Jesus e Natanael –
João 1.43-51
Introdução: O encontro de Jesus com Natanael ACONTECE logo
após o chamado Prólogo, no começo do livro de João. Jesus é chamado de logos,
nos primeiros versículos do capítulo 1. Os gregos acreditavam que o universo
obedecia a uma ordem racional e moral, e essa “ordem da natureza” denominavam
Logos. João, deliberadamente, toma emprestado o termo filosófico grego Logos e
diz o seguinte sobre Jesus:
“No principio era o
Verbo (logos), e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus. Ele estava no
principio com Deus. Todas as coisas foram feitas por intermédio dele, e, sem
ele, nada do que foi feito existiria. A vida estava nele e era a luz dos homens
( ...) E o Verbo se fez carne e habitou entre nós, pleno de graça e de verdade;
e vimos a sua glória, como a glória do unigênito do Pai (Jo 1.1-4-14)”.
João, portanto, afirma haver um propósito, em nossa vida,
algo para o que fomos feitos. Proclama que o mundo não é simplesmente o produto
de forças cegas, aleatórias. Em vez disso, a Bíblia insiste ainda em que o sentido
da vida não é um principio, mas uma pessoa, um ser humano individual que
caminhou sobre a terra.
1)
Natanael - significado do nome: "Deus dá".
Nos tres evangelhos Natanael não é mencionado nem Mateus, Marcos ou Lucas. João foi o único que
se deu o trabalho de registrar algo sobre Natanael. Talvez porque a vida
daquele homem aparentemente não significasse muita coisa, mas João é assim. Ele
nos dá detalhes que os outros evangelistas não apresentam. Por exemplo, tudo
que sabemos a cerca de Filipe, André, Nicodemos e Tomé, o sabemos através do
evangelho de João.
Felipe, discípulo de Jesus, procura Natanael e diz:
_ Quero que você conheça um novo rabino. Ele tem respostas
para os grandes questionamentos da nossa época e vem de Nazaré.
Natanael debocha: _ Nazaré!?
Em Jerusalém, todos
menosprezavam os galileus (Mt 4.14-15). Galiléia
era uma região desprezada pelos outros judeus que viviam no sul porque tinha
uma população mista, em sua maioria gentílica, com poucos judeus, por isso o
termo Galiléia dos gentios. O termo "dos gentios" em grego é
"Ethnos"; dá idéia de povos não judeus, pagãos, desconhecedores de
Deus. Ali Jesus cumpriu a profecia de Isaías 9:1-2 onde diz:
Contudo, não haverá mais
escuridão para os que estavam aflitos. No passado ele humilhou a terra de
Zebulom e de Naftali, mas no futuro honrará a Galiléia dos gentios, o caminho
do mar, junto ao Jordão. O povo que caminhava em trevas viu uma grande
luz; sobre os que viviam na terra da sombra da morte raiou uma luz. No original em hebraico que foi escrito o
Antigo Testamento, a palavra "escuridão" é "muaph", dá
idéia de penumbra, tristeza, melancolia negra. Essa penumbra é o descaso
ou ignorância sobre Deus; mas ali brilhou a Luz de Cristo.
Esse tipo de atitude é característico da raça humana. Algumas regiões costumam menosprezar outras regiões dizendo que ficam “no lado ruim da cidade”. Embora Natanael não fosse de Jerusalém, mas de Caná da Galiléia (Jo 21.2), SENTIA-SE no direito de menosprezar um lugar como Nazaré, localizada em uma região da Galiléia considerada ainda mais atrasada e com uma população de 600 pessoas.
Natanael não podia acreditar
que alguém de um lugar como Nazaré tivesse as respostas para os grandes
questionamentos do nosso tempo. “ESTÁ ME DIZENDO QUE ELE TEM AS RESPOSTAS E É
DE NAZARÉ? HUM, ACHO IMPOSSÍVEL”.
