terça-feira, 6 de abril de 2021

 UM HOMEM SEGUNDO O CORAÇÃO DE DEUS  Salmo 78.70-72


Introdução

A julgar pelo exterior, não parecia haver nada em Davi que pudesse impressionar a Deus “era ele ruivo, de belos olhos e boa aparência” (1 Sm 16.12). Ou seja, a aparência exterior de Davi não parecia destacá-lo de forma alguma. Se morássemos na casa da fazenda vizinha à família de Davi, nas terras montanhas da Judéia, é possível que nem soubéssemos o nome do filho caçula de Jessé. Afinal de contas, seu pai não pensou em inclui-lo até que Samuel perguntou: “acabaram-se os teus filhos?” (1 Sm 16.11). Jessé, então disse: tem razão, ainda falta o mais moço. Está no campo cuidando de ovelhas. 



1)     Tempos nebulosos

Se pudéssemos descrever esse momento, seria: “O povo se afastara muito de Deus”. Foi nesse mundo que Davi nasceu. Eli, o sumo sacerdote e seus filhos malvados haviam morrido. Samuel, seu sucessor, o ultimo dos juízes, era já velho. Os filhos de Samuel: “não andaram pelos caminhos dele; antes se inclinaram à avareza, e aceitaram subornos e perverteram o direito” (1 Sm 8.1-3).

Então, os anciãos de Israel fizeram uma reunião em Ramá, - um lugar nas montanhas, a 8 Km de Jerusalém – e lhe disseram: “VÊ, já estás velho, e teus filhos não andam pelos teus caminhos; constitui-nos, pois, agora, um rei sobre nós, para que nos governe, como o tem todas as nações”. Ou seja, queremos ser como todas as outras nações. Olhe para os filisteus, os moabitas e todos os outros povos. Todos eles têm rei; queremos ser como eles!

Então, os homens escolheram Saul, que era alto, moreno  e bonito. As pessoas sentem, atração por alguém que tenha boa aparência – ele daria uma boa imagem a Israel. “...Era jovem e de bela aparência; nenhum homem era como ele entre os israelitas; era o mais alto de todo o povo, os outros chegaram aos seus ombros” (1 Sm 9.2).



No começo, Saul fora humilde e conseguiu juntar todo povo para guerra. Mas, no decorrer do tempo, a verdadeira face vai aparecendo. Saul deixou de seguir a Deus, e, começou a seguir seus instintos, seus caprichos.

Até que, em 1 Samuel 15, ele desobedeceu a ordem do Senhor quanto aos amalequitas. Então, foi rejeitado como rei “visto que rejeitaste a palavra do senhor, ele também te rejeitou como rei” (1 Sm 15.23).  

2)     Davi, a escolha do Senhor.

“Já agora não subsistirá o teu reino. O Senhor buscou para si um homem que lhe agrada e já lhe ordenou que seja príncipe sobre o seu povo, porquanto não guardaste o que o Senhor te ordenou” (1 Sm 13.13-14).  O versículo 14, ressalta: “...O Senhor buscou para si um homem...”. Deus procurara um homem. Um único homem..., mas que homem! Nas escrituras achamos mais referências sobre Davi do que sobre qualquer outro personagem bíblico, ou seja, são dedicados 66 capítulos e, mais de 59 referências a sua vida no Novo Testamento.

QUE TIPO DE PESSOA DEUS ESCOLHE? O texto de 1 Coríntios dentro do contexto, alguns eram judeus e esperavam milagres, sinais; outros, eram gregos, que se preocupavam com a sabedoria secular. E, Paulo, afirma, vim na autoridade do poder de Deus. E, descreve: “... não foram chamados muitos sábios segundo a carne, nem muitos poderosos, nem muitos de nobre nascimento; pelo contrário, Deus escolheu as coisas loucos do mundo para envergonhar os sábios, e escolheu as coisas fracas do mundo para envergonhar as fortes; e Deus escolheu as coisas humildes do mundo, e as desprezadas, e aquelas que não são, para reduzir a nada as que são; a fim de que ninguém se vanglorie na presença de Deus” (1 Co 1.26).Ou seja, olhem a sua volta, irmãos. Não vão achar muitas pessoas famosas aqui. Por que? Para que ninguém se gabe na presença de Deus.

A PRIMEIRA QUALIDADE QUE DEUS VIU EM DAVI FOI A ESPIRITUALIDADE. “O Senhor procurou... um homem segundo seu coração”. O que significa ser alguém segundo o coração de Deus? Significa ser uma pessoa cuja vida está em harmonia com o Senhor. O que é importante para ele, é importante para você. “Se alguém me ama, obedecerá à minha Palavra...”(Jo 14.23). Quando ele diz: “Vá para direita”, você obedece. Quando ele diz: “Não faça isso em sua vida”, você não faz. Quando ele diz: “Isso é errado e quer que mude” , você aceita porque seu coração se inclina para Deus. 


Quando você é profundamente espiritual seu coração é sensível ás coisas de Deus: “Os olhos do Senhor passam por toda a terra para mostrar sua força àqueles cujo coração é inteiramente dedicado a ele” (2 Cro 16.9).

O QUE DEUS ESTÁ PROCURANDO? Está procurando homens e mulheres cujos corações sejam completamente dele – completamente. Isto significa que não há armários fechados. Nada para ser varrido para baixo do tapete.

A SEGUNDA QUALIDADE QUE DEUS VIU EM DAVI FOI A HUMILDADE. “...Enche um chifre de azeite, e vem; enviar-te-ei a Jessé, o belemita; porque dentre os seus filhos me provi de um rei” (1 Sm 16.1). “Me provi de um rei”. O Senhor viu em Davi um coração completamente dele. O menino estava cuidando fielmente das ovelhas do Pai; Deus viu humildade, um coração de  servo. “Também escolheu Davi, seu servo e o tomou dos redis das ovelhas” (Sl 78.20). “Encontrei Davi, meu servo; com o meu santo óleo ungi” (Sl 89.20).


Deve-se ressaltar que o servo não se importa com quem recebe a glória. O servo tem um grande objetivo: fazer com que a pessoa a quem serve pareça melhor e tenha ainda mais sucesso “...do qual não sou digno sequer de curvar-me para desamarrar as correias das suas sandálias” (Mc 1.7).

A TERCEIRA QUALIDADE DE DAVI ERA A INTEGRIDADE. “Tirou-o do cuidado das ovelhas e suas crias, para ser pastor de Jacó, seu povo, e de Israel, sua herança. E ele os apascentou consoante a integridade do seu coração, e os dirigiu com mãos precavidas” (Sl 78.71-72).

Faça um círculo na palavra “integridade”. Ela é muito significativa! Deus não está procurando espécimes magníficos de humanidade. Ele busca servos profundamente espirituais, genuinamente humildes, e sinceros, e que tenham integridade. Ouça alguns dos sinônimos deste termo hebraico Thamam, traduzido como integridade: completo, inteiro, inocente, que vive com simplicidade, solido, forte. Integro é o que você é quando ninguém está olhando.

3)     Os métodos de Deus

Deus treinou Davi na solidão. Quem precisa de sons superficiais para sobreviver não tem profundidade. Se você não consegue ficar sozinho consigo mesmo, é porque há conflitos profundos e não resolvidos em sua vida intima. Durante noites, sem conta, ele sentava-se sozinho sob as estrelas, sentindo as rajadas fortes dos ventos do outono e as chuvas frias do inverno. A solidão foi um dos professores que Deus usou no treinamento do jovem Davi para ocupar o trono.



Davi cresceu na obscuridade. Homens e mulheres de Deus, são primeiro desconhecidos, invisíveis, não apreciados, não aplaudidos. Nas exigências implacáveis da obscuridade. Por mais estranho que pareça, os que aceitam o silencio da obscuridade, a principio são melhor qualificados para lidar com o aplauso da popularidade.

Davi cresceu na monotonia. Davi, todos os dias, acordava cedo e ia cuidar das ovelhas do seu pai. Ele era fiel nas tarefas, nos horários, nos compromissos, as vezes insignificantes e, até mesmo desinteressantes. Davi vivia uma vida enfadonha. Mas, tinha disciplina e o que fazer.

CONCLUSÃO:

Davi cresceu com os pés na realidade. Vamos para 1 Samuel 17, quando tem um gigante ameaçando os israelitas. O rei Saul está com medo, mas Davi se coloca corajosamente para enfrentar o gigante. Então, o rei subestima o potencial de Davi. Ao que ele responde: “teu servo apascentava as ovelhas de seu pai quando veio um leão, ou um urso, e tomou o cordeiro do rebanho, eu sai após ele, e o feri e livrei o cordeiro de sua boca; levantando-se contra mim, agarrei-o pela barba, e o feri, e o matei” (1 Sm 17.34-35).  


  

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário