O LIVRO DE SALMOS
"Os Salmos nunca deixaram de alimentar a oração dos judeus e dos cristãos. isso é um sinal do seu alto potencial nutritivo. Podemos considerá-los como alimento básico do povo de Deus, assim como são para nós arroz e feijão ou pão e carne, dependendo dos costumes regionais".
"Os Salmos nunca deixaram de alimentar a oração dos judeus e dos cristãos. isso é um sinal do seu alto potencial nutritivo. Podemos considerá-los como alimento básico do povo de Deus, assim como são para nós arroz e feijão ou pão e carne, dependendo dos costumes regionais".
Autores do livro.
O livro dos Salmos não foi
escrito de uma vez só nem por um autor só. Observe os autores dos Salmos.
Davi escreveu, 73.
Asafe escreveu, 12 (50, 73,
74, 75, 76, 77, 78, 79, 80, 81, 82, 83).
Os filhos de Core escreveram,
11 (42, 44, 45, 46, 47, 48, 49, 84, 85, 87, 88).
Salomão escreveu, 2 (72, 127).
Hemã escreveu, 1 (88).
Etã escreveu, 1 (89).
Moisés escreveu, 1 (90).
Anônimos, 49.
Asafe, Hemã e Jedutum eram os
dirigentes sobre os cantores da época de Davi. I Crônicas 25. Core, neto de
Cora, com seus filhos eram os guardas do tabernáculo da época de Davi. Guarda é
carregador. I Crônicas 19:19. Etã era um músico da época de Davi. I Crônicas
25:19.
Data do livro.
Os Salmos foram ajuntados
durante mil anos. 1400-444 a.C. Moisés a Esdras. Deve ser que foi Esdras que
fez a compilação e organização dos Salmos.
Apesar do fato que os Salmos
foram escritos durante mil anos, e por autores de culturas, experiências e
fundos diferentes, o livro tem uma união e harmonia maravilhosas. Esta união e
harmonia somente podem ser explicadas pela inspiração divina.
Nome do livro.
Salmo é uma palavra grega
(provavelmente vem da Septuaginta) que significa “Cânticos tocados nos
instrumentos de corda”. Saltério vem da mesma palavra e é um tipo de harpa. O
nome “Salmos” fala da coleção toda de salmos que estão neste livro. Em hebraico
este livro é chamado o livro de orações ou o livro de louvor.
Houve uma polêmica na idade
média sobre a música na igreja. A questão foi: a música da igreja deve ser
somente dos salmos? A outra música serve também? Imagine como seria a sua
reação com a música que a maioria das igrejas tem agora hoje em dia?
Devemos fazer uma observação
sobre a música. A música deve louvar o Senhor Deus e não o músico nem o cantor.
A música deve chamar a atenção para o nosso Salvador e não a nós. A música deve
ser de acordo com a Palavra de Deus e não só ter som bonito e agradável aos
ouvintes. Muita música cantada na igreja hoje em dia é mundana, sentimental,
emocional, errada e herética. Mas tem som que agrada o mundo. Uma igreja deve
deixar alguém cantar nos cultos que não pode pregar no púlpito? Salmo 47:7. É
melhor louvar o Senhor que nos tirou da sujeira do pecado com a verdade e ordem
da Palavra de Deus.
Esboço do livro.
1. Este livro é cinco livros
em um livro. Note o seguinte.
Primeiro - Salmos 1-41.
Segundo - Salmos 42-72.
Terceiro - Salmos 73-89.
Quarto - Salmos 90-106.
Quinto - Salmos 107-150.
Cada um dos livros tem
introdução e doxologia, quais são o primeiro e o último salmo de cada livro. O livro todo também tem
introdução e doxologia, quais são Salmo 1 e Salmo 150.
Todos os Salmos têm títulos
menos do que 38, e estes são chamados os Salmos “órfãos”. Alias os Salmos
órfãos podem ser do salmo (ou salmos) anterior.
2. O Pentateuco e os Salmos.
O Pentateuco são os cinco
livros da lei de Deus. Os Salmos são os cinco livros de réplicas do coração à
lei de Deus.
3. Classificações dos Salmos.
Os Salmos podem ser
classificados em grupos de Salmos que têm o mesmo assunto ou caráter. Veja o
seguinte.
Salmos da Natureza.
Salmos de Caráter.
Salmos de Arrependimento.