Hoje em dia, muitos veem o
cristianismo como Natanael via Nazaré. O cristianismo era de Nazaré na época e
continua sendo hoje. As pessoas adorava desdenhar do cristianismo e suas afirmações acerca de quem é Cristo, do
que ele tem feito e do que pode fazer em seu favor. Gente que se diz importante diz: “Ah, o
cristianismo. Sei bem como é. Fui criado dentro dele, percebi muito cedo que não era para mim e já tenho minha opinião
formada”. Portanto, Jesus continua sendo de Nazaré.
Felipe diz: Vem e vê! O que diferencia o
cristianismo das demais religiões e formas de pensamento é: todas as outras
religiões dizem que, se quiser encontrar Deus, se quiser se aperfeiçoar, se
quiser ter uma consciência mais elevada, se quiser conectar-se com o divino,
não importa como ele seja definido, você tem DE FAZER ALGUMA COISA. Tem de
reunir suas forças, seguir as regras, libertar a mente para então enchê-la e
tem de ficar acima da média. ENQUANTO O
CRISTIANISMO diz: “Não, Jesus veio FAZER em seu lugar o que você não podia
fazer por si próprio”.
Note que Natanael ainda
assim acompanhou Filipe ao encontro com
Jesus. Por quê? Como muitos jovens judeus da sua geração, ele lutava como fato
de que os judeus se encontravam sob o jugo de Roma e não tinham ideia do que
Deus estava fazendo. Deveriam sair à procura de um messias? Qual seria seu
futuro? Não devia andar muito feliz com o próprio entendimento das coisas nem,
possivelmente, com sua condição espiritual. Por isso pensou: “Talvez eu devesse
procurar em Nazaré, por incrível que pareça”.
2) Jesus
conversa com Natanael.
Jesus refere-se a ele como
um israelita “em que não há fingimento” (v.47). Jesus não está dizendo que
Natanael é um israelita, “verdadeiro” (alêthôs) ou não, mas que Natanael é um
certo tipo de israelita, um israelita em quem não há falsidade, nenhum engano
(dolos).
O elogio de Jesus ganha
profundidade à luz da explicita referencia à história de Jacó nos versículos
seguintes: “Seu irmão (Isaque informa Esaú) chegou astutamente – com engano,
dolos – e recebeu a benção que pertencia a você”. Ao que Esaú responde: “Não é
com razão que seu nome é Jacó? Já é a segunda vez que ele me engana” (Gn
27.35-36). Mas Jacó veio a ser chamado Israel, após ter uma visão de Deus que
transformou seu caráter (Gn 28.10; 32.24-30). NATANAEL, portanto, era israelita
sem falsidade, um “Israel” e não um “Jacó”.
Natanael se surpreende com a
percepção de Jesus e pergunta: “Como me conheces tão bem?”. Ao que Jesus
replica, como quem não quer nada: “... eu teu vi, quando estavas debaixo da
figueira” (v.48). Afinal, o que Natanael fazia debaixo da figueira? Ninguém sabe.
Só importa que ele não conseguia acreditar que Jesus soubesse desse fato. Era algo
muito pessoal, por isso tão importante, tão impressionante que Jesus soubesse
disso e ainda o apoiasse. Portanto, Natanael responde: “Tú és o rei de Israel!
Tú és o Messias!”.
Conclusão:
Jesus disse a Natanael? Voce crê por causa
disso? Vou lhe dizer a verdade, você verá anjos de Deus subindo e descendo
sobre o filho do homem”. Jesus está se
referindo a experiencia de Jacó no Antigo Testamento quando este adormece e vê
uma escada entre a terra e o céu, com anjos subindo e descendo por ela (Gn 28.12). Os anjos
são um sinal da presença majestosa de Deus.
Jesus, estava dizendo, que através dele, o ser humano tem acesso a Deus,
o véu do templo foi rasgado de alto a baixo. E podemos chamar Deus de “Aba Pai”.
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