domingo, 23 de outubro de 2016

Choque de poderes. Atos 19:8-20.


Introdução:

O Apostolo Paulo pregou na cidade de Efésios por três anos. Essa cidade era um grande centro comercial da Ásia; era conhecida como “tesouraria da Asia” ou “Feira da vaidade da Ásia Menor”.  

Era famosa pelos encantamentos e magias chamados: "A cartas de Éfeso". Garantia-se que outorgavam segurança à viagem, que davam filhos aos que não os tinham, concediam êxito no amor ou em qualquer negócio. De todo o mundo acudia gente a comprar esses pergaminhos mágicos que logo usavam como amuletos ou talismãs.

A grande glória de Éfeso era o Templo de Ártemis  Ártemis e Diana são uma mesma pessoa. O primeiro é o nome grego, o segundo o latino. Era uma das Sete Maravilhas do Mundo. A imagem de Ártemis não era bela. Tratava-se de uma figura negra, escondida, com muitos seios que representavam a fertilidade; era tão velha que ninguém sabia qual foi sua origem nem de que material parecia. Dizia-se que tinha caído do céu. A maior glória de Éfeso era que custodiava o templo pagão mais famoso do mundo.


1)    Choque de poder.

“Paulo pregava com OUSADIA E PODER...” (V.8). “Deus fazia milagres maravilhosos por meio das mãos de Paulo, de tal maneira que até lenços e aventais que Paulo usava eram levados e colocados sobre os doentes. Estes eram curados de todas as suas enfermidades, assim como espíritos malignos eram expelidos deles”.


E, havia alguns exorcistas judeus que sofreram consequências desastrosas ao tentar aproveitar o poder que acreditavam estar contido no Nome de Jesus (Atos 19.13-14). O poder do nome de Jesus  não é meramente mecânico, nem pode ser empregado levianamente.

DUAS COISAS A CONSIDERAR, DOIS PODERES: Primeiro,  por dentro de todas as coisas que acontecem na terra existem poderes espirituais. Uma coisa é a energia da agua, do fogo, do sol, da terra, do ar que respiramos, são energias impessoais. Outra coisa, são os seres espirituais, que afetam a vida das pessoas. Segundo, nesse universo de seres espirituais há um nome que é respeitado, acatado, reverenciado e é O NOME DE JESUS.

Respondendo, porém, o espírito maligno, disse: Conheço a Jesus, e bem sei quem é Paulo; mas vós quem sois? (V.15).

E, despojando os principados e potestades, os expôs publicamente e deles triunfou em si mesmo.Colossenses 2:15

Os seres espirituais cobram favores prestados, cobram caríssimos. Eles exigem gratidão e devoção.  Por exemplo, quem sãos os espíritos que atuam por meio do médico espiritual? Demonios. Portanto, não existe neutralidade nesse mundo. Ou somos de Deus, ou estamos vulneráveis aos espíritos.

“ESCONJURO-VOS POR JESUS, A QUEM PAULO PREGA!”. O endemoninhado respondeu: “JESUS, EU CONHEÇO, PAULO, SEI QUEM É; NO ENTANTO, VÓS, QUEM SOIS?”. Ou seja, não reconhecemos a autoridade de vocês. Os espíritos não apenas reconhecem que é Jesus mas também quem pertence a Jesus e que tem legitimidade para usar o nome de Jesus.

O ÚNICO ESPÍRITO QUE NÃO COBRA FAVORES É O ESPÍRITO DE DEUS, a quem devemos adorar, invocar, engrandecer, bendizer com todo o nosso ser. AVACALHAÇÃO é quando pessoas indevidamente usam o nome de Jesus, em vão. Aqueles homens foram envergonhados e o Nome de Jesus foi glorificado na cidade de Efésios.

2)    Efeitos do choque espiritual.

O Nome de Jesus foi glorificado, as pessoas entregaram publicamente os seus instrumentos, os seus livros, os seus artefatos de ocultismo de práticas religiosas e exotéricas e queimaram em praça pública e o valor de tudo que foi queimado chegou a 50 mil dracmas, ou, 50 mil moedas de prata (Atos 19.17-19).


O que é isso? UMA DECLARAÇÃO DE POSIÇÃO NO MUNDO ESPIRITUAL. Aquilo que eu usei para servir outros espíritos eu QUEIMO E JOGO FORA, é importante que façamos isso. Ou seja, estou rompendo com todos os espíritos que me relacionei, a partir de agora, o meu Senhor é Jesus Cristo, SOMENTE ELE.

A PARTIR DE AGORA, não nos preocupamos com os poderes espirituais. Nós não dormimos com medo da escuridão, mas dormimos em paz “pela paz que excede todo o entendimento”. “EU ME DEITEI E DORMI, ACORDEI, PORQUE O SENHOR ME SUSTENTOU” (Sl 3.5). Não tememos o “terror noturno, nem da seta que voe de dia, nem da peste que se propaga nas trevas, nem da mortandade que assola o meio dia” (Sl 91.5-6).

CONCLUSÃO: É PRECISO UMA TOMADA DE POSIÇÃO, VOCE TEM QUE DIZER: EU SOU DE JESUS. EU SEI QUE HÁ FORÇAS, PODERES E ENERGIAS. MAS EU SEI TAMBÉM, QUE HÁ SERES ESPIRITUAIS, SEI MAIS, SEI QUE ENTRE TODOS OS SERES ESPIRITUAIS, SOMENTE JESUS DEVE SER ADORADO: JESUS DE NAZARÉ.


Nenhum comentário:

Postar um comentário