. Eis uma grande ordem dada por este valoroso capitão, o apostolo Paulo – ORDEM DO DIA. Agarrem-se a isso, não o esqueçam. No calor e no grosso da batalha mais tarde no dia, aconteça o que acontecer, jamais esqueçam, jamais percam de vista este grande principio norteador e determinante.

“Na Batalha contra o mal, sê valente. Segue em marcha triunfal, sê valente”

“Se o maligno te enfrentar, sê valente. Lutarás sem recuar, sê valente”. (215) 

“Eu quero estar com Cristo Onde a luta se Travar No lance imprevisto Na frente me encontrar” 212  

O que esses hinos da harpa cristão significam para nós na prática? Estamos numa guerra, verdadeiramente, ou vivendo comodamente numa religião psicológica. Voce não vai simplesmente pelo caminho dizendo: “Fortalecei-vos no Senhor e na força do seu poder”. Usando frases como se fossem amuletos, encantamentos, terços católicos, ou oração do Pai Nosso.

Por que temos que nos revestir do Senhor e da força do seu poder? Temos que compreender a necessidade de sermos fortes por causa do poder do inimigo. Jamais subestimemos esse poder. A Bíblia sempre nos conclama a enfrentar o inimigo e dar-nos conta de que ele é, no dizer de Pedro, “como leão que ruge procurando alguém para devorar” (1 Pe 5.18).  O livro de Apocalipse identifica como “antiga serpente chamada diabo ou satanás, que engana o mundo todo” (Ap 12.9). Por fim, é nos dito que o Arcanjo Miguel não se atreveu a falar com ele levianamente ou com liberdade, e quando discutia com a ele a questão do corpo de Moisés, “não ousou pronunciar juízo de maldição” contra ele.  

Por que temos que nos revestir do Senhor e da força do seu poder? Nós precisamos deste poder para o “dia mau”. Embora a vida seja, em certo sentido, sempre o mesmo tipo de vida, há variações; há dias maus, uns dias são piores do que outros, são excepcionalmente maus. No presente momento estamos vivendo “dias maus”. E mau em todos os sentidos: vemos o esfriamento da igreja, indiferença dos crentes; uma pandemia que dizimou mais de 5 milhões de pessoas no mundo e, agora, uma guerra, que pode desembocar a terceira guerra mundial. Parece que os demônios preso no abismo estão soltos.... 

POR ISSO PRECISAMOS DESTE PODER, E DE TODA ARMADURA DE DEUS; E ENTÃO SEREMOS CAPAZES DE RESISITIR. PORTANTO, NÃO DESANIME, NÃO SE DEIXE EXTRAVIAR, NÃO SE PONHA DE FORA, APESAR DOS DIAS SEREM MAUS...

Por que temos que revestir do Senhor e na força do seu poder? Porque no que se refere a salvação, somos indivíduos, porém não somos unidades isoladas. Somos membros do corpo de Cristo; pertencemos a Ele, a família de Deus. Lembrem-se sempre de que o Senhor Jesus Cristo “não se envergonha de nos chamar irmãos” (Hb 2.11). Lembrem-se também de que “Deus não se envergonha de se chamar seu Deus” (Hb 11.16). O nome de Deus está sobre nós, o nome de Cristo está sobre nós “...Em Antioquia, os discípulos foram pela primeira vez chamados cristãos” (Atos 11.26). 

Portanto, a reputação de Deus Todo-Poderoso, o Pai, o Filho e o Espírito Santo, está em nossas mãos, e qualquer fracasso que nos aconteça da má fama ao GRANDE E SANTO NOME. Agora, VAMOS UM POUCO MAIS LONGE, vivemos em uma guerra, Russia e Ucrania, homens estão sendo chamados para defender seu país, seu território, sua bandeira, etc. O presidente da Ucrania espera que cada homem cumpra seu dever de soldado.

Agora, multipliquem isso pelo infinito e vejam que eu e você não temos direito de mostrar-nos fracos, porque o nosso fracasso não envolve somente a nós mesmos. Toda família, no céu e na terra, está envolvida conosco. Somos representantes.

Porque temos que revestir do Senhor e da força do seu poder? Por conta das nossas fraquezas e da nossa necessidade de força. Vá ao livro de Genesis, ali vemos um homem chamado Adão, que era sem pecado e sem defeito. Mas, é confrontando pelo diabo e pela manifestação “das astúcias do diabo”. Embora fosse perfeito e tivesse tido uma vida de amizade e comunhão com Deus, ele caiu; e caiu tão facilmente! Vejam os santos do Antigo Testamento: Abrãão, Isaque, Jacó, Judá, Rubens, Gideão, Sansão, Jefté, Saul, Davi, Uzias, Manassés, Ezequeis e os profetas. Todos eles caíram, nenhum deles pode resistir ao diabo.  Todos “pecaram e destituídos estão da gloria de Deus”. 

Um dos sinais característicos do verdadeiro santo é que ele nunca dá a impressão de que a vida cristã é fácil – nunca! Os maiores santos sempre deram testemunho da ferocidade da batalha, da sua fraqueza pessoal, da sua incapacidade. Como disse o apostolo Paulo, em sua primeira viagem missionária: “É necessário que passemos por muitas tribulações para entrarmos no reino de Deus” (Atos 14.22).

 Conclusão: “Fortalecei-vos no Senhor e na força do seu poder”

O que o apostolo quer dizer com a frase “na força do seu poder”. O fato básico, aqui, é o “poder”. A diferença entre força e poder é que “poder” significa força revestida de energia; “poder” é força inerente, algo que é dado ao homem. O poder é o exterior, como se fosse o físico, enquanto que a força é o interior, é o coração, a alma, o ser interior.

Para “fortalecer-se no Senhor” nós temos que lembrar da “força do seu poder”. Olhe para Jesus, veja sua força, veja seu poder, veja sua glória. O Apostolo Paulo,  afirma: “Nele habita corporalmente toda a plenitude da divindade” e, diz mais: “Nele estão ocultos todos os tesouros da sabedoria e do conhecimento” (Cl 1).

Onde vejo sua força? Na sua encarnação, na sua humilhação, na sua determinação de fazer a vontade do Pai “Pai se possível for, passa de mim este cálice, afasta de mim este cálice; contudo, não seja como eu quero, mas sim como tu queres” (Mt 26.39).

Onde vejo sua força? Vejo em seus milagres: um endemoninhado com uma legião de demônios é libertado pelo poder de Jesus. Um jovem epilético e endemoninhado, os discípulos não conseguiram expulsar o demônio, mas Jesus expulsou. Veja seu poder, somente uma palavra de Jesus e o demônio é expulso. Veja o poder de Jesus na ressurreição de Lazáro, depois de quatro dias morto.

Onde está sua força? Ele morreu, mas no terceiro dia, ressuscitou. “Sou aquele que vive. Estive morto mas agora estou vivo para todo o sempre! Eu tenho as chaves da morte e do inferno” (Ap 1.18). Depois da sua ressureição, ele fala aos discípulos: “É me dado todo o poder, no céu e na terra” (Mt 28.18).

“E vocês receberão poder quando o Espirito Santo descer sobre vocês, e serão minhas testemunhas em Jerusalém, em toda Judéia, Samaria, e até aos confins da terra” (Atos 1.8). 


Nenhum comentário:

Postar um comentário