terça-feira, 16 de março de 2021

 O peso da Glória. 1 Sm 4


A questão da idolatria tem haver com o fato de se curvar diante de uma entidade domesticada. No século XVI, William Tyndale sofreu o martírio por ter traduzido a Bíblia para o inglês. A igreja católica havia criado uma série de rituais penitenciais, missas e indulgencias que controlavam a graça de Deus. Esses rituais, haviam sido domesticado Deus, controlando suas exigências.

E você como domestica a Deus? O que faço com meu dinheiro ou tempo, onde vivo e o que digo são decisões pessoais, e não pautadas nas Escrituras. Domestico Deus. Não levo Deus a sério. Queremos viver uma vida de “leveza”, que vem da mesma palavra “leviano”. Alguém leviano, é alguém que não leva a vida muito a sério. Em comparação, o termo “pesado” muitas vezes está associado a algo sério, como quando falamos de uma idéia de peso, de um coração pesado, de perdas pesadas, de um baque pesado.

A Bíblia faz a mesma ligação. Em hebraico, a palavra “Glória” (kaboad) tem a mesma raiz que a palavra “pesado”. A glória de Deus é a extensão deu seu peso.

1)    Domesticando a Deus

Em 1 Samuel 4.1, os israelitas saem para lutar contra os filisteus. A história não começa bem. Israel é leviano com Deus. Vai para batalha sem Deus... e perde. O povo se vê desnorteado: “...por que o Senhor deixou que os filisteus nos derrotassem?...”, perguntam. A resposta que acham é “buscar a arca da aliança do Senhor...”(1 Sm 4.3).

A arca era uma caixa retangular que continha as tábuas de pedra que Moisés havia trazido do topo do Monte Sinai: também continha uma amostra do Maná, o pão do céu que Deus havia provido milagrosamente para o seu povo no deserto. A arca, portanto, era um símbolo da presença de Deus.



 Ela deveria permanecer no tabernáculo. Mas os israelitas a levam para o campo de batalha, pois acreditam que, se colocarem esse símbolo da presença entre eles vencerão a batalha. Quando a arca chega ao acampamento israelista, “todos os judeus gritaram tão alto que o chão estremeceu” (1 Sm 4.5). É um modo de tentar usar Deus, força-lo a atuar em seu favor. Não estão levando Deus a sério.

A ironia é que os filisteus levam Deus a sério. Eles ficam com medo (1 Sm 4.6-7). Lembram a história do Exôdo: “Ai de nós! Quem nos livrará das mãos desses deuses poderosos? São os deuses que feriram os egípcios com toda espécie de praga, no deserto” (1 Sm 4.8). Eles sabem que precisarão lutar como nunca lutaram (v.9). Eles sabem que Deus é sério.

Em 1 Samuel 4.1-2, Israel saiu à batalha sem Deus e perdeu. Nos versículos 10 e 11, Israel sai à batalha com Deus, e ainda assim perde. E perde porque, afinal, tentou usar Deus; e Deus não pode ser usado por nós.

2)    Icabode: “Onde está a glória”

A noticia da derrota e da morte de seus filhos chega a Eli (1 Sm 4.12-17). E ela o mata: “Quando ele (o mensageiro) mencionou a arca de Deus, ele caiu da cadeira para trás, ao lado do portão, quebrou o pescoço e morreu, pois era velho e pesado. Ele liderou Israel durante quarenta anos” (1 Sm 4.18). Sua nora grávida ouve a noticia e entra em trabalho de parto (vs. 19-20). Ela morre ao dar à luz, mas não antes de dar nome a seu filho. Essa derrota é perpetuada em um nome “Icabode”, que significa “Onde está a glória”, ou “a glória se foi de Israel”.


“Onde está a glória”? foi roubada pela família de Eli: seus filhos abusaram dos sacrifícios e tiveram relações com mulheres no tabernáculo, e Eli não deu um basta nisso. Os sacerdotes não honraram Deus. Eles roubaram a glória dEle. Não se engane; precisamos levar Deus a sério.

O que precisamos dar a Deus? “em vista das misericórdias de Deus ... ofereçam seus corpos como sacrifício vivo, santo e agradável a Deus – esse é o culto verdadeiro e apropriado de vocês” (Rm 12.1). o sacrifício que pertence a Deus é toda nossa vida.

 Onde está a Glória? Em 1 Samuel 4.22, a mulher de Finéias diz: “...a glória se foi de Israel, pois a arca de Deus foi tomada”. A glória de Deus representada pela arca de Deus está na cidade filisteia de Asdode (1 Sm 5.1). O QUE ACONTECEU ALI? Os filisteus colocaram a arca no templo de Dagom, o deus filisteu (1 Sm 5.2). Mas, de manhã, eles acharam a estátua de Dagom curvada diante da arca de Deus (v.3). Assim, eles põem o seu deus de pé. Na manhã seguinte, Dagom está decapitado! A cabeça e as mãos da estátua foram quebrados (v.4). E, os homem de Asdode foram afligidos com tumores (v.6). 


DIANTE DE DEUS TODOS OS OUTROS DEUSES PRECISAM CAIR. SOMENTE YAHWEH é o DEUS DE ISRAEL, TEM PESO. SOMENTE DEUS TEM SUBSTANCIA.

Onde está a Glória? Então, o povo de Asdode decide enviar a arca à cidade filisteia de Gate (1 Sm 5.7,8). Será que Gate vai conseguir lidar com o peso da glória de Deus? Mas também ali Deus envia tumores (v.9). Assim, eles enviam a arca à cidade filisteia de Ecrom (1 Sm 5.10). Ocorre o mesmo. Querem mandar a arca embora, pois “havia pânico mortal em toda a cidade, a mão de Deus pesava muito sobre ela” (v.11). Ninguém fica sem ser afetado “aqueles que não morriam rapidamente eram afligidos com vários tumores, e gritos de dor e aflição subiam incessantemente ao céu” (v.12).

Onde está a Glória? Após sete meses, os filisteus decidem enviar a arca de volta a Israel com uma “oferta pela culpa” de cinco tumores de ouro e cinco ratos de ouro – uma para cada uma das cidades Filistéia (1 Sm 6.1-6,17,18). Então, colocam a arca sobre duas vacas e vão direto para Israel, levando a arca para casa. Mas esse não é o fim: “O Senhor, contudo, feriu alguns dos homens de Bete-Semes, matando setenta deles, por terem olhado para dentro da arca do Senhor. O povo chorou por causa do pesado golpe que o Senhor desferira, e os homens de Bete-Semes perguntaram: Quem pode permanecer na presença  do Senhor, esse Deus santo? A quem enviaremos a arca, para que ele se afaste de nós?” (1 Sm 6.19-20).

 O povo de Bete- Semes cometeu três erros: 1) sacrificaram vacas quando deveriam ter sacrificado touros (Lv 1.3); 2) ostentaram a arca, colocando-a em uma grande pedra para que todos vejam, quando deveria te-la coberto; 3) olharam para dentro da arca.

Conclusão: COMO PERMANECER DIANTE DO PESO DA GLORIA?

PRIMEIRO, o povo volta para Deus (1 Sm 7.2). o povo não só confessa seus pecados, mas também age, livrando-se de seus baalins e astarotes. Para servir “somente ao Senhor”. Isso é verdadeiro arrependimento. Não só palavras (7.6), mas ações. 

SEGUNDO, o povo adorou. Samuel lidera o povo em um ato coletivo de adoração (1 Sm 7.5-6). O verdadeiro arrependimento é um movimento para longe do pecado e de volta para Deus. A reunião, o jejum, a confissão... tudo estava focado em Deus. 



TERCEIRO, um sacrifício é oferecido a Deus. “Samuel tomou um cordeiro...e ofereceu inteiro como holocausto ao Senhor” (1 Sm 7.9). Isso aponta para cruz. A cruz é a realidade. Na cruz, o próprio Deus, na pessoa de seu Filho, experimentou o juízo.

QUEM PODE PERMANECER DE PÉ? SOMENTE AQUELES CUJO PECADO FOI JULGADO POR MEIO DO SACRIFÍCIO; SOMENTE AQUELES QUE TEM UM SUBSTITUTO QUE ASSUMIU O JUÍZO DELES. Romanos 3.23 diz: “pois todos pecaram e estão destituídos da glória de Deus”. Mas, somos “justificados gratuitamente por sua graça, por meio da redenção que há em Cristo Jesus. Deus o ofereceu como sacrifício para propiciação mediante a fé pelo seu sangue” (Rm 3.24.25).  



 

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário