terça-feira, 13 de abril de 2021

 O HOMEM VÊ APARENCIA, DEUS VÊ O CORAÇÃO. 1 SM 16 

INTRODUÇÃO

Em 1 Samuel 8, o povo foi ao profeta para pedir por um rei como os reis das nações. Até então, Deus havia liderado os judeus por meio de juízes ou lideres ungidos pelo Espírito que ele levantava para libertar o povo quando necessário. Mas, o povo rejeitou a liderança de Deus; e, ao fazer isso, rejeitou sua própria identidade – o seu chamado por Deus para ser uma nação santa, um povo diferente que mostraria o caráter dele ao mundo. Agora, os judeus querem ser como as nações em vez de ser UMA LUZ PARA AS NAÇÕES.

O povo de Israel pede um rei, e o rei que obtém é Saul. Ao longo dos capítulos 13 a 15, Saul falha terrivelmente três vezes. Ele é o rei que Israel pediu, mas não o rei de que a nação precisa. “Nunca mais Samuel viu Saul, até o dia de sua morte, embora se entristecesse por causa dele porque o Senhor arrependeu-se de ter estabelecido Saul como rei de Israel” (1 Sm 15.35).

1)     Aparência

“Você já lamentou o suficiente por Saul. Eu o rejeitei como rei de Israel. Agora, encha uma vasilha com óleo e vá a Belém. Procure um homem chamado Jessé, que vive ali, pois escolhi um dos filhos dele para ser rei” (1 Sm 16.1). Como posso fazer isso? Perguntou Samuel: Se Saul ficar sabendo, me matará”? O SENHOR NÃO RESPONDE AO COMENTÁRIO DE SAMUEL, em vez disso, ele diz: “Leve um novilho com você e diga: vim oferecer um sacrifício ao Senhor, e eu lhe mostrarei i que você deve fazer e qual dois filhos deve ungir” (1 Sm 16.2-3).

“Quando chegaram, Samuel viu a Eliabe e pensou como certeza é este que o Senhor quer ungir” (1 Sm 16.6). O profeta não falou em alta voz, mas era isso o que pensava. Por que? Porque Eliabe tinha o porte de alguém que você normalmente escolheria para ser rei. Não há dúvida que era alto e de boa aparência.



O que Samuel não viu foi o caráter de Eliabe. Ele não percebeu, como veremos no capitulo 17, que Eliabe possuía um espirito critico e negativo e desprezava o irmão menor. Samuel enamorou-se do exterior, da aparência, mas Deus não usa apenas o alto, o moreno e o belo – ele também usa o baixo, o pálido, o tímido e o ruivo.

“Então, o irmão mais velho não era o homem escolhido., nem o segundo filho, nem o terceiro. Então, Jessé chamou seu filho Abinadabe e o levou até Samuel. Ele, porém, disse: Não foi este que o Senhor escolheu. Em seguida, Jessé, chamou Simeia, mas Samuel disse: Também não foi esse que o Senhor escolheu (1 Sm 16.8-9). Da mesma forma, todos os teus sete filhos de Jessé foram apresentados a Samuel. Mas, novamente, Samuel disse a Jessé: O SENHOR NÃO ESCOLHEU NENHUM DELES” (1 Sm 16.8-10).

Deus ensina um princípio importante a Samuel: “O Senhor olha para o coração”. O profeta, por natureza, olha para aparência, e não para o coração, mas quando ouve a orientação de Deus ele se torna bastante perspicaz em seus pensamentos.



Podemos dizer algumas coisas sobre as pessoas ao ver a aparência delas. Podemos determinar a cor de seus olhos, a forma de seu corpo e sua altura. Mas não podemos falar sobre a condição do coração. Apenas Deus vê isso. Uma pessoa pode dizer palavras religiosas corretas, mas lá dentro, não tem poder, não tem fé em Jesus Cristo, Nosso Senhor. O profeta Jeremias, traz o discernimento: “O coração humano é mais enganoso que qualquer coisa e é extremamente perverso; quem sabe, de fato, o quanto é mau? Eu, o Senhor, examino o coração e provo os pensamentos...” (Jr 17,9)

2)     O coração

Deus orienta Samuel (1 Sm 16.1) para ir a Jessé, especificando: “...escolhi um de seus filhos para fazê-lo rei”. No hebraico a palavra escolhido também pode significar “ver”  ou “olhar”. Ela é repetida sete vezes no capítulo: “escolhi” (v.1), “viu” (v.6), “vê” (v.7) e “conheço” (v.18). Deus diz: “...conheço (v.1) um filho de Jessé...”, pois Deus vê o coração. Em 1 Samuel 8.5 o povo pediu que Samuel ungisse um rei para nós, Samuel se refere a ele como “o vosso rei, que vós mesmos escolhestes para vós” (1 Sm 8.18). Agora Deus está como que dizendo: “providenciei um rei para mim” (1 sm 16.1).

“Perguntou Samuel a Jessé: Acabaram-se os teus filhos? Ele respondeu: Ainda falta o mais moço, que está apascentando as ovelhas. Disse, pois, Samuel a Jessé: manda chama-lo, pois, não nos assentaremos à mesa sem que ele venha” (1 Sm 16.11).

Enquanto, isso Davi está no campo com as ovelhas. Ele não sabe o que acontece em casa. Ali está ele, cuidando fielmente das ovelhas, quando alguém corre pelos campos e grita: Venha  Davi, estão chamando você em casa. “Jessé mandou chama-lo. Era um jovem ruivo, de boa aparência e de olhos bonitos. E o Senhor disse: é este! Levante-se e unja-o com oléo”. 


Davi, um adolescente, entra em sua casa, ainda cheirando a ovelhas, e de repente um ancião se aproxima e derrama óleo sobre a sua cabeça. O óleo escorre pelo seu cabelo e pelo pescoço. O historiador Josefo escreve que: “O velho Samuel sussurrou em seu ouvido o significado do símbolo: você será o próximo rei de Israel”.

3)     E, agora?

O QUE VOCE FARIA NUMA SITUAÇÃO DESSA? O HOMEM DE DEUS, SAMUEL, LHE UNGE REI DE ISRAEL! Davi não saiu correndo até uma loja nas proximidades para experimentar uma coroa. Não, saiu correndo pelas ruas de Belém anunciando em todos os cantos que seria o próximo rei. Não mandou mensagens no zapp ou instagram, ou, facebook, falando que havia sido ungido rei de Israel!

Em meio à unção de Davi, nos diz o texto: “O Espírito do Senhor se retirou de Saul, e um espírito maligno, vindo da parte do Senhor, o atormentava...há um espírito maligno manda por Deus te atormentando. Então disse Saul: encontre um homem que saiba tocar bem e trazei-mo” (1 Sm 16.16-17).

Saul está deprimido, por isso diz: tragam-me um musico que me faça sentir melhor. Então, um dos moços disse: conheço um filho de Jessé, o belemita, que sabe tocar e é forte e valente, homem de guerra, sisudo em suas palavras e de boa aparência e o Senhor é com ele! Saul enviou mensageiros a Jessé, dizendo: envia-me a Davi, teu filho, o que está com as ovelhas” (vs. 18-19).

Então, mesmo depois de ter ungido rei....ele voltou diretamente para o rebanho. No capitulo 17, onde uma batalha está sendo travada no vale de Elá, entre Israel e o gigante filisteu, Golias, encontramo-nos novamente Davi: “Davi era o mais moço; só os três maiores seguiram Saul. Davi, porém, ia a Saul e voltava para apascentar ovelhas de seu pai em Belém”.



Conclusão:

Em um mundo de aparências, de status, de posições, de vantagens militares, Deus escolheu um pastor, para apascentar seu povo. Um pastor segundo o coração de Deus; para os homens, ele era meramente o ultimo filho de Jessé, o pastor, o ruivo, um joão-niguém. Mas, para Deus, era o escolhido para ser rei de Israel. 



 

Nenhum comentário:

Postar um comentário