sexta-feira, 8 de setembro de 2017

Esperando a volta de Jesus – 1 Ts 4.14-18



Introdução: Sinais da volta de Jesus

Perseguição religiosa: Hoje 100 milhões de cristãos são perseguidos por causa de sua féA perseguição religiosa (13.9) tem estado presente em toda a História: os judaizantes, os romanos, a intolerância romana, os governos totalitários, o nazismo, o comunismo, o islamismo, as religiões extremistas. No século 20, tivemos o maior número de mártires da História. A real causa da perseguição é afirmada em Marcos 13.13: “Sereis odiados de todos por causa do meu nome”. Quando nos identificarmos com Jesus Cristo, o mundo passará a nos odiar como odiou a Cristo (Jo 15.20). 

O engano religioso: falsos messias, falsos profetas, falso evangelho.Vivemos hoje a explosão da falsa religião. O islamismo domina mais de um bilhão de pessoas. O catolicismo romano também tem um bilhão de seguidores. O espiritismo Kardecista e os cultos afro-brasileiros proliferam. As grandes religiões orientais: budismo, hinduísmo e xintoísmo mantêm milhões de pessoas num berço de cegueira espiritual

As guerras e rumores de guerra: 1 primeira guerra e segunda guerra e a terceira guerra mundial. Ao longo da História tem havido treze anos de guerra para cada ano de paz. Desde 1945, após a Segunda Guerra Mundial, o número de guerras tem aumentado vertiginosamente. Nos últimos cem anos já morreram mais de 200 milhões de pessoas nas guerras.

Terremotos, maremotos, Tsunami e FOMES.  O mundo está sendo sacudido por terremotos em vários lugares. Os tufões e maremotos têm sepultado cidades inteiras: Desde o ano 79 d.C., no século 1, quando a cidade de Pompéia, na Itália foi sepultada pelas cinzas do Vesúvio, o mundo está sendo sacudido por terremotos, maremotos, tufões, furacões e tempestades. Em 1755, 60 mil pessoas morreram por um terrível terremoto em Lisboa. Em 1906, um terremoto avassalador destruiu a cidade de São Francisco na Califórnia. Em 1920, a província de Kansu na China foi arrasada por um terremoto. Em 1923, Tóquio foi devastada por um terremoto. Em 1960, o Chile foi abalado por um terremoto que deixou milhares de vítimas. Em 1970, o Peru foi arrasado por um imenso terremoto.

1)     A Volta de Jesus.

“Pois o mesmo Senhor descerá do céu com grande brado...”. CLAMOR. “A  voz do arcanjo, ao som da trombeta de Deus” (v.16).

Pergunta: VOCE ESTÁ ESPERANDO A VOLTA DE JESUS? Hoje pode ser meu último dia na face da terra. O céu pode se rasgar e MARANATA, ora vem Senhor Jesus!
2)     Jesus predisse o seu retorno.

Em Mateus, a volta de Jesus será repentina. Portanto vigiai, porque não sabeis que hora há de vir o vosso Senhor. Mas considerai isto: Se o pai de família soubesse a que hora viria o ladrão, vigiaria e não deixaria que sua casa fosse arrombada (Mt 24.42-43). 



Ou seja, minha vinda será como um ladrão na noite. Quando você menos espera, virei. Em seguida, Jesus aplica isso a sua volta:
Por isso estai vós apercebidos, porque o Filho do homem há de vir à hora em que não penseis” (v.44).

No evangelho de Marcos, encontramos palavras parecidas acerca da volta de Jesus:
Olha, vigiai e orai; porque não sabeis quando chegará o tempo. É como se um homem, partindo para fora da terra, deixasse a sua casa, e desse autoridade aos seus servos, e a cada um a sua obra, e mandasse ao porteiro que vigiasse. Vigiai, pois, porque não sabeis quando dirá o senhor da casa; se à tarde, se à meia noite, se ao cantar do galo, se pela manhã, para que vindo de improviso, não vos ache dormindo. E as coisas que vos digo, digo-as a todos. Vigiai. (Mc 13.33-37). 



No tempo de Jesus, as noites eram divididas em vigílias – quatro vigílias de três horas. A primeira, começa às 18:00 da tarde e terminava às 21:00;  A segunda, das 21:00 às 24:00;  A terceira, 24:00 às 3:00 e A quarta, das 3:00 às 6:00 hs. O final da terceira vigília era conhecido como o CANTAR DO GALO.

Em Lucas, encontramos palavras semelhantes sobre a vinda de Jesus: E olhai por vós, não aconteça que os vossos corações se carreguem de glutonaria, de embriaguez, e dos cuidados da vida, e venha sobre vós de improviso aquele dia. Porque virá como um laço sobre todos os que habitam na face de toda a terra. Vigiai, pois, em todo o tempo, orando, para que sejais havidos por dignos de evitar todas estas coisas que hão de acontecer, e de estar em pé diante do Filho do homem. Lucas 21:34-36 


Em João, encontramos palavras de esperança para todos nós. “Não se turbe o vosso coração. Credes em Deus, crede também em mim. Na casa de meu Pai há muitas moradas. Se não fosse assim, eu vo-lo teria dito. Vou preparar-vos lugar. E seu eu for e vos preparar lugar, virei outra vez, e vos levarei para mim mesmo, para que onde eu estou estejais vós também (Jo 14.1-3).
Em seguida, nos conforta: “Disse-vos estas coisas para que em mim tenhais paz. No mundo tereis aflições. Mas tendes bom ânimo! Eu venci o mundo” (Jo 16.33). 


3)     Lições de Paulo sobre a volta de Jesus.
Retorne à verdade do seu passado. Retorne as coisas que você aprendeu com a sua mãe, a verdade que respigou de sua avó.
Tu, porém, permanece naquilo que aprendeste, e de que foste inteirado, sabendo de quem o tens aprendido. E que deste a tua meninice sabes as sagradas Escrituras, que podem fazer-te sábio para a salvação, pela fé que há em Cristo Jesus (2 Tm 3.14-15).

Não se aparte das “... sagradas letras, que podem fazer-te sábio” (v.15). Toda Escritura é divinamente inspirada – Theos – Deus e Pneuma – sopro. Ela foi soprada por Deus.  E, é proveitosa para: ENSINAR, PARA REPREENDER, PARA CORRIGIR, PARA INSTRUIR NA JUSTIÇA (V.16). 



Proclame a mensagem de Cristo: “Prega a Palavra insta a tempo e fora do tempo, admoesta, repreende, exorta, com toda longanimidade” (2 Tm 4.2).

Conclusão: “Porque virá tempo em que não suportarão a são doutrina; mas, tendo coceira nos ouvidos, cercar-se-ão de mestres, segundo suas próprias cobiças; e se recusarão a dar ouvidos a verdade...” (v.3-4). Quanto a você, Timóteo: Seja sóbrio em todas as coisas; Sofra as aflições; Faça a obra de um evangelista e Cumpre seu ministério. 



Nenhum comentário:

Postar um comentário