terça-feira, 30 de março de 2021

 Os filhos de Eli – 1 Samuel 2.12-25

Introdução

Vivemos tempos difíceis, tempo de pandemia, tempo de polarizações policitas, tempos incertos. E, os nossos filhos? Como estão? Sem poder ir para escolas, sem poder ter uma vida social agregaria na igreja. Estão em nossas casas, com seus celulares, televisão, séries, as vezes, sozinhos dentro de um quarto. Tem meninos, que passam a noite inteira jogando videogame; tem meninas que passam falando, trocando idéias com pessoas da internet que nem conhece. Surge uma pergunta: que temos feito para ajudar nossos filhos?

1)      Os filhos de Eli

O versículo 11 de 1 Samuel faz a mudança de Ana para a história de Eli. Pois bem, a história da família de Eli inicia assim: “Os filhos de Eli eram ímpios; não se importavam com o Senhor” (v.12). Ou, “Os filhos de Eli eram perversos, que não tinham nenhuma consideração pelo Senhor”. E, a versão A mensagem, lemos: “Os filhos de Eli não eram flor que cheirasse, eles não acreditavam no eterno e levavam o oficio sacerdotal na brincadeira”. O significado do termo “não é flor que se cheire” é “pessoa de caráter duvidoso, em quem não se deve confiar”.

“Ímpios” é a tradução da NVI para “filhos de Belial”. A expressão “filhos de” é muitas vezes usada metaforicamente para indicar o caráter de alguém. A palavra Belial  (do hebraico “sem proveito”) e, portanto, descreve um tipo de caráter maligno, uma pessoa malvada, que não tem valor. Essa palavra aparece em 1 Reis 21.13: “Em seguida compareceram dois homens, filhos de Belia, sem escrúpulos, e se postaram na frente dele. E passaram a acusa-lo diante do povo reunido, afirmando: “Nabote blasfemou contra Deus e rei!...”



Os filhos de Eli – Hofini e Finéias – foram criados em Siló, praticamente nas dependências do tabernáculo. Mesmo assim, mostraram ser filhos do diabo. Ou seja, você pode ser filho de pastor, de um missionário ou de uma mãe piedosa que todo dia ora por você, mas isso, por si só, não determina seu destino final. Cada pessoa está por conta própria diante de Deus.

 Quando o assunto é criar filhos, nossa maior prioridade é apresenta-los a Cristo. Não delegue isso pra o professor da escola dominical, ou o pastor da igreja. Esse é o nosso trabalho como pais, devemos levar nossos filhos a Jesus Cristo. Vejam o Shemá: “Atenção Israel! O Eterno, o nosso Deus, é um e único! Amem o Eterno, o seu Deus, de todo o coração. AMEM o eterno com tudo que há em você e com tudo que vocês são... levem seus filhos a se apropriar deles. Que ele seja o assunto de conversa, onde quer que vocês estiverem, sentados em casa – ou andando pela rua. Que eles sejam repetidos desde a hora em que vocês se levantam de manhã, até a hora de cair na cama, à noite” (Dt 6.4-8 A Mensagem). 



2)      Os pecados dos filhos de Eli

O primeiro pecado dos sacerdotes é contra o povo (v. 13,14). “Quando alguém oferecia um sacrifício, era costume o ajudante do sacerdote chegar e, enquanto a carne estava ainda cozinhando, enfiava o garfo de três pontas na panela. O que ele tirasse com o garfo era a porção do sacerdote”. Os sacerdotes tinham direito ao peito e à coxa direta dos sacrifícios (Lv 7.31-32). Mas, Hofini e finéias estão explorando o povo ao qual deveriam estar servindo. Mandam seu servo se apropriar de tudo o que possa pegar o garfo.

O versículo 15 de I Samuel 2 começa com “além disso”. “...antes mesmo de se queimar a gordura para Deus, eles mandavam o ajudante do sacerdote dizer ao que estava oferecendo sacrifícios: De um pouco desta carne para o sacerdote assar. Ele não gosta de carne cozida, só de carne mal passada. Se a pessoa resistisse, dizendo: “Deixe primeiro queimar a gordura, a porção de Deus! Depois, leve o que quiser”, o ajudante insistia: Não preciso agora. Se não me der, vou ter de toma-la á força”. Aqui, eles estão roubando de Deus (Lv 3.3, 4,9,10,14-16), a gordura do animal era a porção do Senhor, chamada de “as ofertas de comida do Senhor” e “o pão de seu Deus” (Lv 21.21,22).

Mas, Hofni e Finéias insistiam em tomar o alimento junto com a gordura ainda nele, roubando a porção do Senhor – por força, se necessário (v.16). O veredito é certo: “O pecado desses jovens era muito grande à vista do Senhor, pois eles estavam tratando com desprezo a oferta do Senhor” (v.17). 



Tomavam carne do povo, a gordura das ofertas deveria ser queimada e oferecida toda ao Senhor, mas os filhos de Eli tomavam para si. Pode parecer sem importância, mas um princípio significativo estava em jogo: eles faziam tudo do jeito deles, distantes das ordens de Deus. Também agiam com cobiça desenfreada, em descarada rebelião contra o Senhor. Não apenas seduziam as moças, mas seduziam as moças que vinham ao santuário para adoração! Não apenas roubavam, mas roubavam pessoas que estavam contribuindo para Deus. AQUELES RAPAZES ERAM IMPIOS ATÉ A MEDULA.

3)      Um pai complacente

Eli estava demasiadamente preocupado com sua profissão a ponto de não atender às necessidades de sua família. Onde Eli estava durante os anos de  formação de seus filhos? Por que não se fez presente para lidar com a rebeldia da primeira vez que ela surgiu? O pai com coração sensível e a mãe de olhos abertos verão os sinais de rebeldia e os tratarão quanto antes. “Quem não corrige seu filho não o ama; ame seu filho, não deixe de discipliná-lo” (Pv 13.24). Agora, ter uma profissão bem sucedida é magnifico. Mas nenhum sucesso profissional ou aprovação espiritual compensarão a negligencia às necessidades dos filhos.

Eli recusou a enfrentar a gravidade do estilo de vida. Ele ouviu relatos “ouvi de todos o povo o mal que vocês praticam” (v.23). Mas racionalizou a situação. O que seus filhos estavam fazendo não era uma coisa insignificante que afetava apenas eles, estavam maculando o culto prestado a Deus pelo povo. Analise com atenção os pecados daqueles que estão sob seus cuidados. Não se esquive da responsabilidade. Ela é sua! 



Eli deixou de responder corretamente às advertências dos outros. Deus usa outras pessoas para nos ajudar a enxergar a verdade sobre nossos filhos: o professor da escola dominical, o professor da escola, os amigos que se importam e dizem o que você precisa ouvir. Quando as outras pessoas disserem essas coisas, não se oponha! Elas estão do seu lado...

“POR QUÊ VOCE HONRA SEUS FILHOS MAIS DO QUE A MIM, DEIXANDO-OS ENGORDAR COM AS MELHORES PARTES DE TODAS AS OFERTAS FEITAS POR ISRAEL, O MEU POVO? (V.29). ELI HONROU SEUS FILHOS MAIS DO QUE A DEUS.

A Bíblia conta a batalha entre os israelitas e os filisteus (1 Sm 4-6). Os israelitas pegaram a arca do concerto e a levaram para o meio da peleja, como se fosse um talismã. E, os sacerdotes Hofni e Finéias foram juntos na batalha. Mais de 40.000 homens judeus morreram, a arca foi tomada e os sacerdotes foram mortos. Quando a notícia chega ao sumo sacerdote Eli, ele cai de cabeça, quebra o pescoço e morre. Sua nora, diante da notícia da morte do seu marido e da arca, entra em trabalho de parto, mas dá luz uma criança e lhe dá um nome, antes de morrer: ICABODE, FOI-SE A GLORIA DE ISRAEL.

CONCLUSÃO

Acorde. Desperte para suas responsabilidades como pai e mãe. Seus filhos anseiam conhecer a segurança de seu amor. Observe-os. Escute-os. Ore por eles. Pense neles. Converse com eles. Acorde! A desintegração acontece quando estamos dormindo.

Fale francamente. Nunca conheci um filho que não gostasse de uma conversa franca e direta. Não seja vago. Se estiver preocupado, diga isso. Se tiver perguntas difíceis, pergunte. Fale sem receio sobre a hora de chegar em casa, sobre a escolha de amigos, sobre namoro, drogas e sexo.

Esteja próximo. Se você não está perto de seus filhos, comece a ficar. Se eles não quiserem por perto, intromete-se. Encontre uma abertura e entre. Quando perguntarem o que você esta fazendo, diga-lhes que deseja um relacionamento verdadeiro com eles. Nunca é tarde para começar a fazer o que é certo.



 

Nenhum comentário:

Postar um comentário