terça-feira, 15 de março de 2022

 Ficar firmes – Ef. 6-10-14 

Introdução:
 Estamos em combate, é necessário que sejamos valentes. Então, o apostolo exorta: “Fortalecei-vos do Senhor e da força do seu poder”. Precisamos da força e do poder do Senhor, tanto interiormente quanto exteriormente. POR QUÊ? “A nossa luta não é contra seres humanos, mas contra poderes e autoridades...dominadores deste mundo de trevas... forças espirituais do mal nas regiões celestiais” (Ef 6.10-13). Na primeira mensagem, vimos porque que temos que nos fortalecer no Senhor; na segunda, vimos o que temos que evitar, no meio do combate. E, hoje, a palavra de Paulo é: “Ficar firmes”.

1)     “Estais por firmes”

“Fortalecei-vos no Senhor e na força do seu poder” e “revesti-vos de toda armadura de Deus”, para que possamos, “estar firmes contra as astutas ciladas do diabo”. Depois no versículo 13, Lemos: “Portanto, tomai toda armadura de Deus, para que possais resistir”. Esta palavra comunica a mesma idéia, com algo mais. “Estar firmes contra”, “resistir”, enfrentando todas as coisas que lhes sobrevenham, particularmente “no dia mau”. “E, havendo feito tudo, ficar firmes”. O apostolo prossegue: “Estais pois firmes”. Ou seja, a expressão “estar firmes” se repete quatro vezes dos versículos 10 ao 14.

2)     Razões para estarmos firmes

PRECISAMOS “FICAR FIRMES” PORQUE ESTAMOS EM COMBATE. Infelizmente, muitos cristãos parecem ficar decepcionados quando veem que a vida cristã é uma LUTA. Parecem estar com a idéia de que, desde o momento em que alguém se torna cristão, jamais achará qualquer dificuldade ou adversidade. Dizem: “Aceita a Jesus e a sua vida será somente de alegria”. Então, para muitos, ser cristão, não requer nenhum esforço, nenhuma luta, nenhum conflito.

E, quando, a luta vem, e quando há dificuldade chega como em um tremendo combate, ficam completamente desanimados, sem força para continuar. A palavra do Apostolo vem a tais pessoas e as convoca a “ficarem firmes”, a se animarem, a se encherem de coragem para o conflito. O Apostolo Pedro, exorta a igreja do seu tempo: “Amados, não estranheis a ardente prova que vem sobre vós para vos tentar, como se coisa estranha vos acontecesse” (1 Pe 4.12). 


O Apostolo João, foi exilado na ilha de Patmos, escreve: “Eu, João, irmão e companheiro de vocês no sofrimento, no reio e na perseverança em Jesus” (Ap 1.9). Portanto, nada é mais importante do que o fato de que devemos reconhecer a inevitabilidade das provações, dos problemas e dos conflitos deste mundo por causa do diabo e por causa do pecado. 

Então, sempre que nos virmos inclinados ao desanimo, e a reclamar e a murmurar, como se o Senhor não estivesse cumprindo suas promessas em nós, precisamos escutar essa exortação: “ficar firmes”, “junte forças”, “encha-se de coragem”. JAMAIS ENCHER NOSSAS MENTES COM PENSAMENTOS DE AUTOPIEDADE, NOS TORNAMOS SEMPRE VITIMAS DAS CIRCUNSTANCIAS DA VIDA. Provérbios, adverte: “Se te mostrares fraco no dia da angustia, quão pequena será a tua força” (Pv 24.10).

PRECISAMOS “FICAR FIRMES” PARA NÃO NOS APAVORAR DIANTE DA VIDA. “Ficar firmes”, diz o apostolo. O homem apavorado não é visto como sendo firme, em pé; já está meio correndo, a fugir, está aterrorizado, alarmado. Somos capacitados a resistir ao diabo: “Sede sóbrios; vigiai; porque o diabo, vosso adversário, anda em derredor, bramando como leão, buscando a quem possa tragar” (1 Pe 5.8-9). Mas, ele continua: “resistam-lhe, permanecendo firmes na fé”. Tiago fez uma exortação igual: “Resisti ao diabo, e ele fugirá de vós” (Tg 4.7).

Toda vez que ficamos apavorados, já estamos derrotados. No momento em que começamos a tremer, a estremecer, cedendo aos pensamentos de derrota, nossa força simplesmente escorre de dentro de nós e desfalecemos. Portanto, em dias de guerra, como os nossos, precisamos desta exortação “ficar firmes”, “possais resistir”. 

Somos fortes no Senhor e nos revistamos de sua força, ou do seu poder (dínamo), fazemos parte do corpo de Cristo, cujo cabeça é Jesus Cristo, que morreu, mas ao terceiro ressuscitou e está assentando à direita de Deus Pai, e proclamou: “Eu tenho a chave da morte e do inferno”. Ele nos prometeu o “Consolador”, o Espírito Santo. Ele veio no dia de Pentecostes, e habitou em cada cristão; esse poder está disponível em nós. 

 PRECISAMOS “FICAR FIRMES” PARA NÃO SERMOS INDIFERENTES E INDECISOS QUANTO A OBRA DO SENHOR. A Igreja de Deus em grande parte é o que é hoje porque nela estão muitos que não sabem porque pertencem as suas fileiras. Passam boa parte do tempo pensando que prefeririam não ser cristãos e nunca terem ouvido falar da fé. Certamente, todos quantos se acham nestas condições já estão derrotados, porque são indecisos.

Se o cristianismo é uma tarefa, se o culto a Deus é algo que temos que força-nos a fazer (ou a vir), já estamos derrotados. Estamos atordoados, oscilando. Todo aquele que se diz cristão e que acha o ensino do Novo Testamento é estreito, está afirmando que ele ou ela realmente nada sabe a respeito. A Bíblia condena essa situação, essa oscilação, esse coxear entre dois pensamentos. 

O Salmista diz: “Vós, que amais ao Senhor, odiai o mal” (Sl 97.10). “Odiai o mal”! Não somente o pratiquem, mas odeiem-no! A diferença entre Deus e o mal, entre Deus e o diabo, é a diferença que existe entre a luz e as trevas. “Tu és tão puro de olhos, que não pode ver o mal” (Hb 1.13). Somos realmente filhos de Deus? Se você é filho de Deus, o mundo, a carne e o diabo estará contra você.

Lemos na epístola de Tiago: “Não sabeis vós que amizade do mundo é inimizade contra Deus” (Tg 4.4). O mundo está contra Deus. “O mundo” significa a vida, a perspectiva, tudo o que é organizado pelo diabo e seus poderes. E Tiago afirma que se você é amigo do mundo, você é inimigo de Deus. Ou, você é uma pessoa de mente dupla, você é inútil no reino de Deus, você será vomitado da boca de Deus. É como uma onda do mar, jogada para cá e para lá “Não podeis servir a Deus e a Mamom, dinheiro” (Mt 6.24).

O Apostolo João é mais incisivo: “Aquele que diz: eu conheço-o (Ao Senhor), e não guarda os seus mandamentos é mentiroso” (1 Jo 2.4). “VOCE É MENTIROSO”. Isso choca você? É preciso que não tenhamos mente dividida, mente dupla: “A amizade do mundo é inimizade contra Deus”. Por isso, João continua: “Não ameis o mundo, nem o que no mundo há. Se alguém ama o mundo, o amor do Pai não está nele”. Então, ele explica: “Porque tudo que há no mundo, os desejos da carne, os desejos dos olhos e a soberba da vida, não é do Pai, mas do mundo” ( Jo 2.15-16).

Precisamos “ficar firmes” e sempre alertas.  A exposição  que o apostolo Pedro faz dessa expressão é: “sede sóbrios” (1 Pe 5.8). Ele quer dizer: “Livre-se de todas as formas de embriaguez mental e espiritual”. Embriaguez mental é você abrigar tantos pensamentos derrotistas e tantas idéias desalentadoras que se torna incapaz de fazer coisa alguma. Há quem diga: “Não sei onde estou, não sei o que fazer”. Pessoas confusas, com muitos pensamentos, possibilidades e idéias...

A mesma coisa acontece na esfera espiritual. Ser sóbrio significa ser equilibrado, não ficar desnorteado, mental ou espiritualmente. Não ser “levado em roda por todo o vento de doutrina” (Ef 4.14). É saber controlar-se, é ter domínio próprio em todas as circunstancias. A pessoa embriagada, não consegue controlar-se, faz coisas que não devia, não pensa bem, age impulsivamente. Por isso a ordem dada aos soldados cristãos é: “Sede sóbrios”.

Conclusão: “vigiai”

“Vigiai” significa “ficar bem acordado”. O soldado que dorme em seu posto é um perigo, não somente para si, mas para todo o exercito. Portanto, estejamos alerta, sejamos vigilantes! O Antigo e o Novo Testamento enfatizam constantemente: Sansão enquanto dormia, teve o cabelo cortado; a lança de Saul foi tomada por Davi, enquanto ele dormia; Noé, em seu sono ébrio, foi humilhado por seu filho; Eutico, caiu da janela, enquanto dormia....

“Vigia!”, “Sede vigilantes!”, estejam alerta, fiquem bem acordados, fiquem firmes. Olha a exortação de Amós: “Levantai-vos e andai, porque não será aqui o vosso descanso...” (Am 2.10). Voces não podem dar-se o luxo de relaxar, senão, vão acabar dormindo. A única maneira de manterem-se acordados é resistir. Vocês tem um inimigo muito astuto, vigiem e orem. Sejam vigilantes, sejam sóbrios, por causa do caráter e da natureza do seu inimigo. Estejam sempre prontos, sempre vivos, sempre alerta, sempre despertos, e vigiando em todas as direções. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário