terça-feira, 9 de março de 2021

 Ideologia de gênero – Gênesis 1.26-28

Introdução

Há um livro de um jornalista cujo tema é “sexo trocado”. Ele narra a história de um casal do Canadá que tiveram filhos gêmeos. Eles receberam o nome de Brian e Bruce. Mas, eles estavam tendo dificuldades para urinar; procuraram o médico e o conselho foi que eles fizessem circuncisão, ou seja, tirar a pele do pênis. No dia, marcado, a cirurgia em Bruce deu certo e, quando chegou a vez do Brian, seu pênis foi decepado. E, agora? 



Descobriram um psiquiatra chamado John Money, que afirmava que o importante não era o sexo da criança, mas o importante é cria-lo condicionando-o à sexualidade que quisesse. Então, fizeram uma cirurgia quando o Brian tinha 17 meses e lhe colocaram uma vulva. Bem, mesmo assim, com todo esse condicionamento ele cresceu sendo menina, deram-lhe o nome de Brenda. No entanto, ela gostava de coisas de menino, brincadeiras de menino, trejeitos de menino. E, quando tinha 14 anos, a verdade veio à tona, ele era menino e lhe transformaram em uma menina. Depois, quis ser novamente menino (David), fazendo a cirurgia, casou-se, mas o casamento não deu certo. Quando tinha 38 anos, deu um tiro na cabeça; o irmão morreu de overdose, a mãe morreu de depressão e o pai, se jogou na bebedeira. 



1)    Uma família desajustada

A história da família de Eli começa assim: “Os filhos de Eli eram ímpios; não se importavam com o Senhor” (1 Sm 2.12). “Impios” é a tradução da NVI para “filhos de belial”, ou “filhos da iniquidade”. Por quê? Vejamos:

A primeira ofensa dos sacerdotes é contra o povo (vs. 13,14). Os sacerdotes tinham direito ao peito e a coxa direta dos sacrifícios (Lv 7.31,32). Mas, Hofni e Finéias estão explorando o povo ao qual deveriam estar servindo. O versículo 15 de 1 Samuel 2, começa com “além disso”, ou “E também”, ou seja, havia mais crimes. Eles estavam maltratando Deus na verdade roubando-o (vs. 15,16).

 A gordura do animal era porção do Senhor (Lv 33.16), chamada de “as ofertas de comida do Senhor” e “pão de seu Deus” (Lv 21.21-22). Mas, Hofni e Finéias insistiam em tomar o alimento junto com a gordura ainda nele, roubando a porção do Senhor – por força, se necessário (1 Sm 12.16). O veredito é claro: “O pecado desses jovens era muito grande à vista do Senhor, pois eles estavam tratando com desprezo a oferta do Senhor” (v.17). 

Eles tinham um pai complacente. Eli ouve o que seus filhos estão fazendo e os confronta (vs. 22-25). Mas, sua liderança é ineficaz. Deus lhe pede contas: “Por que você honra seus filhos mais do que a mim, deixando-os engordar com as melhores partes  de todas as ofertas feitas por Israel, o meu povo? (v.29). De fato, a implicação do versículo 29 é que Eli se beneficiava conscientemente dos crimes deles, também engordando com a gordura do sacrifício.

Três pontos de aplicação podem ser bastante uteis: ACORDE: desperte para suas responsabilidades como pai e mãe; seus filhos anseiam conhecer a segurança de seu amor. FALE FRANCAMENTE: não seja vago, se estiver preocupado, diga isso. Fale sem receio sobre a hora de chegar em casa, escolha de amigos, namoro, drogas, internet, etc. ESTEJA PROXIMO: se você não está próximo de seus filhos, comece a ficar, se aproxima mais.

2)    As três áreas de Agostinho

A memória

Em Dt 6, temos o Shema: “Ouve, ó Israel: Yahweh, o nosso Deus, é o único Deus...ensinarás com todo zelo e perseverança a teus filhos... quando estiver sentado em sua casa, quando estiver andando pelo caminho, ao deitar-te e ao levantar-te” (vs. 7).  A palavra tem que ser ensinada aos nossos filhos.

Feminilidade: referencia para as meninas. Mulher virtuosa, quem achará? Sensibilidade, delicadeza, bondade, amor, atenção para os detalhes, graciosidade. As mulheres mais velhas tem que ajudar as mais novas.

 Masculinidade. Nossos meninos precisam de referencia masculino. Iniciativa, condução, garra, respeito, proteção, doação e liderança. 



O entendimento

Entender quem é. Tem gente que passa a vida sem saber verdadeiramente sua identidade. “Todo que é chamado pelo meu Nome, que criei para minha glória e alegria, e aos quais dei forma” (Is 43.7). Portanto, a medida de uma vida não é a sua duração, mas sua doação.

Vontade

Com todo esse ensinamento aprendido. Olha que Paulo fala para Timóteo: “Da mesma forma, trago na lembrança a sua fé não fingida, que primeiro habitou em tua avó Lóide e em tua mãe Eunice, e estou convencido de que também habita em ti”.

Esses valores que nossas crianças, adolescentes e jovens aprendem na primeira fase da vida, ficarão, perdurarão durante toda sua caminha terrena.

3)    Ideologia de gênero

“Sabe, entretanto, disto: nos últimos dias sobrevirão tempos terríveis. Os homens amarão a si mesmos, serão ainda mais gananciosos, arrogantes, presunçosos, blasfemos, desrespeitosos aos pais, ingratos, ímpios, sem amor, incapazes de perdoar, caluniadores, sem domínio próprio, cruéis, inimigos do bem” (2 Tm 3.1-3).

Vivemos um período nebuloso, alguns historiadores denominaram nosso tempo de Pós-moderno, que tem as seguintes faces: narcisismo, hedonismo e consumismo. Mas, um sociólogo também, denominou nosso tempo como “modernidade liquida”. Bem, hoje, tudo se tornou liquido: amor liquido, moral liquida, ética liquida, membresia liquida, ou seja, nada mais mantém sua forma. Diferente dos tempos passados que havia muita solidez em toda as ambiências humanas, como: casamento, relacionamento, trabalho, igreja, etc

 E, surgiu a ideologia de gênero. O que é? Ninguem nasce homem ou mulher, mas pode escolher o que quer ser. Pois comportamento, ou definições do ser homem ou mulher não são coisas dadas pela natureza ou pela biologia, mas pela cultura ou sociedade.  Essa modernidade liquida, vai além: A sexualidade é mais abrangente do que o sexo. O sexo deve ser interpretado como uma parte da sexualidade, que não esgosta, pois a sexualidade não está reduzida a parte biológica.

No entanto, a biologia, ensina pelos cromossomos o masculino e o feminino, isso nos caracteriza sexualmente e a nossa identidade. Cromossomos XX é feminino, é mulher, biologicamente e sexualmente mulher. Cromossomos XY é homem, biologicamente e sexualmente homem. Os órgãos genitais evidenciam sua sexualidade, no caso do homem, o pênis, da mulher, a vagina. 



Mas, a ideologia de gênero, acredita que o importante não é a sexualidade da pessoa, mas é a percepção intima que eu tenho de mim mesmo. Então, se sou homem, posso sentir que sou também menina, sentir. Mas, biologicamente e sexualmente é homem ou mulher. . Veja um exemplo de um livro didático: 



Tipos de orientação sexual:

Heterossexual: relacionamento entre homem e mulher, conforme estabelecido pela Palavra de Deus.

Homossexual: relacionamento entre homem X homem, mulher X mulher. A Bíblia chama esses relacionamentos de antinatural  “as mulheres trocaram suas relações naturais por outras, contrárias à natureza. De igual modo, os homens também abandonaram as relações sexuais naturais com suas mulheres e se inflamaram de desejo sensual uns pelos outros” (Rm 1.26-27).

Bissexual: tem relacionamentos afetivos e sexuais tanto por homens como por mulheres.

 Em Genesis, lemos: “ASSIM, DEUS CRIOU OS SERES HUMANOS À SUA PROPRIA IMAGEM, À IMAGEM DE DEUS OS CRIOU; HOMEM E MULHER OS CRIOU” (Gn 1.27).

Agora, vejam a nota da Associação pediátrica dos Estados Unidos sobre a ideologia de gênero: “A crença de uma pessoa de ser algo que ela não é, é na melhor das hipóteses, um sinal de pensamento confuso. Quando um menino biologicamente saudável acredita que é uma menina, ou, uma menina biologicamente saudável acredita que é um menino, existe um problema psicológico que está na mente, não no corpo. E desse ser cuidado dessa forma”.

Conclusão:  Jesus, em Cesaréia de Felipe, perguntou aos seus discípulos sobre o que as pessoas estavam dizendo ao seu respeito. Então, disseram: uns falam que és Elias, Jeremias, algum profeta do Antigo Testamento. E Jesus perguntou aos seus discípulos: e vós o que pensais de mim? Então, Pedro respondeu: Tú es o Cristo o filho do Deus vivo. E, depois ele afirma, sobre a sua igreja: sobre esta pedra edificarei a minha igreja, e as portas do inferno não prevalecerão contra ela”. (Mt 16.18).

Ou seja, as portas do inferno não irão prevalecer contra a igreja de Deus. 



 

Nenhum comentário:

Postar um comentário