Salmos sobre a Palavra de
Deus.
Salmos de Adoração.
Salmos sobre o Sofrimento.
Salmos de Segurança.
Salmos de Louvor.
Salmos Messiâncios.
OS SALMOS ESTUDADOS SEGUNDO AS
SUAS CLASSIFICAÇÕES.
1. Os Salmos dos Degraus.
120-134.
É um grupo de Salmos que tem
este título; Salmos de Degraus. Porque eles têm este nome? Há várias opiniões.
A. Cânticos cantados numa
tonalidade mais alta
B. Cânticos cantados na subida
da Arca da Aliança ao Monte Sião. I Crônicas 13.
C. Cânticos cantados no lugar
mais alto do Templo.
D. Um deles foi cantado em
cada degrau subindo ao Templo para adorar Deus.
E. Fala da volta do relógio do
sol nos dias de Ezequias indicando que Deus deu mais 15 anos de vida a ele.
F. Cânticos cantados pelos
judeus nas suas viagens ao Templo em Jerusalém. É esta que faz mais sentido.
Porque? Observe.
A cidade de Jerusalém ficou
nas montanhas da Judéia. Jerusalém por isso ficou mais alto do que a terra ao
seu redor. Êxodo 34:24. I Reis 12:27. Observe também o Salmo 122 todo, mas em
particular o v. 4. Então, quando o povo de Israel viajou a Jerusalém para
observar as festas eles cantaram estes salmos subindo ao templo em Jerusalém.
2. Os Salmos Imprecatórios.
35, 58, 59, 69, 83, 109, 137.
Imprecatório significa;
“imprecar, amaldiçoar, desejar castigar alguém, rogar pela praga contra
alguém”.
Muitos têm problema com isso,
até isso causa muitas pessoas não aceitar a Bíblia como sendo a Palavra
inspirada de Deus. Observe alguns versículos que falam deste jeito. 5:10, 6:10,
28:4, 55:15, 58:6, 140:9-10, 149:7-9. Observe também alguns versículos no Novo
Testamento. II Timóteo 4:14. Gálatas 1:8-9. Observe as objeções dadas aos
versículos imprecatórios.
A. É contrário aos sentimentos
mais elevados da natureza humana como compaixão e amor.
B. É contrário aos preceitos
da religião como diz em Mateus 5:45.
C. É contrário ao ensino do
Novo Testamento que diz amar ao inimigo e perdoar às suas injúrias.
D. São discordantes com a
profissão dos salmistas que dizem que têm confiança zelosa em Deus.
Explicação.
A. Não é o perverso pedindo
mal contra o bom, cuja bondade o condena.
B. Não é o homem ambicioso
querendo eliminar o competidor.
C. Não tem nada a ver com
inveja, rancor nem coisa semelhante.
D. Não é contra homens
quaisquer, mas contra os malfeitores.
E. Não é vingança pessoal, mas
é o pedido a favor da vingança e justiça divinas.
F. Além de tudo isso, há coisa
que deve ser castigada. Muita gente não quer admitir que o mesmo Deus que ama
também castiga, o mesmo Deus que abençoa também amaldiçoa. Existe o castigo de
Deus porque Deus é justo e tem que castigar o pecado e o pecador. Salmo
137:8-9. Mateus 25:41, 26:24. Apocalipse 18:2 e 6, 20:10-15.
3. Os Salmos das Aleluias.
111-118, 146-150.
Na época do Velho Testamento
os Salmos das aleluias (111-118) foram cantados em duas vozes. Os cânticos e a
música fizeram uma parte muito importante na adoração dessa época. Deve ser
para nós também.
Vamos pensar nos cinco últimos
Salmos. 146-150. Note que cada um deles começa com “Louvai ao Senhor” e termina
com “Louvai ao Senhor”.
Salmo 146. Deus sempre é digno
de confiança.
A. Louva ao Senhor enquanto
ainda estamos na terra. v. 2. Devemos louvar ao Senhor tanto no tempo ruim
quanto no tempo bom. Pense nos perseguidos dos dias passados. Louvai ao Senhor
constantemente por sua graça a nós.
B. Confia no Senhor e não nos
homens que falham e morrem. v. 3-4. Confiar no homem para suprir as nossas
necessidades (físicas e espirituais) é como o cego que guia outro cego.
C. A evidência porque devemos
confiar em Deus. v. 5-10. Deus tem poder para fazer que achamos o impossível. A
palavra, “Jeová” (O Senhor), é falado cinco vezes nos v. 7-9. Isto mostra que
tudo isso está feito pelo Deus onipotente e soberano.
Salmo 147. Louvai ao Senhor
como o edificador e o feitor.
A. Deus é o edificador e
feitor das coisas espirituais. v. 2. Ele edificou e fez o templo em Jerusalém.
Agora é o edificador e feitor da igreja do Novo Testamento. Louvai ao Senhor
porque mostrou misericórdia e graça aos pecadores eleitos deste mundo sem Deus.
B. Deus não é só o edificador
e feitor, mas também é o que sara. v. 3. Ele sara os quebrantados de coração.
Ele pode atar as feridas espirituais todas. Ele é o grande médico.
C. Deus tem prazer naqueles
que tem características divinas e agradáveis a ele. v. 11. Tem prazer nos
nascidos de novo que são tementes a ele e que tem confiança nele. Tememos
porque somos pecadores e por isso esperamos na sua misericórdia.
D. Deus manda a sua Palavra
como manda o vento. O vento é o Espírito Santo. O Espírito Santo sopra a
Palavra sobre os corações congelados e os pecadores tornam-se crentes em
Cristo. v. 18.
E. Deus escolheu Israel para
ser a sua nação eleita. Não fez assim com nenhuma outra nação (Israel). v. 20.
Deus abençoou Israel e deixou as outras nações na ignorância. É assim também
que Deus fez com os seus eleitos. Ele nos amou e chamou pela graça para ser a
sua nação santa e deixou as outras pessoas na ignorância ainda. A graça
maravilhosa de Deus deve fazer os eleitos cantar, “Louvai ao Senhor”.
Salmo 148. Chamar o universo
todo para louvar ao Senhor.
O salmo começa o louvar a Deus
lá no céu e depois passa para todos os outros domínios da criação. Assim tem
que ser, porque Deus é eterno, soberano e imutável em todo lugar.
Salmo 149. O povo de Deus
canta ao Senhor.
A. O cântico novo na
congregação dos santos. v. 1. Cantamos louvores ao Senhor na congregação dos
salvos. Nosso Deus merece.
B. Regozijamos no nosso rei,
não nos seus presentes, mas nele mesmo. v. 2.
C. Louvar ao Senhor com a
boca, e lutar contra o mal. v. 6. Cantar com a boca e lutar com a mão. É bem
prático.
D. Nosso louvor é ao Senhor e
nossa arma é a Palavra de Deus. Em toda maneira e condição a Palavra corta
mortalmente o mal.
E. Os santos participarão nas
vitórias do seu rei. v. 9. “Esta será a glória de todos os santos”.
Salmo 150. Doxologia – uma
última grande aleluia.
A palavra “louvai” é falada em
todos os versículos.
A. Onde louvamos ao Senhor?
v.1. No santuário, o lugar santo do tabernáculo e do templo. Agora louvamos
Deus na igreja do Senhor Jesus Cristo.
B. Porque louvamos o Senhor?
v. 2. Por causa dos seus atos. (criação, providência, salvação). Por causa da
excelência da sua grandeza. Deus é o Altíssimo Senhor.
C. Com que louvamos ao Senhor?
v. 3-6. Com todo tipo de instrumento e tudo quanto tem fôlego. Éramos os
instrumentos mortos e entregues ao diabo. Agora somos os instrumentos vivos de
Deus. O saltério termina com os santos louvando ao Senhor. Vamos também “Louvai
ao Senhor”.
4. Os Salmos de Caráter. 1,
15, 24, 50, 75, 82, 101, 112, 127,128, 131, 133.
Os Salmos que nos ensinam como
é que fica o caráter do povo que agrada Deus. O caráter do salvo é importante?
Clara que sim. Estes salmos descrevem o caráter do homem que agrada Deus. Vamos
estudar o Salmo 1 ajuntando algumas coisas boas dos outros salmos de caráter
também.
Salmo 1. A vida reta e justa
perante Deus.
A. Este homem tem cuidado em
escolher os seus companheiros. v. 1. Observe. Ele não aceita o conselho dos
ímpios. Porque os ímpios têm uma idéia de vida pervertida. Ele não segue a vida
do pecador. Porque ele anda no caminho errado. Ele está indiferente ao
escarnecedor (zombador). A conversa dele tem que deixar para lá e escutar o
Senhor. Ele deseja a companhia dos que temem a Deus. Porque as más conversações
(companhias) corrompem os bons costumes. I Coríntios 15:33. Veja também Salmo
15:4.
B. Tudo isso significa que é
homem de princípios, firmeza e caráter. Salmo 15:4-5. Este homem não pode ser
tentado nem subornado para deixar as coisas de Deus.
C. O prazer deste homem é
meditar na Palavra de Deus. v. 2. Note a comparação entre o que faz e o que não
faz. (v. 1 e 2). A sua mente e o seu coração estão dedicados a Deus.
D. O resultado da vida que
agrada Deus. v. 3. Firmeza – Como a árvore plantada à beira do rio, fica firme.
O mundo muda constantemente, mas o fiel fica firme. Provisão Inesgotável – Como
a árvore plantada à beira do rio a sua força fica constante. Porque a água não
falta. O fiel tem a água da vida (a Palavra) sempre ao seu redor para dar a
força espiritual. Fertilidade – Como a árvore plantada à beira do rio sempre dá
fruto porque tem água suficiente, o fiel sempre dá fruto também por causa da
Palavra. É inevitável. Beleza - Como a árvore plantada à beira do rio sempre dá
fruto porque tem água suficiente, o fiel é belo na sua vida por causa da
Palavra. Poder – Para completar o que começa fazer. A Palavra de Deus e Deus
mesmo dá o poder para completar, concluir e continuar o que começou. Este poder
vem do Senhor. Jeremias 17:7-8.
E. Os ímpios não são assim. v.
4-6. Moinha – Eles são sem valor e substância. São instáveis e sempre
insatisfeitos. Condenados – Eles serão julgados e condenados por causa da sua
infidelidade. Deus conhece a diferença – Entre os dois, os salvos e os
perdidos.
F. Conclusão. Sinceridade e
Santidade. Salmo 24:4. Sinceridade – A pureza de motivo. A diferença entre
sinceridade e hipocrisia. Salmo 15:2. Santidade – Sinceridade no coração produz
santidade na vida. Salmo 15:2.
5. O Salmo de Moisés. 90. A Brevidade
da Vida.
A oração de Moisés escrita no
deserto da Arábia.
A. A eternidade de Deus
contrastada com a brevidade da vida humana. v. 1-6.
B. A razão da brevidade da
vida humana – a ira de Deus por causa do pecado humano. v. 7-11.
C. Oração pelo perdão divino –
é só que podemos fazer. Deus é misericordioso. v. 12-17.
D. Observação. Note os vários
nomes de Deus neste salmo. Adonai – Significa mestre e dono. v. 1. Quando
estamos sofrendo a correção ou a aflição de Deus (como eles no deserto) o
melhor que podemos fazer é correr para Deus que é nosso refúgio. Eloim – O Deus
supremo triúno. v. 2. Deus triúno, o todo supremo e soberano tem direito para
fazer com os seus a sua vontade. Jeová – O auto-existente Deus. v. 13. Deus
sempre existe para nós. Enquanto estamos morrendo, ele é a nossa única
esperança. Jeová nosso Eloim – O auto-existente Deus triúno. v. 17. Só ele pode
confirmar (estabelecer) as nossas obras.
6. Os Salmos de Adoração. 26,
73, 84, 100, 116, 122.
Estes salmos são ricos do
ensinamento bíblico pela razão porque os autores assistiram os cultos de
adoração. O mundo moderno não gostaria da ambiente mortífera (derramar de muito
sangue) do templo, como também agora o mundo não gosta da história da cruz
sangrenta de Jesus Cristo. Porque para o mundo a pregação do Evangelho é uma
loucura. Mas, para o judeu o lugar mais precioso era o templo. Para o crente
assistir a pregação da cruz é a coisa mais preciosa da sua vida.
A. O Salmista gostou de ir ao
templo para ter comunhão com Deus. Ele queria gastar a vida toda na casa de
Deus. Salmo 27:4. Desejou com um entusiasmo grande estar na casa do Senhor.
Salmo 84:2. Achou que um dia na casa de Deus valeu mais do que mil dias em
outro lugar. Salmo 84:10. Achou que a posição mais baixa na casa de Deus era
melhor do que a glória e prazer dos ímpios. Salmo 84:10. Regozijou quando foi
convidado ir à casa do Senhor. Salmo 122:1. Qual é o problema como os crentes
que faltam os cultos sem problema?
B. Na casa de Deus temos
comunhão com os outros adoradores. Adoração pública oferece mais do que somente
a adoração particular de cada pessoa. O salmista odiou a congregação dos
malfeitores e nem quis ajuntar-se com eles. Salmo 26:5. Mas teve prazer de
estar na congregação dos verdadeiros adoradores do Senhor. Salmo 26:12. Aquele
que ama o Senhor Deus busca a comunhão dos amados do Senhor.
C. Alguns dos problemas
maiores da vida são resolvidos na casa de Deus. Exemplo dessa verdade é o Salmo
73:1-3. Observe algumas perguntas que o salmista teve sem respostas até chegou
na casa de Deus. Porque os ímpios prosperam? v. 3. Parece que a morte para eles
seja mais fácil. v. 4. Porque muitas vezes os ímpios têm poucos problemas na
vida? v. 5. Parece que eles tenham mais bênçãos na vida do que o justo. v. 7.
Isso é apesar do fato que ele são insolentes. v. 8-9. Mas o salmista teve uma
vida difícil. v. 14. O salmista não conseguiu entender estas coisas. v. 16. Até
que entrou na casa de Deus para ouvir a Sua Palavra. v. 17. Na casa de Deus ele
entendeu o fim deles. A verdade é que nós (os salvos) temos a porção melhor e a
vida eterna e um lar no céu. v. 23-28.
D. Achamos repouso,
refrigério, fortaleza, gozo e alegria na casa de Deus. Salmo 84:5. Os caminhos
aplanados falam do caminho que vai à casa de Deus. O salvo ama até o caminho
que leva à casa de Deus. Porque? Lá achamos a alegria que não achamos no mundo.
Salmo 84:6-7. Andamos no mundo onde ficamos cheios de lamentação e tristeza.
Baca é um vale na Palestina, a palavra significa chorar ou lamentar. Mas, na
casa de Deus achamos paz, alegria, gozo, fortaleza, repouso e refrigério. Estar
na casa do Senhor ajuda o crente agüentar o mundo cheio de tristeza.
E. Vamos à casa de Deus para
louvar aquele que nos ama. Salmo 100. Note v. 3. Nós somos as ovelhas do Senhor
porque Deus nos fez as suas ovelhas. Ele nos escolheu, chamou, salvou e nos deu
a paz que excede todo o entendimento. É grande motivo para louvar ao Senhor
nosso maravilhoso Salvador.
F. Vamos à casa de Deus para
dar testemunho aos outros da sua graça. Salmo 116:13-14. O cálice fala da
abundância da graça de Deus na salvação. “Veio, porém, a lei para que a ofensa
abundasse; mas, onde o pecado abundou, superabundou a graça”. Romanos 5:20. O
melhor lugar para dar testemunho da nossa gratidão pela sua graça maravilhosa
está na casa de Deus. Leia Salmo 122. Que prazer a casa de Deus nos dá.
7. Os Salmos de
Arrependimento. 6, 25, 32, 38, 39, 40, 51, 102, 130.
Introdução. Estes salmos têm a
doutrina básica da depravação humana. Veja alguns versículos. 14:1-3, 53:3,
130:3, 143:2.
Salmo 51 – A lamentação do
verdadeiramente arrependido. Este salmo foi escrito depois que o profeta Natã
entregou para Davi a sua mensagem mostrando o pecado de Davi com Bate-seba.
Davi descreve o pecado dele
claramente assim.
A. Transgressão – v. 1, 3. Que
é rebelião contra a vontade de Deus.
B. Iniqüidade – v. 2, 5 . Que
é perversidade e maldade.
C. Pecado – v. 2, 3, 5. Que é
não acertar o alvo.
D. Pecado suja ou polui – v.
2, 7. Por isso ele pediu purificação. O perdido nem pensa nisso.
E. O seu pecado sempre estava
diante dele – v. 3. Este é o arrependido verdadeiramente.
F. Pecado é contra Deus – v.
4. Antes de tudo e de todos o pecado é contra Deus. Somente o regenerado
conhece esta verdade.
G. Depravação total – v. 5.
Pecador é depravado pela sua natureza.
H. Pecado tira a comunhão com
Deus – v. 11. O salvo tem que confessar os seus pecado a Deus e Deus é fiel e
justo para nos perdoar e nos purificar de toda a injustiça.
I. Pecado tira a alegria da
salvação do crente – v. 12. Nós sabemos disso.
J. Pecado fecha a boca do
testemunho do salvo por Cristo – v. 13-15. Tira a nossa vontade para
testemunhar (evangelizar) os outros.
K. Pecado faz mal com os
outros ao nosso redor – v. 14.
O caminho de voltar à comunhão
com Deus.
A. Não pelas obras da lei – v.
16.
B. É um coração quebrantado
por causa do pecado – v. 17. O coração quebrantado significa um coração
contrito, arrependido, quebrado em pedaços por causa do pecado cometido. Nesta
situação a única coisa quebrada que ainda presta, é o coração quebrantado.
C. De onde vem o perdão é Deus
– v. 6-10.
Conclusão. O salmo 32 dá o
gozo do homem perdoado e restaurado por Deus. Davi escreveu este salmo depois
que foi perdoado e restaurado a Deus por causa do seu pecado que fez com
Bate-seba.
8. Os Salmos acerca da Palavra
de Deus. 19:7-14, 119.
Duas características do Salmo
119.
A. É o capítulo mais cumprido
da Bíblia. Mostra a grande importância que a Bíblia tem nas nossas vidas. Salmo
119 está bem no meio da Bíblia e isso mostra o lugar central que a Bíblia deve
ter entre nós. A Bíblia deve está bem no meio da nossa doutrina e das nossas
vidas. Mostra também o amor que devemos ter por ela. O salmista amou e meditou
nela continuamente. 119:97. Folgou com ela como alguém que acha um grande
tesouro. 119:162. Achou mais doce do que o mel na boca. 119:103. Ficou ansioso
para a hora chegar de pensar nela. 119:148. A palavra de Deus era os seus
conselheiros. 119:24. Não ficou envergonhado da palavra de Deus. 119:46. Ficou
triste porque o povo não a escutou nem a obedeceu. 119:136.
B. É salmo alfabético ou
acróstico (arranjo alfabético ou acróstico). Este salmo não tem nome nem
título, mas não precisa porque é óbvio o seu assunto. Distingue-se na largueza
do seu pensamento, na profundeza do seu propósito e na altura do seu fervor
acerca da palavra de Deus. Este salmo tem um arranjo segundo o alfabeto
hebraico. O alfabeto hebraico tem 22 letras. Cada letra é a cabeça de uma seção
de oito versículos. Cada versículo de cada seção começa com a letra da sua
própria cabeça correspondente na língua original. Não podemos ver essa parte
porque ficou perdida por causa da tradução de uma língua para outra. Pode ver
estas seções na Bíblia: 22 seções de oito versículos. Note as letras do
alfabeto hebraico na sua Bíblia: álef, bet, guímel, dálet, he, vav, záin, het,
tet, iôd, cáf, lámed, mem, nun, sámech, aín, pe, tsádi, cof, reich, shin, tav.
Porque está escrito assim? Há
razão? Com certeza há. Deus inspirou este salmo desse jeito para nos ensinar
alguma coisa ou coisas.
A. É a maneira certa de
ensinar a criança o alfabeto? Na escola dominical ou em casa? Ó que maneira boa
para ensinar os filhos a Bíblia e o alfabeto.
B. Tudo que falamos deve estar
cheio da palavra de Deus. Palavras são feitas de letras do alfabeto. É uma
conversa repleta da palavra do Senhor.
C. Cristo é o alfa e ômega de
toda a ciência e verdade. Ele é o princípio e o fim da verdade e tudo que fica
no meio. Ele é a palavra de Deus, este é o Seu nome.
D. Jesus Cristo é tudo que
todas letras e palavras de todos os alfabetos podem expressar e muito mais. Ele
é a palavra de Deus (o Verbo).
E. Jesus Cristo é o princípio
e o fim de todo conhecimento verdadeiro.
F. A palavra de Deus é nosso
conhecimento e sabedoria perfeitos e completos.
G. Deus não é de confusão. Ele
é de ordem e de um arranjo perfeito.
Algumas características da
palavra de Deus.
A. É fiel e verdadeira
eternamente. 119:89.
B. A sua profundeza está sem
limite. 119:96.
C. O seu conteúdo é só
verdade. 119:160. Portanto, é a regra absoluta. 19:9.
D. É fiel. 19:7. Não é
relativo nem variável. Portanto, faz sábio o ignorante.
E. É pura. 119:140. Foi
testada, provada e achada pura.
F. É perfeita. 19:7. Sempre
cumpre o seu propósito de refrigerar a alma.
G. É justamente o contrário à
sabedoria humana. 19:8-9. Leva o homem para a pureza e desejar fazer o melhor.
A sabedoria humana não faz isso.
A obra da palavra de Deus.
A. Guiar o homem nesta vida.
119:105. É a voz da experiência para o jovem que a falta. 119:9. Para os mais
velhos é o guia da vida.
B. Dá conforto e encorajamento
no tempo da aflição. 119:50. O homem sem a promessa, segurança, certeza e
confiança da palavra de Deus, na aflição fica oprimido. Dá coragem quando lemos
sobre os santos antigos no meio da dificuldade. 119:132. Muitas vezes a aflição
é a maneira de descobrir o que está faltando na vida. 119:67, 71.
C. A sabedoria verdadeira é
dada pela palavra de Deus mais do que pela sabedoria humana toda. 119:98-99,
104.
Poder para seguir a palavra de
Deus.
Precisamos da sabedoria da
palavra de Deus. Mas, precisamos também o poder para seguir a palavra de Deus.
119:176.
A. Estamos inclinados para nos
desgarrar.
B. Deus tem que nos buscar ou
não há esperança.
C. Somente a sabedoria da
palavra de Deus pode nos iluminar.
D. Podemos nos desgarrar, mas
Deus não nos deixa esquecer a Sua palavra.
E. Somente um andar fiel
(119:11) com Deus através da comunhão da palavra de Deus dá o conhecimento da
presença do pecado.
9. Os Salmos Messiânicos.
O versículo certo para este
estudo é Lucas 24:44. Salmo 40:4-6 está apresentado o sacrifício de Jesus Cristo.
Hebreus 10:1-7 explica esta passagem. Os sacrifícios do Velho Testamento não
tiraram o pecado, só Cristo faz isso. Os sacrifícios do Velho Testamento eram
simbólicos do Cordeiro de Deus que tira o pecado.
A necessidade que o homem tem
do Salvador.
Os salmos ensinam a mesma
verdade que Paulo depois ensinou (Romanos 3:4-18). O homem pecador precisa do
Salvador Jesus Cristo. Salmos 5:9, 10:7, 14:1-3, 36:1, 51:4-6, 149:3.
A vida e o sofrimento do
Salvador nos salmos.
A. Os magos chegaram para ver
o Salvador em Belém. 72:9-10.
B. O zelo do Messias no
templo. 69:9.
C. O Messias não foi aceito
pela família. 69:8.
D. As crianças cantaram
“hosana” ao Salvador na Sua entrada triunfal. 8:2, 118:26.
E. A rejeição do Messias por Israel.
118:22.
F. O sofrimento do Messias no
Jardim de Getsêmani. 69:1-4.
G. O traidor do Salvador.
41:9.
H. Israel abandonado
temporariamente pelo Messias. 69:25 com Mateus 23:38.
I. Jesus citou Salmo 22 na
instituição da ceia. Mateus 26:24.
J. Cantaram um hino depois da
ceia. 22:22 com Hebreus 2:12.
K. O ódio do povo à
crucificação de Jesus Cristo. 2:1-3.
L. As circunstâncias do
julgamento do Messias à crucificação. Falsos testemunhos – 27:12. A vergonha e
escárnio – 69:19.
M. Os pés e as mãos
traspassados. 22:16.
N. Lançaram sortes sobre a
roupa do Salvador à crucificação. 22:18.
O. Zombaram o Salvador à
crucificação. 22:8.
P. O Messias citou Salmo 22:1
na cruz.
Q. O fel e o vinagre. 69:21.
R. A morte, o sepultamento e a
ressurreição do Salvador. 16:10.
S. A ascensão do salvador.
68:18. 24:7-10.
Conclusão.
Salmos 85:10. Em Jesus Cristo
só pode ser que a verdade desse versículo é a verdade!
Autor: David Alfred Zuhars, Jr.
Pastor David Zuhars
PRIMEIRA IGREJA BATISTA DO JARDIM DAS OLIVEIRAS
Rua Dr. João Maciel Filho, 207: 60.821-500 Fortaleza, CE
o Fonte: www.PalavraPrudente.com.br
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